segunda-feira, 4 de junho de 2012

A PEDIDOS - FASTBALL - THE WAY

Fastball iniciou as suas atividades em 1994 sob o nome de Magneto USA. No ano seguinte, assinaram com a Hollywood Records e passaram a se chamar como são conhecidos hoje.
O trio, formado na cidade de Austin, Texas, é composto por Tony Scalzo (vocal, baixo, teclado e guitarra), Miles Zuniga (guitarra e vocal) e Joey Shuffield (bateria). Make Your Mama Proud (1996), o primeiro disco, não chamou a atenção da mídia e do público. A sorte do Fastball começou a mudar com All the Pain Money Can Buy, segundo trabalho da banda, gravado em 1998. Impulsionado pelo sucesso do single e videoclipe The Way, o álbum vendeu um milhão de cópias em seis meses. No dia 14 de abril desse ano lançaram Little White Lies, quinto CD do grupo. Produzido por Miles Zuniga e CJ Eiriksson, que já trabalhou com U2 e Incubus, o disco foi mixado por Bob Clearmountain (Rolling Stones e David Bowie). "All The Pain Money Can Buy" é o melhor disco do Fastball. Músicas alegres, com arranjos simples, belas melodias e refrões grudentos. Um excelente álbum de pop/rock. Uma pena não terem o reconhecimento que merecem.

6 comentários:

Edu disse...

Já houve gente que disse (justiceiros de plantão) que "The Way" nada mais é que um plágio descarado de "Besame Mucho", com alguns acordes trocados e velocidade alterada.

Valdir Junior disse...

Vou dar uma conferida nisso !!!

João Carlos disse...

Este eu ouvi de magrugada em casa. Olha, não chamaria de plágio mas, este tom menor para menor ai vem para um maior...(Valdir deve entender) tem um que de DEJA VU.A 2ª parte já é bem interessante.

Valdir Junior disse...

Edu , depois que você comentou sobre a semelhança das duas musicas fui dar uma conferida em Besame Mucho ( no caso a versão dos Beatles do “ Decca Tapes “ de 1962 ),The Way eu já conhecia a Harmonia , pois já a tocava no repertoria da minha banda e realmente são bem semelhantes , principalmente na 1° parte das musica ( elas tem o mesmo campo Harmônico no caso F#m [ Fá Sustenido menor ] ) e The Way tem uma 2º parte ( que é o Refrão )que também esta no mesmo campo harmônico , mas devido ao andamento e outros acordes utilizados acabam dando outra cara a musica ( no caso com o andamento mais Rock and Roll e com uma cara “ Bem Beatles “ !!! ).
Na Verdade não podemos considerar isso “ um plagio “ e nem nada mais grave , pois conforme já comentado naquele post sobre “ My Sweet Lord “ existem certos requisitos para ser considerado um plagio e The Way do Fastball como outras milhões de musicas por aí acabam utilizando campos harmônicos que podem de uma forma ou outra serem bem semelhantes na sua estruturação.E é nisso que devemos prestar bem atenção pois é aí que encontramos a originalidade ,genialidade do musico/compositor na forma como combina isso tudo juntamente com o andamento e o arranjo empregado na forma como deixa a musica e faz dela então uma “ musica diferente “ .
Pode até ser que uma musica tenha sido inspirada na outra , afinal não há nesse mundo ninguém que esteja aprendendo a tocar um instrumento que não acabe reconhecendo essas características e num determinado momento acabe utilizando todo esse backgroud de centenas e milhares de canções tocadas noites adentro nos bares e palcos na vida , juntamente com sua experiência de vida , e acaba fazendo uma nova canção que estava por aí solta no ar , esperando alguém captá-la !!!

Um Abraço

Luiz Kiss disse...

Eu tenho esse CD, não é um clássico do rock and roll mas é bom...

Táia disse...

Eu tava ouvindo agora depois de muitos anos e tava achando a música muito parecida com alguma muito famosa. De repente deu o clique "gente, é Vexame nicho!" Hahahah o início é idêntico, dá até pra cantar junto 😆