quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

UM ENIGMA CHAMADO PHIL SPECTOR

Hoje é aniversário do controvertido Phil Spector. Para muitos, um gênio. Para outros tantos, apenas um louco delirante e viciado. Ele está completando 73 anos.
Harvey Philip Spector nasceu em Nova Iorque, em 26 de dezembro de 1939. O nome Phil Spector está diretamente associado a alguns dos maiores sucessos dos anos 60 e 70. Ficou conhecido por produzir o album "Let It Be" dos Beatles. Trabalho que não agradou Paul McCartney, enquanto era idolatrado por John Lennon e George Harrison. Produziu para eles All Things Must Pass e Imagine. E outros tantos. A partir da segunda metade dos anos 70, começou a decadência.
"Rock And Roll" seria seu último disco produzido para um ex-beatle. Depois da morte de Lennon, produziu o disco de Yoko Ono “Season Of Glass” e “Menlove Ave” com “sobras” de John Lennon. Durante toda a vida, Spector foi um cara estranho e excêntrico. Era alcoolatra e viciado em vários tipos de drogas, da maconha à heroína. Também adorava armas. Sempre carregava alguma. Durante a gravação do álbum "Death of a Ladies' Man", quinto de Leonard Cohen, Spector se trancou em seu estúdio para o processo de mixagem, não permitindo que nem mesmo Cohen interferisse no resultado final. A lenda conta ainda, que os Ramones, durante as gravações do album “End of the Century” trabalharam com o produtor apontando-lhes uma espingarda. Essa história seria desmentida anos depois por Marky Ramone.No dia 13 de abril de 2009 Phil Spector foi declarado culpado de homicídio, no caso da morte de uma atriz em sua mansão, ocorrida seis anos antes. Spector atirou e matou a atriz Lana Clarkson em sua mansão na madrugada de 3 de fevereiro de 2003, após tê-la conhecido horas antes na discoteca em que a mulher trabalhava. O ex-motorista de Spector revelou ao juri que na noite da morte de Lana encontrou seu patrão com uma pistola e a mão ensanguentada, antes de dizer: "Acho que matei alguém". Phil Spector foi sentenciado em maio de 2009 a 19 anos de prisão à prisão perpétua e poderá passar o resto de seus dias atrás das grades. O ator Al Pacino (70 anos) fará o papel do produtor musical Phil Spector num filme produzido pela HBO ainda sem título. O filme foi escrito e dirigido por David Mamet, e produzido por Barry Levinson.
ÁLBUNS PRODUZIDOS POR PHIL SPECTOR:
1959: The Teddy Bears Sing – The Teddy Bears
1963: A Christmas Gift for You from Philles Records – Various Artists
1963: Twist Uptown – The Crystals
1963: He's A Rebel – The Crystals
1964: Presenting the Fabulous Ronettes Featuring Veronica – The Ronettes
1965: Ronettes – The Ronettes
1966: River Deep - Mountain High – Ike and Tina Turner
1970: Let It Be – The Beatles
1970: All Things Must Pass – George Harrison
1970: Plastic Ono Band – John Lennon
1971: Imagine – John Lennon
1971: The Concert for Bangladesh – George Harrison and friends
1972: Some Time in New York City – John Lennon and Yoko Ono
1975: Rock N' Roll (co-producer) – John Lennon
1975: Born To Be With You – Dion
1977: Death of a Ladies' Man – Leonard Cohen
1980: End of the Century – Ramones
1981: Season of Glass – Yoko Ono
1986: Menlove Ave – John Lennon
Para terminar, a gente fica com o megasucesso de 1963 "Be My Baby" com The Ronettes, escrita e produzida por Phil Spector. Abração!

5 comentários:

João Carlos disse...

SENSACIONAL !!!! As fotos lá em cima são fantásticas. Mais doidão impossível essa figuraça.Apesar da loucura e de ter ceifado a vida de uma jovem (pela qual,pasmém, está pagando)foi um grande talento.
Ótimo post, EDU !

Valdir Junior disse...

Literalmente um " Gênio Louco " !!
Na minha opinião , musicalmente só errou com o Let it Be " e seu maior acerto foi " Be My Baby " uma das musicas mais legais e maravilhosas do mundo " !!!!

Edu disse...

Acho que fico do lado daqueles que Spector era só um 'Magic Alex' mais forte. A luta era desigual: 6 x 1: Spector, Klein, John, Yoko, George e Ringo contra Paul. E Paul estava certo. Esses caras se foderam todos... Que cada qual apodreça no seu próprio inferno! Não perdoo ninguém! FACA!!!

João Carlos disse...

No caso de Spector Edu, acho que ele fez um bom trabalho em LET IT BE.Basta ouvir as versões originais do material. Mesmo Paul, fez restrições apenas ao coro feminino de THE LONG... mas ouvindo a versão de BROAD WAY STREET notei que ele usa um coro semelhante mais para o final. Confere ?

Anônimo disse...

My brother suggested I might like this website.
He was entirely right. This post actually
made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this information!
Thanks!

my website :: best cellulite treatment