segunda-feira, 1 de outubro de 2012

10 CC - ACROSS THE UNIVERSE - SENSACIONAL!

O 10cc surgiu da reunião de quatro mentes brilhantes, Eric Stewart, Graham Gouldman, Kevin Godley & Lol Creme, todos já extremamente experientes no meio musical seja como instrumentistas ou como compositores. Eric Stewart foi compositor/vocalista do The Mindbenders (Game Of Love, Groovy Kind Of Love); Graham Gouldman escreveu pérolas pop como For Your Love e Heartfull Of Soul(Yardbirds), No Milk Today (Herman's Hermits), Look Through Any Window e Bus Stop (The Hollies), etc.; Kevin Godley e Lol Creme passaram por várias bandas durante os anos 60. Em 68, encontram-se para diversos trabalhos conjuntos que incluiam a produção de toneladas de hits bubblegum para a Marmelade Records. Finalmente, em 72, já como 10cc, lançam uma paródia ao doo wop chamada Donna, de relativo sucesso mundial e, logo depois, Rubber Bullets, outro grande sucesso, e não param mais. Ocorre que, até este momento, o 10cc era apenas mais uma banda pop fazendo sucesso. Organicamente, a banda era dividida da seguinte forma: Stewart & Gouldman eram a porção pop e Godley & Creme a facção experimental. No entanto, só a primeira era conhecida.
Este lado pop proporcionou, no ano seguinte, o lançamento do primeiro álbum, e em 74, lançam SHEET MUSIC, já com um pé nas experimentações que viriam a se materializar plenamente, no ano seguinte, com o lançamento de THE ORIGINAL SOUNDTRACK. Como de hábito, tocam todos os instrumentos, dos habituais guitarra/teclados/baixo/bateria a vários outros, mais exóticos. As composições, inspiradíssimas. Os arranjos vocais e instrumentais de uma complexidade e beleza extremas. No entanto, chama muita atenção o trabalho de produção/engenharia.
Em 76 lançam HOW DARE YOU!, mantendo o altíssimo padrão de seu predecessor, mas as relações entre as duas facções já estavam deterioradas e a metade experimental resolve sair e a carreira da banda passou a ser irregular, apesar de novos lançamentos e turnês. Depois de 1983, a banda entrou em recesso com Stewart produzindo gravações para Sad Café e Gouldman produziu faixas para os Ramones antes de juntar-se com Andrew Gold para formar o grupo Wax .
Stewart iniciou uma colaboração com Paul McCartney, participando do álbum Tug of War em 1982 e Pipes of Peace, em 1983. Em 1984, ele apareceu no vídeo do single "So Bad", que também contou com Ringo Starr e do filme/trilha sonora de Give My Regards to Broad Street. Em seguida, co-escreveu grande parte do álbum Press To Play (1986) e também produziu o álbum Eyes of a Woman para Agnetha Fältskog do ABBA. Em 1991, os quatro membros originais se reuniram para gravar "... Meanwhile" (1992), álbum produzido por Gary Katz do Steely Dan. De lá pra cá, o grupo passou por dezenas de formações e atual conta somente conta apenas com Graham Gouldman da formação original. A gravação de "Across The Universe" aparece em "Alive In Japan" de 1993.

3 comentários:

João Carlos disse...

Pense numa banda que sou fã, essa 10 cc.Tenho os álbuns (em CD) citados e mais um ótimo chamado DECEPTIVE BENDS. De fato: "4 mentes brilhantes!" I'm Not In Love é de uma beleza única e foi seu único hit no Brasil.

Valdir Junior disse...

Post certeiro Edu !!!!!
Vou correr atrás dos discos do 10cc !
VALEU EDUUU !!!

Edu disse...

Ê tempo bom!