domingo, 11 de novembro de 2012

THE BEATLES - RUBBER SOUL

No dia 11 de novembro de 1965, os Beatles entraram no estúdio às 18h e só saíram às 7h do dia seguinte. Trabalharam em "Wait", gravaram "You Won' Seen Me", de Paul e "Girl" de John e deram os últimos retoques em "I'm Looking Through You". Finalmente, seu novo álbum Rubber Soul estava pronto.

 
 

O sexto álbum dos Beatles sinalizou uma nova direção musical. Nele, a banda se distancia ainda mais da técnica dos cinco discos anteriores e inicia o segundo estágio de sua carreira. Rubber Soul contém alguns dos maiores clássicos dos Beatles, como “Norwegian Wood” e “GIRL”, que soam tão atuais hoje quanto em 1965. Depois do lançamento deste disco, e da constatação de que não conseguiriam reproduzir seu conteúdo ao vivo, os Beatles decidiram não mais se apresentar para o público, para se concentrar nos discos de estúdio. Agora, os Beatles já estavam consolidados como Pop-Stars e mandavam no estúdio. Os melhores horários de gravação eram reservados à eles, opinavam e aprovavam as capas e se davam o luxo de escolher o nome dos discos. A própria capa é um caso a parte. Mostra os Beatles numa foto levemente deformada, com caras nada felizes, prova de que naquela época eles começavam um pouco a sepreocupar com a imagem bem comportada feita por encomenda por Brian Epstein. Rubber Soul começou a ser gravado em Outubro, para estar nas lojas em Dezembro, e mais uma vez os Beatles lutavam contra o tempo, no meio de turnês e tudo mais, mesmo assim, o álbum é brilhante do início ao fim, como uma coletânea de singles. Além das 14 músicas gravadas para o disco, eles ainda se deram tempo de de escolher duas para o próximo compacto: 'Day Tripper / We Can Work it Out', não incluídas no LP. As experimentações no estúdio começavam a aparecer, intrumentos exóticos foram usados, e as letras tornaram-se mais coesas e abrangentes. John Lennon, deu um pulo como letrista. A faixa que seria a primeira instrumental dos Beatles - a música "12-Bar Original" foi excluída. Foi a primeira vez que um álbum dos Beatles teve capa e nome semelhantes na Inglaterra e nos EUA. Porém o Rubber Soul americano continha uma seleção de músicas um pouco diferente da versão britânica. Trazia duas músicas do álbum anterior (Help!) e não trazia quatro músicas do Rubber Soul britânico. As músicas que não foram incluídas no Rubber Soul americano foram mais tarde lançadas no álbum Yesterday...And Today. Nos Estados Unidos, o álbum vendeu 1,2 milhões de cópias em nove dias após seu lançamento. Na mesma época do lançamento do álbum, foi lançado o compacto com "We Can Work It Out" e "Day Tripper". "We Can Work It Out" foi composta por John e Paul e tornou-se na época a que mais tempo levou para ser gravada (12 horas). Este compacto se tornou o que mais rapidamente vendeu, superando “Can't Buy Me Love" que tinha o recorde anteriormente.



7 comentários:

Unknown disse...

Rubber Soul foi um marco na história da musica mundial, começando pela capa com os quatro fabulosos já mudando os semblantes,girl é um tanto melancólica, mais do ponto de vista musical, é um achado, enfim o disco é para mim perfeito

João Carlos disse...

Dizer mais o que ? Um discaço elegante,brilhante, fundamental.Olha, a versão de I'M LOOKING... do Anthology é até melhor que a original.Pena que não tenha a 2ª parte.

Valdir Junior disse...

Obra Prima !!!
Um dos meus discos favoritos !!!
é uma marco tanto na carreira dos Beatles como na historia do Rock e da musica !!!!
Depois desse disco " Nada Mais Seria o Mesmo " !!!!

andrezbeatle disse...

Discaço!!!

laila mim disse...

Thanks for great sharing. Accounting Jobs

removals disse...

I am really happy to read your blog.This is one of the great blog I think.I’ve been browsing on-line greater than three hours nowadays, yet I by no means discovered any attention-grabbing article like yours. It’s pretty value enough for me. Personally, if all webmasters and bloggers made just right content as you did, the net will likely be much more helpful than ever before.Thanks againe for different blog
http://www.thremovals.co.uk/

Marcelennon disse...

Meu álbum favorito dentre o que eles lançaram. Perfeito da primeira à última canção. E para aqueles que acham"Run For Your Life" fraca, bem, esta é uma das minhas favoritas... Mas é claro que "In My Life" e "Nowhere Man" estão em um nível diferente... Discaço para todo o sempre!