segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ELVIS PRESLEY - HOUND DOG - DEMAIS!

"Hound Dog" já era sucesso antes de Elvis Presley cantá-la, e ele já era famoso por cantá-la antes de gravá-la. Composta em 1952 por dois adolescentes brancos, Jerry Leiber e Mike Stoller, para a cantora de R&B Willie Mae "Big Mama" Thornton, a música foi um sucesso e passou a ser regravada por vários artistas. O refrão, Leiber destacou em 1987, era um código para "You ain't nothin' but a motherfucker" ("Você não é nada além de um filho da puta"). Elvis adicionou a música em seu show na primavera de 1956, depois de ouvir Freddie Bell and the Bellboys interpretá-la em Las Vegas. Em 5 de junho do mesmo ano, sua pélvica performance de "Hound Dog" no The Milton Berle Show se tornou uma sensação instantânea - notória o suficiente para que ele, em sua aparição seguinte na TV, no Steve Allen Show, cantasse a música para um cão basset de cartola.
Elvis e sua banda se empenharam seriamente em "Hound Dog", aperfeiçoando-a em mais de 31 tomadas no RCA Studios em Nova York. Com a autoridade rosnada do vocal, as viradas metralhadas da bateria de D.J. Fontana e a guitarra cortante de Scotty Moore, Elvis transformou as mudanças de blues da música e seus versos depreciativos em uma declaração de independência dos padrões rígidos, frios e velhos que regiam sua geração. "Hound Dog" era o outro lado de "Don't Be Cruel", terceiro single de Elvis pela RCA. Foi também a música em que ele disse ao mundo: gostem ou não, o rock chegou para ficar.

5 comentários:

Lidiane Pessoa disse...

Cara, peço ao meu namorado pra dançar desse jeito e ele não quer fazer... kkkkkkkkkkkkkkk é tudo que falta pra ele me ganhar de vez... rsrsrsrsrs Adoro Elvis! adoro ouvir ele cantar assim, assim...

Edu disse...

Nessa época, nada sem comparava a Elvis!

Mila M. disse...

Elvis era o "cara"!

Edu disse...

Era mesmo!

Nobre disse...

Me liga que eu danço pra vc!