terça-feira, 8 de maio de 2012

O TRISTE FIM DA ESTÁTUA DE JOHN LENNON

Mesmo desde antes de ser inaugurada no dia 16 de agosto de 1995, a estátua de John Lennon feita pela escultora Ivna Mendes de Moraes Duvivier já causava polêmica. Estudantes, professores, políticos e comunidade questionavam o porquê da obra ser instalada no Campus da Universidade de Brasília. Primeiramente no anfiteatro, a estátua tudo testemunhava, desde manifestos pacifistas aos mais violentos protestos.
Inconformados e revoltados com a "presença" de John Lennon iluminando a área verde do Campus, a estátua transformou-se em alvo fácil de pichações e protestos. Ainda na primeira semana depois de inaugurada, a obra sofreu o primeiro atentado: arrancaram-lhe os óculos. Isso seria pouco comparado com o que viria a seguir. Os vândalos continuaram seguidamente as mutilações da obra, chegando ao ponto de a administração da universidade retirar a estátua e jogá-la num depósito qualquer nos subterrâneos da UnB.
Alguns anos se passaram, outras administrações vieram e por fim, acabaram "ressucitando" a imagem de John Lennon. Dessa vez, localizada próximo ao Restaurante Universitário. Mas a ira dos dementes jamais cessou ou deixou que a estátua parasse de ser vandalizada. Pois muito bem, a última desses idiotas foi que, subitamente, a obra apareceu numa dessas belas manhãs de outono, totalmente, literalmente, toda pintada da cabeça aos pés de cor-de-rosa berrante. Ultraje para poucos, "vanguarda" para muitos. Simplesmente lamentável e vergonhoso, não só para Brasília, como para a própria instituição que deveria orgulhar-se de John Lennon estar ali. Abaixo da estátua há uma inscrição com os seguintes dizeres que justificam a sua "estranha" presença no Campus: "Ao inventar Brasília, Lúcio Costa se antecipou a "imagine" e quando pediu para a sua cidade a estátua de John Lennon falou: "também sou um sonhador e quero ficar em boa companhia". Brasília, 16 de agosto de 1995."
O vídeo abaixo é altamente desaconselhável para Beatlemaníacos xiitas e fãs incondicionais de John Lennon. Não é brincadeira! Dá até vergonha de viver aqui, na capital dessa merda chamada Brasil.

13 comentários:

Michellen disse...

Tamanha mediocridade!

João Carlos disse...

Eu ficaria bem decepcionado não se tratasse da mesma gente que estuda às custas dos meus impostos e elege canalhas de várias matizes políticas para representa-la.Pessoas que merecem Sarney,Collor,João Paulo Cunha (preside a Comissão de Ética)Maluf e que tais.Eles merecem estátuas de assassinos como Guevara,Hitler,Lenin, Mao,Nixon etc. Não acredito que chegarei a ver um Brasil que mereça uma estátua de John Lennon.

Edu disse...

Houve uma época até, quando ela estava nos depósitos, que cheguei a traçar um plano para roubá-la e deixá-la numa chácara perto de Luziânia-GO. Mas à medida que a data se aproximava, todos os meus amigos amarelaram.

Anônimo disse...

Não aguentei ver o vídeo inteiro. É nojento e horrível. É, Edu, tu tinha razão, esse vídeo é desaconselhável para os Beatlemaniacos, não vejam. Me arrependi de abrir essa M&#!#.
Poxa, é John Lennon! Eles não perceberam que tavam fazendo brincadeirinha com um dos caras mais geniais da história da música, que fez parte da maior banda do mundo, que influenciou gerações e continua influenciando. Eles não percebem!
É lamentável como chegaram a esse ponto.
Só não digo que mato esse ai do vídeo por que é como Lennon disse, All You Need is love...

Edu disse...

É isso aí, garota!

henrique disse...

Bando de mentecaptos. Isso é o campus da UNB????? A famosa UNB, que eu ouço desde pequeno nas letras do Renato Russo? Além de destratarem a memória do John, envergonham Brasília.

A VIDA NUMA GOA disse...

Dilapidar patrimônio público não é crime?
E os idiotas ainda divulgam, cheios de bossa.... Claro, neste país da impunidade...

Valdir Junior disse...

Este é o Brasil do futuro ??!!

Só posso dizer uma coisa :

JOHN LENNON FOREVER !!!!

Edu disse...

Forever... devia ter roubado mesmo!

Anônimo disse...

Edu, se tu tivesse roubado a estatua, ela estaria bem mais bem cuidada!

Jeniffer disse...

Bando de retardado, não sabe a importancia do cara para a cultura, lamentável! Realmente Edu, se vc a roubasse estaria em boas mãos.

Luiz disse...

Maluco

Unknown disse...

Meu nome é ubiraci Souza da Silva filho de Francisca souza da Silva!Eu hoje tenho 54 anos mas aos 15 anos eu era foice vou na casa de dona Ivna duvivier , é nessa época eu servia de modelo vivo para a criação dessa escultura , que na época iria para vila Isabel!