quarta-feira, 18 de julho de 2012

JON LORD - O TECLADISTA MAIS CLÁSSICO DO ROCK

Poucos souberam mesclar a música erudita e o rock’n'roll como Jon Lord, um dos membros fundadores do Deep Purple e do Whitesnake. Desde o início de sua carreira, Jon Lord levou às últimas consequências essa mistura que para muitos não parecia natural: a fusão da música clássica e erudita, por meio dos teclados e órgãos eletrônicos, com o rock. Juntamente com artistas como Keith Emerson e Rick Wakeman, Jon Lord foi responsável por essa introdução do som do teclado nesse cenário.
Seus trabalhos mais recentes incluíam uma série de concertos eruditos e uma participação no supergrupo “WhoCares”, com outras lendas do rock como Tony Iommi, do Black Sabbath. Porém, essa participação não deverá ocorrer nos palcos, já que Jon faleceu anteontem (16). O artista lutava contra o câncer pancreático desde o ano passado, quando emitiu uma declaração oficial aos seus fãs a respeito: “Gostaria que meus amigos, seguidores e fãs soubessem que estou lutando contra o câncer e, por isso, farei uma parada em minha carreira enquanto faço o tratamento para buscar a cura. Devo continuar a compor — no meu mundo, isso deve fazer parte da terapia — e espero imensamente retornar em boa forma no ano que vem. Deus os abençoe”. Infelizmente, Jonathan “Jon” Lord perdeu a batalha, mas será eternamente lembrado por seu talento fenomenal como tecladista e organista. Lord tinha 71 anos e deixa a esposa, Vickie, e duas filhas: Amy e Sara. Em sua homenagem, o Baú do Edu tem a honra de receber pela primeira vez, o incrível Deep Purple. Sensacional!

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Mais uma grande perda para o mundo da musica !!!
Jon Lord era fantástico e tinha um timbre maravilhoso no Orgão / Teclado !!
Foi também um grande amigo do George nos seus últimos anos de vida e tocou piano em algumas musicas do que viria a ser o " Brainwashed " .

A Jam Session do outro lado cada vez mais aumentando !!

Hare Krishna Jon Lord !!!!

João Carlos disse...

Realmente fantástico.O som dos teclados do Purple eram geniais além de inconfundíveis.Uma pena de verdade! Sempre que se fala de tacladistas ele é um dos que vem logo à mente.Rest in Peace!

Ps: Edu, gostaria de saber sobre o Nicky HopKins!

Leonardo Polaro disse...

Gênio dos teclados. Que Deus o receba com todas as honras....
Destaco o trabalho dele nos arranjos de ´´concert for group and orquestra´´ de 1969, com o Purple,claro !