quinta-feira, 31 de maio de 2012

GILBERT O'SULLIVAN - ALONE AGAIN E MUITO MAIS


Gilbert O'Sullivan, nascido Raymond Edward O'Sullivan no dia 01 dezembro de 1946 em Waterford, na Irlanda. Seu pai trabalhava em um frigorífico de carnes, enquanto sua mãe tinha uma confeitaria. Quando tinha 7 de idade a família muda-se para Swindon, na Inglaterra, aonde nasce o seu interesse por música e por boxe amador. Musicalmente, ele começou com a guitarra e avançou para o piano. Seu objetivo era ser um designer gráfico e em setembro de 1963 foi aceito no Swindon Art College. Durante a estada no Art College, tocou bateria no seu primeiro grupo The Doodles e em seguida mudou para uma outra banda denominada de The Perfects.
Durante a faculdade conheceu Rick Davies, que mais tarde formaria o Supertramp. Ainda na faculdade, começou a compor músicas e enviou várias fitas demo, que sempre eram devolvidas fechadas. A primeira música que ele se lembra de ter composto foi "Ready Steady Miss". Depois que terminou a faculdade, mudou-se para Londres em 1967 para tentar promover sua carreira musical e trabalhava como vendedor na loja de departamentos C&A na Oxford Street, onde conheceu Mike Ward que também trabalhava na C&A e tinha um contrato com a CBS e Gilbert foi com ele um dia visitar os estúdios da gravadora e teve a oportunidade de demonstrar uma de suas fitas demo aos executivos da CBS.
Adotou o nome artístico "Gilbert O'Sullivan" e assinou um contrato de 5 anos com a CBS e em 1967 ele lançou um compacto duplo com as músicas "Disappear" e "You" e em 1968 um outro compacto duplo foi lançado com as músicas "You" e "What Can I Do". Mas sentia-se frustrado pois não podia participar da produção e arranjo musical de seus trabalhos. Durante o periodo de 1967 a 1969 ficou tentando decolar sua carreira musical,e teve a sua música "You" incluída em um disco do grupo The Tremeloes, chamou a atenção do DJ John Peel da BBC, que lhe deu uma vaga no seu programa de rádio Top Gear, mas foram chances que nada acrescentaram a sua carreira musical.
O'Sullivan passou então a procurar uma outra gravadora e um outro empresário, criou um estilo próprio batizado de "Bisto Kid" - terno de flanela cinza, boina, gravata menino de escola, meias e chuteiras de futebol americano. Enviou algumas fitas demo para Gordon Mills, um ex-cantor pop e um compositor de renome, que liderou com sucesso a carreira de Tom Jones e Engelbert Humperdinck. Gordon Mills reconheceu algo único no jovem irlandês e aceitou ser seu empresário e firmou um contrato de compositor com Sullivan. Além de produtor musical Gordon Mills tornou-se um grande amigo e uma espécie de irmão mais velho e através da gravadora MAM Records, fundada por ele, a música "Nothing Rhymed" atingiu o Top 10 da Inglaterra, tornando-se o seu primeiro grande sucesso. Em seguida vieram outros sucessos: "Himself" (1971), "Back To Front" (1972), "I'm A Writer Not A Fighter" (1973) and "A Stranger In My Own Back Yard" (1974).
Tanto "Clair" - composta em homenagem a filhinha de Gordon Mills - quanto "Get Down" atingiram o topo das paradas de músicas pop da Inglaterra, e em seguida "Alone Again (Naturally)" manteve-se durante 6 semanas consecutivas no topo das paradas nos EUA e vendeu 2 milhões de cópias no ano de 1972. O auge de sua carreira aconteceu entre 1972 e 1973 quando recebeu diversos prêmios como melhor cantor e compositor do ano, mas assim como ascendeu meteoricamente, sua carreira também sofreu um rápido declínio mas ele continua compondo e gravando profissionalmente e o seu último trabalho foi um disco chamado "Gilbertville" que foi lançado simultaneamente no Japão e na Europa no dia 31 de Janeiro de 2011.

5 comentários:

João Carlos disse...

Lembro com clareza de um único LP dele que apareceu por aqui na época e que reunia todas estas músicas citadas.Clair tem uma melodia que lembra Macca. Alone Again é daquelas que ficam na memória para sempre.É um retrato fiel de uma época.Que saudade!

Unknown disse...

Obrigado pela narrativa exposta aqui, estava procurando saber sobre o interprete das músicas Alone Again e Clair. Apesar de ter nascido no final dos anos de 1970, esse estilo de música são as minhas preferidas.

Dativo Marques disse...

Alone Again fez um sucesso incrível no Brasil. Eu não cansava de escutar e tentar acompanhar o artista. Lembrei-me, também, de Raindrops Keep Falling on My Head naquela cena da bicicleta, da namorada do amigo e...do touro! Eu era feluz, e sabia. Mas não podia parar o tempo...

Antônio Carlos disse...

Realmente um artista de mão cheia. Talento incrível. Parabéns

Anônima disse...

Musica muito romntica se ouvia direto em casa pelos meus pais..eram outros tempos..grande artista..bom.saber que esta vivo e segue trabalhando!