terça-feira, 5 de junho de 2012

RIO - UMA AVENTURA NA CIDADE MARAVILHOSA

Especialmente em homenagem ao Dia do Meio Ambiente
Carlos Saldanha teve sua primeira chance como diretor principal de uma grande animação há 5 anos, com A Era do Gelo 2. Parceiro de Chris Wedge no comando da Blue Sky Studios, Saldanha, fanático por animações e efeitos visuais (que, essencialmente, são animações também) consegue casar o comercialmente viável com uma homenagem à sua cidade natal em Rio (EUA/2011). Animação divertida, Rio estabelece de vez a excelência da Blue Sky em termos técnicos, porém, os filmes do estúdio ainda carecem da ambição narrativa presente em seus principais concorrentes, como a Pixar/Disney, ou até mesmo a DreamWorks Animation.
É contada a história de Blu (Jesse Eisenberg), arara azul criada com todo o conforto e mimo por sua dona Linda (Leslie Mann) no frio estado americano de Minnesota, até o momento em que aparece Tulio (Rodrigo Santoro), um pesquisador de aves brasileiro que precisa trazer Blu ao Rio de Janeiro para acasalar com a arara azul fêmea Jewel (Anne Hathaway), visto que ambos os pássaros são os últimos da espécie. Já no Rio, como diria o locutor da Sessão da Tarde, os pássaros viverão aventuras alucinantes, envolvendo contrabandistas de aves, carnaval, passeios de asa delta, micos e quantos clichês cariocas mais vocês desejarem.
Os clichês, bastante debatidos durante a fase de divulgação do filme, não são um problema. Além de nada pejorativo ter sido mostrado (na verdade, muito do que poderia ser apresentado sobre a realidade do Rio de Janeiro foi omitido), não se pode esquecer que é um filme produzido com foco no mercado internacional, e apresentar elementos familiares ao espectador gringo pode ajudar a vender o filme. Apesar de em geral ser divertido, Rio reflete uma visão de trabalho da Blue Sky, presente em todas as animações do estúdio, que a impede de se tornar a empresa capaz de rivalizar com a Pixar. O fato é que parece não haver muito esforço dos roteiristas em realmente agradar aqueles que não são mais crianças pequenas, ou seja, que querem algo além de bichinhos fofinhos e bonitos. Não que o filme chegue a ser chato, ou mesmo bobinho demais, mas fica aquela sensação de que ficam faltando ganchos narrativos mais elaborados, bem como piadas que não apelem tanto para o visual apenas, como no caso dos trejeitos engraçados dos passarinhos Nico (Jamie Foxx) e Pedro (Will.i.Am).
Apesar desses problemas, Rio oferece alguns momentos realmente divertidos e empolgantes. Saldanha e o time de animadores investem no que realmente sabem fazer: cenas de ação com 3D calibrado. A Blue Sky é o estúdio de animação que explora de forma mais competente os efeitos em terceira dimensão, e em Rio não é diferente. A paleta de cores do filme também é de encher os olhos, vide as sequências de abertura do filme e a que apresenta uma perseguição em pleno desfile de carnaval na Marquês de Sapucaí.
Mais um ponto positivo para a dublagem brasileira do filme. A dublagem em português, realizada em um estúdio também do Rio de Janeiro, procurou inserir algumas gírias cariocas no texto, na medida do possível. Fato interessante que ocorreu foi que entrei no cinema para uma sessão dublada, porém, logo no começo, o funcionário do cinema cometeu um erro e iniciou a projeção com uma cópia legendada. Algumas pessoas, mesmo sem ter filhos pequenos, levantaram e foram solicitar que a projeção fosse dublada. Ou seja, os filmes dublados não são tão marginalizados como muitos pensam…
Feijão com arroz falta a Blue Sky se o estúdio almeja ser tão grande quanto a Pixar, ou ter seus filmes como objeto de culto, como algumas produções da DreamWorks. Mas nem por isso Rio deixa de ser um filme simpático, e uma homenagem carinhosa de Carlos Saldanha para com a cidade onde nasceu.
O filme foi recebido com críticas positivas. O site Rotten Tomatoes calculou uma média de 72% de aprovação, baseado em 130 críticas recolhidas, das quais 94 foram consideradas positivas e 36 negativas. Recebeu uma indicação ao Oscar 2012 com "Melhor Canção Original", com "Real in Rio", cantada por Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, mas perdeu para o filme The Muppets (filme de 2011) com a canção "Man Or Muppet".
E agora, a gente pode finalmente assistir o filme completo, dublado em português. Viva Rio! Viva a natureza!
A ararinha-azul é classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como "em perigo crítico" (possivelmente extinta na natureza), na Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES) aparece no "Appendix I" e pelo Ministério do Meio Ambiente como extinta na natureza desde 2002. O declínio populacional da espécie está associado com a perda do habitat, caça e tráfico de filhotes. Durante as últimas décadas, o tráfico ilegal foi possivelmente a principal causa da extinção da espécie na natureza. O maior responsável pelo desaparecimento desta ave é o homem. Os compradores são atraídos pela sua bela cor azul e principalmente pela ganância de possuir uma espécie tão rara. Um exemplar da ararinha-azul chega a custar no mercado negro milhares de dólares. Atualmente existem apenas 87 exemplares da ararinha-azul no mundo, o que a torna uma das mais raras espécies vivas. Destes, apenas oito podem ser encontrados no Brasil, sendo que dois estão no zoológico de São Paulo. Apesar de serem um casal, as ararinhas-azuis do Zoológico de São Paulo nunca tiveram filhotes.

6 comentários:

Michellen disse...

Edu, que graça este post!Ficou tão adequado ao dia mundial do meio ambiente. :)
Edu, aproveitando a oportunidade, quero aquela maçã vermelha que já foi capa do Baú para utilizá-la como papel de parede do meu computer. Por favor Dudu!:P

Anônimo disse...

Muito bom o post. Esse filme é muito lindinho, adorei!

Edu disse...

Obrigado, meninas. Obrigado everybody. O que mais me surpreendeu no filme, era que nunca tinha visto de verdade. Coincidentemente, anteontem começei a ver o DVD e bem de madrudada vi inteiro. São poucas as coisas que me emocionam hoje em dia. ÀS 4 da manhã estava dançando, assobiando e celebrando a vida como um passarinho. Free as a bird. Sozinho, estava feliz comigo mesmo depois de um fim de semana daqueles. "RIO" veio como uma recompensa. Mas o mais legal mesmo foi a também "coincidência" com a causa ambiental e do meio ambiente. Eu amo a terra. Amo o mar. Amo o sol, amo a vida e, amo os Beatles! "SALVEM O PLANETA!", gritou Paul McCartney para 180.000 pessoas no Maracanã. Nunca vou esquecer. Nem do meu Pai que plantou tantas árvores e viu tantas serem derrubadas. BEATLES4EVER! BADFINGERBOOGIE!

Felipe Morato disse...

O post ficou realmente bom, parabéns!
E o filme é otimo e muito animado,ainda mais quando assiste na casa do sogrão com uma mulher incrivel ao seu lado. É triste ver o descuido com o planeta, quem sabe um dia o homem se toca que não é possivel comer nem respirar dinheiro!

Jeniffer disse...

muito bom Edu! Adoro essa animação.

João Carlos disse...

O filme é muito bom.Só a trilha é que é meia clichê. Mas no geral é um belo trabalho!