quarta-feira, 4 de julho de 2012

OS BEATLES POR ELES MESMOS - MARTIN CLARET

Outro dia, revirando o Baú atrás de algo que fosse velho e inédito, encontrei alguns volumes da coleção “O Autor Por Ele Mesmo” lançados pela editora Martin Claret há mais de 20 anos. Tenho cinco números: “Beatles por eles mesmos”, “McCartney por ele mesmo”, “Lennon por ele mesmo”, “Elvis por ele mesmo” e “Raul por ele mesmo”. Como fazia anos que nem os via, resolvi ler todos novamente. O primeiro, claro foi o dos Beatles. Esses “livrinhos”, apesar das capas horrorosas, até que são bacaninhas e, pela época que foram lançados, chegam até a ser “ricos” em algumas informações. O dos Beatles foi compilado por Luiz Antonio da Silva, pesquisador e organizador. O livro traz um prefácio sobre a obra, um estudo sobre a Beatlemania assinado por Hunter Davis, perfis biogáficos de John, Paul, George e Ringo, entrevistas, depoimentos, discografia, filmografia e curiosidades.

No meio dessas curiosidades encontrei o texto “101 Fatos Que Você Não Sabia Sobre os Beatles” escrito por Garth Pierce, Judith Simons e David Wigg. O texto é divertidíssimo, cheio de erros, furos e informações truncadas, o que o torna ainda mais curioso e engraçado. Vamos conferir e dar umas risadas? Abração a todos!

