domingo, 9 de dezembro de 2012

PAUL McCARTNEY & WINGS - MULL OF KINTYRE / GIRL'S SCHOOL


"Mull of Kintyre" é um single do Wings lançado em novembro de 1977. Alcançou o 1° lugar da UK Singles Chart em dezembro daquele ano, permanecendo nesta colocação por nove semanas. A canção "Mull of Kintyre" foi composta por Paul McCartney e Denny Laine e lançada pelos Wings em novembro de 1977.

Alcançou o 1° lugar da UK Singles Chart em dezembro daquele ano, permanecendo nesta colocação por nove semanas. "Mull of Kintyre" foi feita em homenagem à península de Kintyre em Argyll and Bute, Escócia, onde McCartney possui desde o final da década de 1960 uma casa e um estúdio caseiro. A letra dos primeiros versos, também usados como côro, são uma ode à beleza natural da área e o sentido de lar. O amplo apelo da canção foi maximizado devido a seu lançamento antes do Natal e tornou-se o único sucesso do Natal daquele ano no Reino Unido, permanecendo por nove semanas no topo das paradas. Também tornou-se um enorme sucesso internacional, dominando as paradas na Austrália e em muitos outros países ao longo do período de festas de fim de ano, inclusive no Brasil, onde o clipe foi exibido com exclusividade pelo Fantástico da Globo. "Mull of Kintyre" foi o primeiro single a vender mais de dois milhões de cópias no Reino Unido e tornou-se o single mais vendido de todos os tempos, superando os próprios Beatles em "She Loves You", até ser ultrapassada pela música da Band Aid, chamada "Do They Know It's Christmas?" em 1984 (que também contou com McCartney no lado B).


No entanto, um lugar onde a música não foi um sucesso foi nos Estados Unidos, onde o outro lado, "Girl´s School" recebeu mais execuções e alcançou # 33 na Billboard Hot 100, enquanto "Mull of Kintyre" só conseguiu chegar a # 45 no gráfico da Easy Listening. Como conseqüência, McCartney não tocou "Mull of Kintyre" durante suas turnês subseqüentes na América, e só voltou a tocá-la de novo em incursões ao Canada, mais recentemente em 11 de julho de 2009, em um concerto em Halifax, Nova Scotia, acompanhado da Banda 78th Highlanders (Halifax Citadel) Pipe. Ele também tocou a canção durante o terceiro encore de seu show no Arena 02 em Londres, em 22 de dezembro de 2009, acompanhado pela 18-piece Balmoral Highlanders Pipe Band. Em meados dos anos 80, depois da declaração de falência, Denny Laine vendeu seus direitos lucrativos de co-edição de "Mull of Kintyre" para o co-autor McCartney.

6 comentários:

João Carlos disse...

Pois é, comprei esse single quando lançado e com a capa. Valeu pelo Lado A... e B... claro!

Lidiane Pessoa disse...

Adoro essa música!!!

Edu, vale uma pergunta nada a ver com o assunto? qual a história desse bottom? http://weheartit.com/entry/45622981/via/rosehipp

já vi várias fotos e não sei do que se trata...

Valdir Junior disse...

Apesar de " Mull of Kintyre " ser uma grande canção , o que mais me chama a atenção é esse labo B !!!
Um baita de uma musica Rock and Roll com tudo que tem direito e que deveria ser tocada nos atuais shows dele !!!

Edu disse...

Pra a Lidi:
Quando os Beatles partiram para a última excursão nos Estados Unidos, sabiam que nada seria fácil, logo depois de estourar a bomba com a história sobre Jesus dita por John. Em alguns estados, organizavam-se fogueiras de “coisas Beatles” e esse bottom era apenas um item das campanhas que mobilizaram os preciosos “estados unidos” contra a chegada do mal iminente. Um bottonzinho desses original, deve valer hoje, pelo menos 10 mil pilas. Você tem um? Eu tenho uma reprodução de sebo, 10 reais. Obrigado pela participação. Beijão!

Lidiane Pessoa disse...

Oi Edu!

Obrigada pela a explicação... não tenho um botton não! quem sabe um dia eu encontro um por aí! vou procurar!!!!

Rinaldo Cruz disse...

"Mull Of Kintyre" foi muito executada nas rádios Am do Brasil quando nem todas as cidades ainda tinham implantado estações de FM. Vale lembrar que, por essa época, a música black e disco além dos baladeiros internacionais como Rod Stewart, Elton John e Carpenters é que "habitavam" as paradas de sucesso da "Terra Brazilis".