segunda-feira, 3 de setembro de 2012

THE FACES - MAYBE I'M AMAZED

Fonte: http://whiplash.net/materias/biografias/038972-faces.html
Por José Claudio Wendel Bisnaga
Durante a década de 70, na Inglaterra, só havia um grupo de rock and roll, à altura dos Rolling Stones, a banda The Faces.Nos idos de 70, Ian Mclagan (órgão, piano), Kenny Jones (bateria, percussão e triângulo), Ronnie Lane (baixo,banjo e vocais) se juntaram a dois ex-integrantes do lendário grupo de rock and roll Jeff Beck Group.Trata-se do guitarrista Ron Wood e do incomparável vocalista Rod Stewart. Entrava em cena então o grupo The Faces. Rod e Ron foram expulsos do Jeff beck Group!
O vocalista começou a trilhar carreira solo, mas pouco depois já estava nessa nova empeitada. Logo no primeiro ano de vida lançou o excelente First Step, que teve boa aceitação de público e crítica. Em 1971 lançaram os álbuns Long Player e A Nod’s As God Is A Wink To A White Horse, que definitivamente fizeram a carreira do grupo decolar de vez. Logo, os Faces estava promovendo verdadeiros cartazes em seus concertos, provando que o passado recente de glórias dos dois integrantes mais glamourosos (Rod e Ron) fazia jus a fama de bebedeiras, mulheres, sucesso e puro rock and roll.
Em 73, o quinteto lança o clássico Ooh La la. Reza a lenda que essa obra-prima foi concebida entre um porre e outro de Rod e seus companheiros. A faixa Silicone Grow que dá inicio ao disco é um autêntico rock sem lero-lero e nem rodeios. Cindy Incidentaly, é a música mais comercial do disco. Em contra partida, está registrada nesse album a franquíssima instrumental Fly In The Oincment. A maravilhosa balada Glad And Sorry e a faixa título do disco são cantadas pelo baixista Ronnie Lane. Desde o primeiro disco ele sempre cantou uma ou duas músicas. As guitarras palpitantes, bateria pulsante, linhas de baixo extremamente harmoniosas, arranjos de órgãos e teclados bem sacados e os vocais acima da média dão uma emoção e uma cor diferente em cada faixa do disco. Borstal Boys traz uma interpretação despojada do vocalista, já a semi-acústica Just Another Honky é capaz de balançar até o mais gélido dos corações.
Flags And Banners é um rock estilo ”arranha quarteirão”. Nessa época Rod Stewart colhia bons frutos com a carreira solo. Conseqüentemente ele figurava no hall dos pesos pesados do rock and roll a nível mundial. Logo, desenvolver as duas carreiras estava se tornado uma tarefa mega-hyper-complicada e em 1974, após o antológico ao-vivo Coast to Coast, Rod sai definitivamente da banda. Ron Wood vai para os Rolling Stones e a banda definitivamente se desfarela, encerrando suas atividades pouco depois da saída dos dois. No ínicio de 2000 foi cogitada uma possível volta, mas Rod Stewart alegou que não havia a mesma “base estrutural” dos primórdios em função da morte de Ronnie Lane em 98.The Faces é uma banda supostamente desconhecida do público brasileiro. Mas merece ser conhecida e ouvida atenciosamente. A história deles em si é uma lenda mitológica. Para terminar, a gente confere THE FACES em ação com uma superinterpretação de "Maybe I'm Amazed" de Paul McCartney. Uma versão quase tão boa quanto a original. Viva!

2 comentários:

Edu disse...

Alguém já disse aqui em algum lugar que é impossível estragar uma música dessa. Essa versão é boa demais!

Lidiane Pessoa disse...

Essa música é super especial pra mim, esquenta quando eu escuto os versos... sou super chata e ciumenta com ela e pra mim o Paul cantando é MARAVILHOSO DEMAIS...( flutuei quando ele cantou aqui em Recife). Mas poxa... gostei MUITO de ouvir com o Faces!!!! massa Edu!!!!