101 FATOS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE OS BEATLES
1) O relacionamento dos Beatles com os frequentadores do Cavern Club, em Liverpool, era tão estreito que qualquer um dos fãs podia localizar o número de telefone do grupo e conversar longamente com um deles.
2) "Pinwheel Twist", uma das composições menos conhecidas de Lennon/McCartney, foi usada rapidamente em 1961 como um "spot" de gravação por Pete Best.
3) John editou o jornal da escola primária de Dovedale, quando tinha nove anos de idade.
4) “Love Me Do" foi composta no verão de 1958 e apresentada para diversas gravadoras antes de sua prensagem definitiva, em 11 de setembro de 1962, em 17 sessões.
5) Percy Philips fez uma gravação de John, Paul e George como "The Quarrymen" em 1957. O "tape" foi desgravado.
6) Brian Epstein foi expulso do Liverpool College em 1944, com 10 anos de idade.
7) Os Beatles fizeram fundo musical para uma "stripper" de nome Shirley em um clube de Hamburgo, em 1960.
8) No outono de 1960, John, Paul, George, Stuart Sutcliffe e Ringo acompanharam Lu Walters, do Rory Storm and the Hurricanes, em um 78 rpm gravado nos Akustik Studios, de Hamburgo, por 10 libras.
9) Os Beatles apareceram 294 vezes no Cavern Club entre dezembro de 1960 e agosto de 1963.
10) Paul e John tocaram ao vivo como dupla no "pub" Nurk Twins em Bending, Berkshire, em 1960.
11) John dormia em um caixão de defunto quando passou a dividir um apartamento com Stu Sutcliffe, no Gambia Terrace, Liverpool, em 1960.
12) O jornal inglês "The Observer" informou, no dia 9 de fevereiro de 1964, que uma companhia americana estava fazendo 35 mil perucas dos Beatles por dia.
13) Os gritos de uma mulher sendo assassinada foram ignorados no Hilton Hotel de São Francisco em agosto de 1964. Pensaram que era apenas mais uma adolescente histérica recepcionando os Beatles.
l4) "Lady Madonna" foi gravada por Paul com músicos de estúdio, e não pelos Beatles.
15) Depois de uma reclamação de Paul, Ringo deixou o grupo durante a gravação do "Álbum Branco", em 1968. Voltou duas semanas depois.
16) O "Álbum Branco" deveria se chamar "A Dolls House"("Casa de Bonecas", título de uma peça de Ibsen).
17) "Eleanor Rigby" originalmente se chamava "Daisy Hawkins". Nenhum Beatle toca nesta faixa.
18) Um grupo com o nome de "The Bumblers" fez uma paródia dos Beatles lançada em disco em 1964. Integrantes: Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr.
19) O ator Geoffrey Hughes dublou a voz de Paul em "Submarino Amarelo".
20)"Sergeant Pepper\s Lonely Hearts Club Band" deveria se chamar "Dr. Pepper", mas o título foi mudado por causa de um refrigerante americano do mesmo nome. O álbum foi produzido em 700 horas.
21) John gravou deitado no estúdio o vocal de "Revolution".
22) Os Beatles apareceram 84 vezes na TV. A primeira vez foi em 1959: John, Paul e George apareceram como Johnny & The Moondogs.
23) Nos oito anos que os Beatles lançaram compactos na Inglaterra, estiveram com um disco nas paradas em 298 das 416 semanas.
24) Nos sete anos que lançaram compactos nos EUA, tiveram um disco nas paradas em 297 semanas das 364 disponíveis — além de um LP continuamente na lista dos mais vendidos.
25) The Quarrymen, The Rainbow, Johnny & The Moondogs, Long John e The Silver Beatles foram nomes usados pelos Beatles antes da escolha final.
26) The Ladders era o possível nome de um grupo a ser formado depois da separação dos Beatles, com John, George, Ringo e Klaus Voorman.
27) Os Beatles tiveram pelo menos seis bateristas - incluindo Pete Best - antes de se decidir por Ringo.
28) Frank Sinatra e Dean Martin — apesar de muitos esforços e muito dinheiro envolvido — não conseguiram ingressos para o famoso concerto no Hollywood Bowl, em 1964.
29) No seu primeiro encontro com Brian Epstein, Paul disse: "Acredito e espero que vamos fazer sucesso como um conjunto. Quero ser uma estrela sozinho ou com os outros três".
30) Freda Kelly, secretária do fã-clube dos Beatles, ganhava 6 libras e 50 por semana trabalhando para Brian Epstein como datilógrafa, em 1962.
