quarta-feira, 30 de maio de 2012

JOHN LENNON - "COMO VOCÊ DORME, PAUL?"

Em 1971, John Lennon conseguiu o sucesso que tanto precisava como artista-solo, com o álbum "Imagine". A faixa-título tornou-se um hino da paz no mundo inteiro. "Paz" que o próprio Lennon nunca viveu! Neste álbum, deliberadamente ataca, de forma escancarada Paul McCartney na 8ª canção "How do you sleep". John diz que a música de Paul é "muzak" (canções tocadas em elevador) e diz que a única coisa que Paul fez de bom foi "Yesterday", e que desde que os Beatles foram pro espaço suas canções são desinteressantes ("The only thing you done was yesterday and since you're gone you're just another day"). John alegou que Paul sempre o atacava sutilmente em seus discos (Paul admitiu que tinha feito referências a John no disco Ram) e que "How do you sleep?" era uma resposta a essas provocações. Lennon, para tocar a guitarra nessa canção, convocou um dos poucos amigos que ainda tinha: George Harrison. A letra, composta paralelamente com Gimme Some Truth, faz ataques de todas as formas que se pode imaginar. Alguns até passavam despercebidos. "Those freaks was right when they said you was dead, The one mistake you made was in your head" - Aqueles malucos estavam certos quando disseram que você estava morto, o único engano que você cometeu foi dentro de sua cabeça. "Você vive com certinhos que dizem que você é rei". E por aí vai. "Um rosto bonito pode durar um ano ou dois, mas não demora e verão do que você é capaz". "O som que você faz é muzak para os meus ouvidos". "Você deveria ter aprendido algo todos esses anos".

8 comentários:

A. Ribeiro disse...

Isso é John LENNON!

Anônimo disse...

Gosto dessa música do Lennon!
Durmo muito bem, obrigado! hahahahaha ri bastante da foto final.
John era bem preocupado com o sono. Primeiro ele fez I'm Only Sleeping, depois Good Night e de pois How do you sleeping...

Leonardo Piccioni disse...

E "I'm So Tired" e "Beautiful Boy" também :)

João Carlos disse...

A afeição dele por Paul não poderia ser mais escancarada.Gastar uma melodia hipnotizante com uma letra chinfrin e agressiva que contradiz toda a visão de Imagine,é a prova. Ademais,como disse Paul, ele vivia paranóico na época,enxergando "recados" e insultos em tudo.Mas não havia.Esta letra e I DON'T WANT TO BE A SOLDIER são os 2 buracos de um discaço clássico.

Jeniffer disse...

Isso saiu da boca de quem queria paz e amor, bem lembrado Edu; e no mesmo album onde declarava isso. Mas como ele mesmo disse:"se eu não posso brigar com meu melhor amigo..."

Briguinha de criança, até chamou Paul de chato e bobo, nas entrelinhas.

Engraçado que Paul disse que nessa época dormia muito bem mesmo.

Foi mal John, ainda bem que nessa canção nothing is real,and nothing to get hung about.Paul McCartney forever

Leonardo Polaro disse...

A música é uma delicia mesmo, até pq um tal de george harrison solou sua steel guitar ´´maomenos´´....
John, voçe era um gênio, sentimos muito sua falta. Mas era deveras invejoso...

henrique disse...

Só posso chegar a uma conclusão: Esses dois se amavam (fraternalmente) mesmo! A "raiva" que ficamos em um rompimento é proporcional ao nosso carinho pela outra pessoa.

Unknown disse...

Foma mais descarada de admiração.. como bem disseram, é muito som para pouca letra!!