sexta-feira, 8 de junho de 2012

LIVERPOOL PREPARA FESTA PARA OS 50 ANOS

Liverpool se prepara para as comemorações do 50º aniversário de “Love Me Do”, o primeiro single dos Beatles, gravado em junho de 1962, e uma das músicas responsáveis por impulsionar o quarteto ao sucesso mundial. Apesar do lendário quarteto ter se reunido em 1960, a data oficial da sua formação é celebrada dois anos depois, quando o grupo se reuniu para a primeira sessão de gravação no emblemático estúdio Abbey Road. Foi em 1962 que um dos seus principais integrantes entrou para a banda, o baterista Ringo Starr substituindo Pete Best. Nesse mesmo ano, o quarteto também lançou o “Love Me Do”, que, por sua vez, começou a ter um enorme êxito nas rádios da Inglaterra. A música, que gira em torno de dois simples acordes, transformou o Beatles num grupo internacional, visto que, o grupo deixou de ser “uma banda local”, para levar as suas melodias para além do condado de Merseyside. “Essa música foi o que tornou o grupo famoso no mundo todo”, assegurou Jerry Goldman, diretor-geral da The Beatles Story, um centro que há 22 anos se dedica a narrar a evolução do quarteto de forma gráfica. “Antes da canção, os Beatles eram apenas um grupo bastante popular na região de Liverpool. No entanto, ninguém conhecia a banda fora desta cidade”, acrescentou Goldman. Já George Martin, o lendário produtor que era apelidado de “quinto Beatle”, lembrou o curioso processo de criação de “Love me do”, que chegou a ser gravado três vezes com bateristas diferentes. Em princípio, o baterista era Pete Best, que tocou na gravação de 6 de Junho de 1962 e fez parte de uma audição para a gravadora EMI, nos estúdios londrinos de Abbey Road, que passou a local de culto dos fãs do quarteto. Em 4 de setembro do mesmo ano, quando Ringo Starr já tinha substituído Pete Best, a música voltou a ser gravada para retornar aos estúdios. Sete dias depois, o grupo voltou aos estúdios para uma nova gravação, agora com Andy White. “The Beatles Antology”, explica que o single “Love Me Do” foi um dos primeiros trabalhos escritos pela célebre dupla John Lennon e Paul McCartney. Dada a relevância da banda, 20¬12 é um ano especial para Liverpool, que homenageia os seus quatro filhos ilustres, com uma série de atividades comemorativas. Entre as várias elas destacam-se a participação da Royal Philarmonic Orquestra, que interpreta temas de John Lennon e Paul McCartney, e do mítico clube The Cavern, que vai ser oficialmente destruído. A casa de espectáculos, onde o quarteto “nasceu”, vai apresentar também uma série de concertos em tributo aos artistas, assim como outra atividade clássica de Liverpool, o festival anual de Matthew Street, realizado no final de agosto, que vai exaltar e rememorar algumas das principais músicas dos Beatles. Mas, apesar de todos os mistérios e indefinições, a principal comemoração realiza-se em 5 de outubro, a mesma data em que “Love Me Do” chegou ao mercado.

5 comentários:

João Carlos disse...

Love Me Do nunca foi das minhas favoritas.Sempre a achei simplória.De toda maneira,curiosamente,só fui ouvi-la depois de I want to hold your hand e outras.Vai ver foi isso.De toda sorte a data é de fato bem significativa.

Felipe Morato disse...

Love Me Do! Um classico espetacular! Foi apartir dessa musica que eu me apaixonei pelos Beatles,era o toque do cell do meu pai,como eu sou curioso fui atrás de qual banda era essa musica(tinha 8 anos).

Anônimo disse...

Acho legal eles comemorarem!

Valdir Junior disse...

Realmente Love Me Do e bem simples , mas o que mais me impressiona e que não dá para imaginar que eles estariam fazendo obras primas alguns anos depois , e tudo começou com essa !!
O George Martins deveria estar muito iluminado quando sentiu que daquele mato sairia muitos, mas muitos coelhos e etc....!!!!

wallisson disse...

foi a musica que me fez tornar
beatlemaniaco

Valeu