31) Um grupo de celebridades planejou colocar um anúncio de página inteira no "Times" a favor da legalização da marijuana. John, Paul e George assinaram, mas da primeira vez esqueceram o nome de Ringo. A imprensa quis saber por quê. Ringo respondeu: "Que anúncio? Ninguém me disse nada".
32) Atrás do palco, no teatro Granada, em East Ham, no dia 9 de novembro de 1963, o produtor George Martin anunciou aos Beatles que "I Want To Hold Your Hand" já tinha um milhão de cópias encomendadas, o maior pedido na história da indústria discográfica britânica.
33) Durante a excursão americana de 1965, os Beatles tiveram que usar um avião bem antigo. George Harrison achou um pedaço de corda empoeirada dependurada de um rack. "É uma escada de emergência", disse uma aeromoça. "Qual é o tamanho?", perguntou Harrison. A aeromoça respondeu que era de 2 pés. "Então, hoje à noite, devemos voar para a Califórnia a 13 pés de altura, constantes", concluiu o Beatle.
34) Enquanto dirigiam a Apple, os Beatles aterrorizavam seus funcionários. Segundo o ex-assessor de imprensa, Derek Taylor, "eles despediram mais gente, comparativamente, do que qualquer empregador no mundo."
35) John Lennon sempre quis desesperadamente ser magro. Mas Yoko diz que ele nunca conseguiu: "Mesmo quando ele era um Beatle tinha essa barriguinha debaixo do blusão."
36) Depois que começaram a viver juntos, John disse para Yoko: "Sabe por que eu gosto de você? Porque você parece um cara travestido. É como se fosse um velho amigo".
37) Na primeira noite que Ringo Starr substituiu o conhecido Pete Best no Caven Club, os fãs chiaram tremendamente. A música foi afogada pelos gritos de "Queremos Pete".
38) Brian Epstein, quando se tornou empresário do conjunto, confortou a tia de John, Mimi: "Prometo que John não vai sofrer. Ele é o único realmente importante".
39) O contrato original de Epstein com os Beatles não tinha validade. Paul e George ainda eram menores de 21 anos, e suas assinaturas deveriam ser endossadas pelos pais.
40) Os Beatles eram notavelmente impontuais em seus dias de Liverpool. Quando um deles faltava, Gerry Marsden (do Gerry & The Pacemakers) o substituía.
41) Epstein os obrigou a mudar sua marca de cigarro para Sénior Service. Woodbine, o que fumavam, era muito proletário.
42) Quando os Beatles conseguiram seu primeiro contrato com a Parlophone, era por apenas um penny por disco.
43) Quando criança, Ringo teve péssima saúde. Aos seis anos, ficou em coma por várias semanas depois de uma operação de emergência. Aos 13 teve pleurisia e ficou em um sanatório por dois anos.
44) O primeiro casamento de John com Cynthia — que estava grávida de Julian (agora com 19 anos) — foi uma piada. Havia um conserto na rua, em frente do tabelião, com muita poeira. A recepção foi em um restaurante sem licença para servir bebidas alcoólicas: os brindes eram com água.
45) No início de 1963, com "Please Please Me" no 1º lugar nas paradas, os Beatles foram expulsos de uma festa dos Jovens Conservadores (ala jovem do Partido) porque estavam usando casacos de couro.
46) O primeiro álbum dos Beatles foi completado em uma sessão de 13 horas no dia 11 de fevereiro de 1963. Tem 14 músicas.
47) Em maio de 1963, com um filho de apenas quatro semanas, John e Epstein foram passar uma semana de férias na Espanha.
48) Quando os Beatles desembarcaram nos EUA no dia 7 de fevereiro de 1964 - "I Wanna Hold Your Hand" estava em 1º lugar nas paradas, as primeiras palavras que ouviram foram de um policial: "Puxa, isso que é corte de cabelo!".
49) O veredito do "Herald Tribune" sobre o grupo, depois que 60% dos americanos os viram no Ed Sullivan Show, foi o seguinte: "75% publicidade, 20% corte de cabelo e 5% de lamentos cadenciados".
50) A letra original de Paul McCartney para "Yesterday" começava assim: "Scrambled Eggs — Oh my baby how I love your legs".
51) "I Want To Hold Your Hand", o compacto dos Beatles que mais vendeu — 13 milhões em todo o mundo — foi composto na casa londrina de Jane Asher, na época a namorada de Paul.
