quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PAUL MCCARTNEY - FRIENDS TO GO


Entre os Beatles, George Harrison foi o primeiro a entrar no circulo de amizades de Paul McCartney. Além de estudarem juntos no Liverpool Institute, faziam o trajeto de volta para casa no mesmo ônibus para o bairro de Speke, quando aproveitavam para falar de rock and roll e trocarem informações para tocarem novos acordes em seus violões. Mais tarde, George seria apresentado a John Lennon e, como a história conta, ao tocar o instrumental Raunchy ele seria aprovado para tocar na banda que se transformaria em Beatles mais tarde. Apesar dos desentendimentos nos últimos anos da banda, Paul considerava George seu "amigo original" nos Beatles. A sua morte em 2001 causou impacto no mundo todo, e não foi diferente com Paul. Durante os shows de sua Driving USA e Back In The USA no ano seguinte, Paul homenageou o parceiro tocando Something, e na turnê europeia, All Things Must Pass. Entretanto, o tributo mais direto a George seria traduzido em forma de uma música composta por McCartney: Friends To Go. Mesmo sem ter uma letra diretamente ligada a Harrison, a faixa foi composta da mesma maneira que The Long And Widing Road nos anos 60. Só que, ao invés de "incorporar" o estilo de Ray Charles em sua mente, Paul imaginou que a letra e o estilo de Friends To Go fosse uma criação do próprio George. Para quem acredita em uma filosofia espiritualista, a letra descreve a conversa de um espírito com seu interlocutor: "I've been waiting on the other side for your friends to leave so I dont have to hide" (Tenho esperado do outro lado seus amigos partirem, assim eu não preciso me esconder). Sobre todo esse "misticismo " que envolve a faixa, Paul disse que o "outro lado" citado na letra poderia ser tanto o outro lado da rua como uma outra dimensão. Embora a música não tenha um toque 100% característico de George Harrison, as harmonias executadas no último verso foram produzidos para soar como uma produção característica de Jeff Lynne, principalmente em canções como Devil's Radio do álbum Cloud 9 de Harrison, lançado em 1987. Friends To Go foi composta em East Hampton, EUA e gravada no A.I.R Lyndhurst Hall Studios, Hampstead Heath, Londres.
Fonte: "Paul McCartney - Todos os segredos da carreira solo" de Claudio D. Dirani

6 comentários:

Lidiane Pessoa disse...

Que lindo! adorei ler isso, e ouvir essa bela música... e vou levando essa foto aí em cima, que é DEMAIS! Beijo Edu!

Jeniffer disse...

Essa música é linda!! Vcs não acham que ela tem uma batida semelhante algumas vezes com Blow Away??Eu não entende de música mas sempre achei.

ALEXXX disse...

Legal demais o Macca no ombro do Harrison! Diz muito! E aê S. Edu? Tudo em paz? Abx!

Valdir Junior disse...

Acho que semelhança maior que existe dessa musica do Paul para as do George é o sentimento e o ponto de vista Filosófico !!

João Carlos disse...

Tremenda música! Uma das melhores do álbum. Concordo com Valdir mas de fato a levada tá mais prá Blow Away.
/e essa foto... que belo flagrante!

jonas gomes silva disse...

isso sim que é amizade .