terça-feira, 7 de agosto de 2012

AGORA SÓ ME RESTA UM BLUES


Foi com muita tristeza e pesar que recebi ontem a notícia da morte do grande Celso Blues Boy, um dos maiores guitarristas que já conheci. Ele morreu nesta segunda-feira (6/8), em sua casa, em Joinville, Santa Catarina aos 56 anos vítima de um câncer na garganta, o cantor e guitarrista virtuoso manteve a doença em segredo e se recusou a fazer qualquer tipo de tratamento médico. Em uma de suas últimas apresentações no Rio, mais exatamente no festival de blues em Rio das Ostras, no dia 7 de junho, Celso Blues Boy cantou rouco e com a garganta visivelmente inchada. Exibiu uma latinha de cerveja assim que entrou no palco. Rouco e com um enorme inchaço do lado direito da garganta, não conseguiu cantar seus sucessos. Mas tocou muito. O que não podia expressar na voz, mostrou na guitarra. Não passava aquela imagem de decadência, mas de um cara que estava dando tudo o que podia no palco. Em um vídeo feito no mesmo dia em Rio das Ostras, Celso aparece com um maço de cigarro nas mãos durante uma entrevista. Ele fala sobre o evento, mas não faz qualquer referência a sua doença. A pedido do próprio Celso, seu corpo não será velado e foi encaminhado para um crematório em Blumenau.
Nascido Celso Ricardo Furtado de Carvalho, começou a tocar profissionalmente na década de 1970 e, aos 17 anos, já atuava como apoio a grandes nomes da música como Raul Seixas, com quem gravou "O diabo é o pai do rock". Considerado um dos maiores guitarristas do Brasil, tocou ainda com Sá & Guarabyra, Renato e Seus Blue Caps, Luiz Melodia e Cazuza - com quem gravou a faixa "Marginal" -, além de fazer parte das bandas Legião Estrangeira e Aero blues. O reconhecimento de seu trabalho solo veio com a ascensão do rock brasileiro na década de 1980, apoiado pelo surgimento da rádio Fluminense FM, das Noites Cariocas, de Nelson Motta, e do Circo Voador. É dele o recorde de shows da casa da Lapa: em 30 anos de história, Celso Blues Boy subiu ao palco do Circo 104 vezes. A 105ª seria no dia 23 de outubro, em comemoração ao aniversário do Circo. Seu primeiro disco, "Som na guitarra", foi lançado em 1984, com seu maior sucesso, "Aumenta que isso aí é rock'n roll", e outros hits como "Blues motel" e "Rock fora da lei" . Celso ainda participou da trilha sonora de filmes clássicos do período, como "Rock Estrela" e "Bete Balanço". Na década de 1990, passou a se apresentar regularmente na Europa, quando estreitou laços com B. B. King, seu maior ídolo, que participou da faixa "Mississipi", em homenagem ao lendário Robert Johnson, do disco "Indiana blues", de 1996. Em 2011, lançou o bem humorado "Por um monte de cerveja", seu derradeiro trabalho. Nos últimos tempos, Celso vinha excursionando pelo Brasil quando, em julho deste ano, sofreu uma paralisia facial, que o impediu de fazer algumas apresentações agendadas. O músico subiu ao palco pela última vez no dia 7 de julho, no SESC Santo Amaro, em São Paulo.
Eu comecei a acompanhar a carreira de Celso Blues Boy desde a época do lançamento do seu 2º álbum, Marginal Blues, em 1986. De lá pra cá, assisti a quase todas as apresentações que fez aqui em Brasília e graças a Deus, tenho todos os discos (menos o último), com um detalhe: todos autografados! Para mim, foi mais uma perda irreparável vítima dessa doença maldita. Como sempre, só me resta o lamento - só se vão os bons! Descanse em paz, meu amigo. Dos Beatles, Celso Blues Boy fez uma cover arrasadora de "We Can Work It Out", no álbum "Ao Vivo" de 1991.

8 comentários:

Jeniffer disse...

grande perda para a musica, um musico sensacional, histórico. Triste!

Edu disse...

"Me diga o que é amor...
Me diga o que é amor...
De que vale tudo isso
Se tudo que te resta é dor!?"

Celso Blues Boy foi, sem dúvida alguma, o maior guitarrista que já apareceu nessa terrinha de medíocres. Se tivesse nascido num país do 1º mundo, com certeza estaria entre os cinco melhores de todos os tempos. Sempre fui fã ardoroso e sempre serei, até chegar meu fim.

"Ó Senhor me dê uma guitarra pra tocar...
Algum vinho vagabundo... eu nada tenho pra sonhar".

"Dayse, Dayse, Dayse
Eu sempre carrego a mesma cruz
É porque pra mim viver a vida
É viver de um jeito blues."
Que sua alma finalmente tenha algum sossego, amigo.

Marco Miranda disse...

Se o blues é mesmo um lamento, hoje ele está num dia muito triste. Se eu tivesse o talento do Celso, certamente faria um blues autêntico. Vai em paz tocar sua guitarra noutras esferas com outros ex-feras. Obrigado pelos bons momentos.

Edu disse...

Voe! Voe bem alto! Tivemos bons (ótimos) momentos juntos nesses anos todos... eu, às vezes só com meu walkman e uma fita K-7. Já fui bem feliz ouvindo CBB com a menina que eu gostava. Há mais de 10 mil anos. Valeu! Aumenta que isso aí é Rock and Roll!!!!!!! Estou triste... e puto! Por hoje não haverá mais posts. Sorry, galera. Os maus não morrem nunca???

Alexxx disse...

Meu amigo Edu: "Rock And Roll - Não se sái disso com vida! 'The price of paradise'. Responda lá: quem disse isso?

Unknown disse...

É o Brasil perdeu um grande musico! Eu não sou fanatico, mas curtia o bastante o som,...é uma pena o Brasil perder musicos otimos e ganhar Michel Teló, fico revoltado!

Valdir Junior disse...

É um grande pesar para o mundo da musica e da guitarra a morte do Celso!
Fiquei chocado com noticia ,pois nada sabia que ele estava doente !!!
Faço minhas todas sua palavras Edu , também já curei uma dor de cotovelo terrível escutando os Cds " Indiana Blues " e " Nuvens Negras Choram " !!

CELSO BLUES BOY FOREVER !!!!

Sanserarte disse...

Celso Blues viveu e dedicou seu tempo a Música aproveitou cada dia debaixo do Sol e agora se foi cumprindo o seu destino humano... Vaidade ,Vaidade tudo é Vaidade !