52) A respeito de "Love Me Do", o primeiro compacto dos Beatles, lançado dia 5 de outubro de 1962, comenta Paul: "Eu estava aterrorizado, tremendo. Toda vez que ouço ainda lembro".
53) Enquanto gravavam seus doze álbuns nos Estúdios Abbey Road, em Londres, os quatro costumavam relaxar desaparecendo no porão.
54) O pai de Ringo, Richard Starkey, ainda é um limpador de janelas em Crewe.
55) O grupo adorava sketches de comédia. Apareceu em vários programas do gênero na TV inglesa.
56) Quando John conheceu Yoko, quebrou todas as regras implícitas entre o grupo, trazendo-a para o estúdio de gravação.
57) Dois dos Beatles, Ringo e John, nasceram durante bombardeios alemães na Inglaterra.
58) A criadora do corte de cabelo Beatles, a estudante de arte alemã Astrid Kirchner era namorada de Stu Sutclifte, o quinto Beatle, que morreu de uma hemorragia no cérebro, aos 21 anos.
59) A cada ano, apenas um buquê é colocado no túmulo de Brian Epstein em seu aniversário (dia 19 de setembro), por um amigo: Joe Flannery.
60) Ray McFall, proprietário do Cavem Club a princípio impediu os Beatles de tocar no local porque usavam jeans.
61) Há apenas oito rostos desconhecidos entre as 68 fotografias na capa de Sgt. Pepper.
62) "Norwegian Wood" foi escrita por John sobre um de seus casos, descrevendo seus sentimentos sem que a esposa, Cynthia soubesse.
63) "I Feel Fine", lançado em 27 de novembro de 1964, vendeu 800 mil cópias em cinco dias — ainda é o compacto que vendeu mais rápido na Inglaterra.
64) Dick Rowe, o produtor da Decca que recusou os Beatles (que depois assinaram contrato com a Parlophone, um selo da EMI), salvou sua reputação contratando os Rolling Stones. Quem deu a dica foi George Harrison.
65) Logo depois do lançamento de 'Love Me Do", há pouco mais de 20 anos, os Beatles só conseguiam, nos shows, se apresentar antes das "estrelas" Robin Hall e Jimmy McGregor, cantores escoceses, no "pub" Corn Exchange, da Bradford.
66) O nome da família de Linda McCartney era Epstein. A família o mudou para Eastman. Não eram parentes de Brian.
67) Mary, mãe de Paul, era uma enfermeira conhecida como "The Angel" em Liverpool. Ela morreu em 1956.
68) O último concerto dos Beatles ao vivo foi no Candlestick Park de São Francisco, no dia 29 de agosto de 1966.
69) A data oficial para o início da beatlemania foi 4 de novembro de 1963, quando os Beatles apareceram no Royal Variety Performance.
70) Os Beatles nunca enviaram cartões de aniversário uns para os outros. "Nenhum de nós é sentimental", disse George.
71) Quando eram adolescentes, Paul e George tiveram uma briga por causa de Íris Caldwell — a irmã, dançarina, do líder do grupo pop de Liverpool, Rory Storm. Ela é a garota à qual se refere "Love Me Do".
72) Os Beatles tinham apenas dois "roadies" (pessoal que cuida da parte técnica e montagem e desmontagem de equipamentos): Neil Aspinall e Mal Evans.
73) A composição de Lennon e McCartney "World Without Love" — gravada por Peter e Gordon — foi registrada sob nomes falsos. O disco já estava nas paradas quando sua autoria foi revelada.
74) Pouco antes de "Love Me Do" se tornar um sucesso, Paul se empregou numa madeireira de Liverpool. Logo foi promovido a executivo.
75) George foi o primeiro Beatle a escrever sua autobiografia, "I Me Mine". Uma cópia autografada está valendo hoje 184 libras.
76) Em 1964, quando os Beatles foram para a Suécia, Ringo ficou com amigdalite e um baterista substituto, Jimmy Nicol, tocou com o conjunto por algumas noites. Nicol terminou ficando na Suécia.
77) Enquanto o Duque de Edimburgo estava excursionando pelo Canadá em 1964, foi-lhe atribuída a seguinte afirmação: "Os Beatles estão desaparecendo no momento". Logo ele mandou um telegrama para Brian Epstein explicando que suas verdadeiras palavras foram: "Os Beatles não estão aparecendo por aqui no momento".
78) Quando John estava estudando no Liverpool Art College, e Paul e George eram estudantes no Liverpool Institute, em 1958, encontravam-se para ensaiar no camarim das modelos.
