segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O LOGOTIPO "THE BEATLES"


Desde antes de entrar para os Beatles, a bateria que Ringo usava era um kit Premier. Com o aumento do sucesso, veio o desejo de obter novos equipamentos. Viajando frequentemente para Londres, era difícil resistir à tentação quando visitavam as lojas de instrumentos. Em janeiro de 63,Ringo estava acompanhado de Brian Epstein quando entraram na loja Drum City em Londres. A loja era bastante moderna para a época sendo a primeira a comercializar exclusivamente baterias. Ivor Arbiter, seu proprietário, recebeu um telefonema dizendo que um senhor chamado Brian Epstein estava lá acompanhado de um baterista e queria comprar um instrumento, mas queriam negociar um pouco. Eles foram conduzidos ao seu escritório e lá Ringo disse que queria uma bateria Ludwig preta. Isso era impossível já que não existiam baterias pretas dessa marca. Ringo então viu em cima da mesa de Ivor umas amostras de acabamento. Ao ver a amostra do "Oyster Black" disse: "Quero esta!". Não foram discutidos muitos aspectos técnicos como sonoridade – o kit foi escolhido pela cor. A bateria Ludwig para Ringo, foi comprada com bumbo de 20″, bem menor que os normalmente usados na época, mas foi escolhido para que Ringo parecesse maior e aparecesse mais, pratos Paiste e peles Ludwig “Weather Master”. Ivor Arbiter fez um rascunho num papel de carta e criou o logotipo conhecido mundialmente – THE BEATLES. Com o “T” mais esticado e o “THE” menor, em cima, centralizado. Arbiter nunca recebeu nenhum centavo por sua criação. Ivor Arbiter morreu em 26 de julho de 2005, com 76 anos.

THE BEATLES - I WANNA BE YOUR MAN

6 comentários:

Lidiane Pessoa disse...

A marca inconfundível... e eterna... muito interessante isso sobre sua criação. nunca tinha pensado sobre isso...

Valdir Junior disse...

Na mosca .....quero dizer no " Besouro " Edu !!!!

henrique disse...

Existem fotos em que Ringo aparece com um logotipo em que no nome Beatles possui umas anteninhas de besouro (ou algo do tipo)...mas esse logotipo não pegou.

João Carlos disse...

Acho que minha memória não me traiu! Isto mesmo EDU. Só não lembrava dos detalhes. Mas este homem deveria entrar na história oficial dos Beatles.De boa vontade,usando sua criatividade na hora, criou uma logomarca histórica e atemporal. Que ele esteja com Deus! Hare Krishna!

Anônimo disse...

Legal, Edu, sempre quis saber de onde vinha o logotipo. Nossa, acho lindo o logotipo deles e já o desenhei em folhas de caderno tantas vezes...

Jeniffer disse...

Edu, posta sobre a logo anterior, a do besourinho do Paul ...

O texto maravilhoso como sempre!