terça-feira, 18 de setembro de 2012

A TELEVISÃO NO BRASIL COMPLETA 62 ANOS

A TV Tupi São Paulo foi a primeira emissora de televisão brasileira, com sede em São Paulo. Emissora própria e geradora da Rede Tupi de Televisão. Foi fundada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, sendo a única emissora de televisão em todo o Brasil até o início de 1951, quando foi inaugurada a TV Tupi Rio, outra emissora própria dos Diários Associados. O monopólio como única emissora de São Paulo foi quebrado em 1952 com a inauguração da TV Paulista, canal 5 VHF. A Tupi SP operou no canal 3 até 1960 passando a operar no canal 4 até seu fechamento, em 18 de julho de 1980, quando a Tupi SP e mais 6 concessões da Rede Tupi foram cassadas. Desde 1981, um pouco mais de um ano do fechamento da Rede Tupi, o empresário Sílvio Santos adquiriu a concessão pelo Governo Federal, daí o canal 4 de São Paulo passou a ser SBT São Paulo, geradora do Sistema Brasileiro de Televisão. O prédio construído por Assis no alto do Sumaré, hoje se instala a MTV Brasil, sob domínio do Grupo Abril nos anos 90.


5 CURIOSIDADES SOBRE A TV TUPI

1 - Houve uma competição para ver quem seria a primeira emissora do Brasil, e a disputa estava páreo a páreo entre a TV Record e a TV Tupi. Assis Chateaubriand conseguiu reunir uma equipe gigantesca de grandes nomes do radio brasileiro, formada por pessoas que estão até hoje na televisão (como o Lima Duarte). Durante uma reunião, alguém muito inteligente perguntou ao Assis algo muito perspicaz: “Assis, se não tem aparelho televisor no Brasil, quem verá a programação?. Foi então que Assis pegou o primeiro avião e saiu voando para os EUA, voltando de lá com 20 televisores. Depois, ainda teve que ir até o Governo para autorizar a vinda de 200 aparelhos, que seriam espalhados em diversos pontos de São Paulo para exibir a primeira transmissão.
2 - A primeira transmissão da Tupi foi uma menininha vestida de índio falando “Está no ar a televisão do Brasil!”. Essa menina era Sônia Maria Dorce, que funcionava para a Tupi como a menina Maisa do SBT. Depois dessa apresentação ela foi substituída por uma atriz que estava lá só para falar o nome das vinte emissoras associadas. Além de aparecer vestida de índia, Sônia Maria Dorce era a estrela de um programa infantil do Papai Noel.
3 - Assis Chateaubriand sempre defendeu a causa dos índios. Por isso, todas as suas emissoras tinham nome relacionado a algo indígena. E quando fizeram o logotipo da TV Tupi, precisava ter a ver com um índio, obviamente. Mario Fannuchi fez um curumim cujo cocar era uma antena de televisão. Ele ficou um pouco parecido com o Gasparzinho usando o corte de cabelo do Moe de “Os Três Patetas”, mas virou marca registrada da emissora e é lembrado até hoje.
4 - Em uma das primeiras apresentações da Tupi, um grupo de bailarinas mostrava toda a arte da dança na telinha. Uma das principais dançarinas se chamava Suzana Vieira. Isso mesmo. A diva adorada pelo povão começou a sua carreira televisiva dançando em programas, e só depois bandeou para o lado da dramaturgia. Sorte dela que as pessoas daquela época tinham paciência com quem estava começando.
5 - O primeiro beijo da televisão foi dado por Vida Alves e Walter Forster na novela “Sua Vida me Pertence”, escrita e dirigida pelo ator principal. Foi Walter que decidiu que “daria uns pegas” em Vida na novela, e teve até que conversar com o marido dela para pedir autorização. O beijo escandalizou o Brasil, mas esqueceram de um detalhezinho: registrar o momento. A TV na época era só ao vivo (não se gravava os programas), e o fotógrafo que estava presente não registrou o beijo. Então ele rolou, mas ninguém pode rever a cena. Todas essas curiosidades, e outras mais, podem ser encontradas no livro “TV Tupi Uma Linda História de Amor” escrito pela Vida Alves, que além de ser a primeira beijoqueira das telenovelas também é a responsável por manter o Museu da Televisão Brasileira.

4 comentários:

Jeniffer disse...

minha monografia, mais precisamente sobre a propaganda na TV brasileira, como eu amo esse tema!

Edu disse...

Eu também! Obrigado pelo comment JEN. Conhece uma canção do Donovan - "Jeniffer Juniper"? Se disser que não, apresento a você. Valeuzão!

Jeniffer disse...

Conheço sim Edu, aquela que ele fez pra Jenny Boyd! Sabe onde ouvi a primeira vez? No Simpsons!kkkkk Então, meu marido, na época namorado, achou pra mim e foi uma grande descoberta saber que é ligada aos Beatles indiretamente.

BØby-TX disse...

Diz a lenda que o Chateaubriand encomendou três câmeras caríssimas do estrangeiro, seriam as únicas nos primeiros tempos da emissora. No dia da inauguração da Tupi, ele foi fazer um brinde e quebrou uma garrafa de champanhe em uma delas. Resultado: o equipamento foi danificado e a Tupi ficou com uma câmera a menos.