domingo, 30 de setembro de 2012

PAUL McCARTNEY - TODOS OS SEGREDOS DA CARREIRA SOLO

Matéria publicada originalmente em 3 de julho de 2011
O MEU LIVRO DE CABECEIRA
Outro dia, alguém me perguntou qual, entre todos os livros que tenho sobre os Beatles, qual eu gosto mais, acho fundamental e imprescindível. Pois bem, é o livro “Paul McCartney – Todos os segredos da carreira solo” (Editora Lira, 2006 - 400 páginas) de Cláudio D. Dirani. É um livro que demorou três anos para ser finalizado por seu autor, mas sua “gestação” foi ainda mais longa. Fã dos Beatles desde os 11 anos de idade, e pesquisador incansável da carreira solo de Paul McCartney desde os 19, o jornalista paulistano Claudio D. Dirani, hoje com 33 anos, se empenhou em investigar os detalhes mais obscuros da vida e obra do ex-Beatle.
No total, mais de centenas de revistas e artigos de jornais, além de dezenas de livros, serviram como fonte de estudo para a criação de “Paul McCartney - Todos os Segredos da carreira solo”. Mas o trabalho de composição deste livro não se limitou às incansáveis leituras para a elaboração de seus capítulos. Dezenas de pessoas que trabalharam e conviveram com Paul McCartney foram entrevistadas e revelaram informações jamais publicadas até o lançamento de “Paul McCartney – Todos os Segredos da carreira solo”. Entre elas, o baterista Denny Seiwell, que gravou seu segundo álbum “Ram”, e fez parte do grupo Wings entre 1971 e 1973, Rusty Anderson, guitarrista de Paul McCartney desde 2001, Steve Holly, baterista do Wings entre 1978 e 1980, Tony Clarke, engenheiro de gravação do álbum “Wild Life e “Thrillington”, que também trabalhou com os Beatles em diversos álbums, Eric Stewart, compositor e guitarrista da banda 10cc, parceiro de McCartney em diversas músicas no álbum “Press To Play”, Eirik Wangberg, engenheiro e produtor, responsável pela mixagem em diversas canções do álbum “Ram”, Mark Lewisohn, pesquisador e historiador dos Beatles e de Paul McCartney, Robert Kippen, professor de música canadense que tocou tabla no álbum “Pipes of Peace”, e muitos outros.
Muitas obras publicadas sobre os Beatles e seus membros em carreira individual preferem explorar o lado sensacionalista e pessoal. Já “Paul McCartney – Todos os Segredos da carreira solo” caminha do lado contrário. O objetivo desta publicação é apresentar ao público uma infinidade de dados desconhecidos de sua carreira profissional, muitas vezes ofuscada e deturpada nesses tantos anos desde a separação dos Beatles.
Este livro (nota 10) apresenta, desde a origem de cada composição de Paul McCartney, local onde foi escrita cada música, instrumentação usada nas gravações – quem tocou o que – até uma relação completa de shows ao vivo, especiais de rádio e TV, participações de McCartney em trabalhos de outros artistas, músicas compostas e gravadas, mas jamais lançadas comercialmente, e uma diversidade de detalhes nunca revelados, ou pouco explorados anteriormente. Esta verdadeira pérola, infelizmente não pode ser encontrada nas livrarias, apenas em sebos e sites de venda pela internet(http://www.estantevirtual.com.br/q/dirani-paul-mccartney-todos-os-segredos-da-carreira-solo). Recentemente, o autor me falou que está preparando uma nova edição atualizada e melhor organizada. Vamos esperar e torcer. Parabéns, Dirani! Abração!

4 comentários:

Valdir Junior disse...

É meu livro de cabeceira tambem !!!
Aguardo ansiosamente uma nova edição ampliada e tudo mais !!!

É um livro essencial para qualquer fã de Paul McCartney

João Mendonça disse...

Esta é a 2ª vez que o Edu me deixa com água na boca. Pergunto ao amigo: pela perspectiva de lançamento da nova eição, vale à pena esperar ou devo tentar comprar esta edição já lançada ?

henrique disse...

Comprei um! hahahah

José Roberto Sauaia disse...

Eu já estava com vontade de comprar, e depois de ler essa resenha acabei de comprar. Valeu pela excelente dica, Edu. Agora é só esperar chegar e ler. Esse teu blog é muito esclarecedor e abrangente.
Um beatle-abraço e até mais.