segunda-feira, 16 de julho de 2012

LINDA McCARTNEY - WIDE PRAIRIE - 1998

Atendendo ao pedido de Fabiana Moraes. Abração! Matéria publicada originalmente em 17 de janeiro de 2011.
Todo seguidor da carreira de McCartney - e também dos Beatles, claro - tem total consciência da importância e significância de Linda, sua mulher, amiga, e parceira musical - em sua vida particular e profissional. Quando cada beatle seguiu por caminhos diferentes - desde o final de 1969 - Linda assumiu um papel crucial no dia-a-dia de Paul, que se sentiu derrotado com a extinção de sua banda. Durante o período em que foi obrigado a processar John, George e Ringo para livrar-se do elo com o empresário Allen Klein, Linda evitou que McCartney mergulhasse no alcoolismo, e o motivou a voltar a gravar e compor músicas para não ser derrotado pela depressão.
Ao lado dele, Linda também colaborou para que o Wings viesse a se transformar em uma banda respeitável entre 1972-1979, participando com sua inocência musical e competência como mãe, mulher, fotógrafa e — acima de tudo — ser humano. Nos anos 80, Linda ficou fora das luzes da fama por um tempo, até voltar àestrada com McCartney em duas turnês gigantes pelo mundo (1989-90 e 1993), e cuidando de projetos particulares de altíssima qualidade, como os lançamentos dos livros de fotografias "Sixties — Portrait of an Era" e "Roadworks"; além de obras de culinária vegetariana "Home Cooking" e "Lindas Kitchen: Simple and Inspiring Recipes for Meatless Meals", entre outros. Sem falar que sua luta permaneceu incansável pela preservação do meio-ambiente e dos animais até o final de sua vida, militando com coragem em organizações não-governamentais como Greenpeace, Peta e Friends Of The Earth. Em 1995, Linda seria diagnosticada com um nódulo em um dos seios, e, a partir deste ano, sua vida ficaria dividida entre as atividades artísticas e as visitas aos hospitais, onde batalharia com coragem pela sua cura. No dia 17 de abril de 1998, entretanto, Linda Louise Eastman McCartney, fatidicamente, sucumbiria ao câncer, com apenas 56 anos, deixando Paul e seus filhos inconformados com a perda de uma pessoa movida por um espírito forte e caridoso. Para reviver um pouco de sua inspiração, afetiva e artística, Paul solitariamente, finalizaria o álbum Wide Prairie.
Após o lançamento mundial do álbum, Paul McCartney fez questão de comentar sobre a atitude musical de Linda McCartney, e as críticas que ela sofreu ao seu lado: "Muitas pessoas foram cruéis com Linda. Mas, você sabe, após um tempo, você perdoa. Ela não guardava nenhum rancor. Linda costumava dizer: 'Deixe pra lá, não se apegue a isso'. Então, completamos o álbum e estou muito orgulhoso dele porque tem realmente algumas canções ótimas". É importante citar que, Wide Prairie, não foi um disco planejado para ser analisado seriamente como uma obra pop. Mas, sim, como uma herança antológica de Linda. Suas colaborações sempre foram encaradas como um elemento inocente e mágico. As canções incluídas em Wide Prairie, foram gravadas em diferentes lugares e períodos desde o início da década de 1973, até os últimos dias da vida de Linda McCartney. Fonte: "Paul McCartney - Todos os segredos da carreira solo" - Cláudio D. Dirani
Logo após a sua morte, em 1998, foi lançado seu único disco como artista solo. Wide Prairie compilou os melhores momentos da carreira musical de Linda e conta com músicas dos Wings (Cook of the House e a faixa-título), além de covers de The Coasters (Poison Ivy) e das McGuire Sisters (Sugartime). O disco saiu em outubro daquele ano e conta com faixas produzidas pelo lendário Lee "Scratch" Perry, o alquimista do dub jamaicano. Uma curiosidade: a guitarra na canção The Light From Within é tocada pelo pelo filho do casal James McCartney.
01. Wide Prairie (Linda McCartney) - 1973
02. New Orleans (Linda McCartney) - 1979
03. The White Coated Man (Linda McCartney / Carla Lane / PM) - 1988
04. Love's Full Glory (Linda McCartney) - 1980
05. I Got Up (Paul e Linda McCartney) - 1988
06. The Light Comes From Within (Paul e Linda McCartney) - 1998
07. Mister Sandman (Bailaird) - 1977
08. Seaside Woman (Linda McCartney) - 1977
09. Oriental Nightfish (Linda McCartney) - 1973
10. Endless Days (Linda McCartney/Mike Bolton) - 1987
11. Poison Ivy (Leiber / Stoller) - 1987
12. Cow (Linda McCartney / Carla Lane / PM) - 1977
13. B-side To Seaside (Paul e Linda McCartney) - 1977
14. Sugartime (Echols / Phillips) - 1976
15. Cook Of The House (Paul McCartney) - 1975
16. Appaloosa (Linda McCartney) - 1998
DOWNLOAD NOW:

4 comentários:

Fabs More disse...

Valeu, Edu! Brigadaça, Fabs. PS: virei fã!!!!

Valdir Junior disse...

Ela não era uma grande cantora , mas tinha um certo charme no seu canto !!

Anônimo disse...

Oi, tudo bom?
Quais as chances de re-up?
Se não der é ok tbm

Edu disse...

Se não fosse anônimo, talvez até houvesse uma chancinha...