79) Ringo estava treinando para ser engenheiro quando deixou o emprego para uma temporada no Butlin's, com Rory Storm, o qual deixou para se unir aos Beatles.
80) O maestro alemão Bert Kaempfert foi a primeira pessoa a assinar um contrato de gravação com os Beatles. Eles acompanharam o cantor Tony Sheridan.
81) Quando Brian Epstein viu os Beatles pela primeira vez, sua aparência o chocou. Sua primeira medida foi mandá-los cortar o cabelo — em seu próprio barbeiro.
82) A primeira composição dos Beatles gravada em disco pelo contrato alemão foi um número instrumental de George Harrison, "Cry For a Shadow".
83) Larry Parnes, o primeiro empresário de rock britânico, contratou os Beatles quando ainda eram os Silver Beatles para acompanhar uma de suas descobertas, Johnny Gentle, de Liverpool. Não houve uma segunda vez.
84) Os Beatles tocaram música de fundo para uma "stripper" de Hamburgo chamada Janice.
85) Os Beatles só entraram uma vez em um concurso de talentos. Foram vencidos por uma senhora que tocava colheres.
86) A primeira união de John e Paul como dupla de compositores foi nos tempos de escola, em 1955, depois de apresentados pelo amigo comum Ivan Vaughan, em uma festa de igreja. Quando "Love Me Do" foi gravada, já tinham mais de 70 músicas.
87) Quando os Beatles foram para a índia em 1967 para estudar com o Maharishi, o primeiro a voltar foi Ringo. "Foi ótimo. Igualzinho ao Butlins (um 'pub' de Liverpool)".
88) Nos primórdios da fama, os Beatles sempre viajavam para seus compromissos em um Austin Princess, dirigido por um certo Brian Corbett, por eles chamado "The Big Cockney". Era de Southampton.
89) O primeiro nÃo-Beatle a fazer sucesso com uma canção da dupla Lennon/McCartney foi Billy J. Kramer, com "Do You Want To Know A Secret", em 1963.
90) Por volta de março de 1966, a retirada oficial de cada Beatle por concerto era de mil libras, mais uma porcentagem que chegava a triplicar essa quantia.
91) A primeira mulher de George, Patti, apresentou os Beatles ao Maharishi.
92) Em julho de 1964, John comprou sua primeira casa, em Weybridge, Surrey, por 20 mil libras.
93) Por algum tempo, todos os quatro Beatles foram vegetarianos. Também passaram por uma fase de só tomar chá e outra de uísque com coca-cola.
94) A revista oficial do fã-clube dos Beatles se chamava "Beatles Monthly". O último número apareceu em dezembro de 69, ao preço de dois shillings. Reeditada alguns anos depois, agora cada número custa 80 pence (aproximadamente 350 cruzeiros).
95) O primeiro Beatle a se cansar de viajar com a banda foi George Harrison.
96) John estudou no Colégio Quarrybank de Liverpool, notório por formar políticos.
97) Antes de levar os Beatles para os caminhos do sucesso, o produtor George Martin produziu o dueto Sophia Loren/Peter Sellers em "Goodness Gracious Me" e sucessos para Matt Monro, Bernard Cribbens e Peter Ustinov.
98) Ringo é o único Beatle que se casou com uma das fãs do grupo. Ele conheceu sua primeira mulher, Maureen, da qual tem três filhos, no Cavern Club, quando ela era uma cabeleireira de 16 anos de idade.
99) Ron Kass, agora marido e empresário da atriz Joan Collins, foi executivo-chefe da Apple.
100) Quando Paul recebeu seu primeiro extrato bancário de um milhão de libras, o mostrou, orgulhoso, para um de seus empregados na Apple, que ganhava 30 libras por semana.
101) A primeira canção escrita por Paul foi "My Little Girl", de 1955.

4 comentários:

Felipe Morato disse...

Muitoo bom! Valeu Edu! Eu já li um deles; "Lennon por ele mesmo", e gostei bastante.

Edu disse...

Valeu Felipe!

Valdir Junior disse...

É verdade Edu , eu tenho esses livros e apesar de algumas informações meia na trave foram bem legais para época ( sem internet ) que quase não havia livros sobre eles por aqui !!!

Tambem são bem legais as edições sobre o Clapton , Janis Joplin e Jimi Hendrix !!!

LSelem disse...

Adoreeeeeeei!!! Um fab fim de semana pra todos!!