sexta-feira, 11 de maio de 2012

EDU 50 ANOS - 36 DE PURA BEATLEMANIA!

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que apareço aí em cima, logo no topo, não por vontade própria, mas por coação. O Mariozinho, meu amigo há mais de 30 anos e fotógrafo, fez essas fotos exatamente há 1 mês, quando completou 50 anos. Só que as imagens acabaram ficando tão boas que ele me pediu que usasse no dia dos meus 50 anos. Ontém, quando vi a coisa pronta, disse-lhe que não usaria, porque morria de vergonha. E ele respondeu que, se entrasse aqui hoje e a foto não estivesse logo na cabeça, nunca mais falaria comigo. Sei muito bem que estava blefando... mas como não posso mais me dar ao luxo de perder mais nada, ainda mais um amigo como esse, assim foi. E não é que acabou ficando bacana?
Pois bem, caros amigos do Baú do Edu: Hoje, dia 11 de maio do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo 2012, completo 50 anos. Quase 40 deles de amor, dedicação e agradecimento aos Beatles – e meus pais, naturalmente – por serem responsáveis por tudo que me tornei: no mínimo e na pior das hipóteses, um cara do bem. Fazer e manter nosso blog preferido vivo, é sem dúvida alguma o maior prazer que tenho nessa vida. Nesses quase 4 anos que se completam em agosto, tive a grande oportunidade de conhecer tantos amigos que guardarei para sempre até o fim. Muitos desses amigos vieram e se foram, mas a grande maioria, continuou sempre firme, acreditando em mim e no meu trabalho. O que muito me engrandece. Não só hoje, mas sempre, gostaria de agradecer demais aos meus pais, meus irmãos e a todos esses amigos que fazem a alegria do Baú. E é através do depoimento de alguns desses grandes amigos que deixo aqui minha homenagem para mim mesmo. Muito obrigado a cada um de vocês que visitam nosso blog preferido todos os dias, contribuindo com seus comentários e participando ativamente das postagens. Isso tem um valor inestimável para mim. Muito obrigado mesmo! Eduardo Bonfim.
EDU 5.0 – Por João Carlos W. de Mendonça
Como a maioria das boas coisas da vida, foi quase acaso que descobri “O Baú do Edu”. Estava num site que indicava 10 blogs sobre os Beatles que valiam uma visita, e estive em todos. Sinceramente, parei no nosso Baú. Nem me dei conta e já era assíduo. Inadvertidamente e por conta do meu velho e lento computador, lia diariamente, mas comentava pouco. O engraçado é que numa dessas poucas participações, teci algumas críticas, pontuais, ao CD/DVD de Paul “Good Evening New York City”. Dia seguinte, e nada do meu comentário aparecer, e eu terminei achando tratar-se de problemas com o meu computador e continuei lendo e acompanhando o blog, cada vez mais e melhor. Até que li um post de alguém que criticava a falta de comentários, demonstrando o quanto de dedicação, esforço e muito amor moviam aqueles que mantinham um blog, que não obtinham nenhum tipo de vantagem pessoal e/ou pecuniária. Na verdade, os comentários seriam a “vitamina”, o combustível de um blog, porém, a maioria das pessoas simplesmente lia e pronto. Confesso que aquilo me tocou, ainda mais por tratar-se de Beatles, Badfinger e da cultura pop.
Desde então, raramente deixei de comentar. Ao menos para dizer que “gostei”. E foi nesse período que o Edu começou a se revelar e revelar seu coração “destamanho”. Após comentar sobre o Badfinger (o disco que tem I MISS YOU, SHINE ON etc), ele confessou que tinha tirado aquela minha opinião sobre o lançamento do Paul, por ter feito um julgamento equivocado de mim. Sou tão grato ao mestre que, ainda prefiro acreditar que meu computador “faiô” e ele nunca teve porque se desculpar.
Este garoto que chega aos 50 anos, como todas as grandes personalidades que conheci, continua cada vez mais garoto, porque move-se pela paixão. Apesar de profissional realizado, de pai bem resolvido e filho exemplar, dedica-se com rara afeição ao Baú, nos brindando quase que diariamente com material de primeira, raridades sonoras e visuais, que poderia muito bem guardar para si ou, como muita gente faz, lucrar com isso. Mas ele prefere dividir conosco e com quem mais chegar. E com a mesma intensidade, abre seu coração para chutar o balde, para esculachar quem merece, mas termina condescendendo. Edu, às vezes (talvez seja o único blogueiro que assim o faz) é o primeiro a comentar um vídeo ou texto com um entusiasmo contagiante e juvenil, assim como também chorou (e nos comoveu) com a doença e o encantamento de seu pai, de sua ex-esposa e de alguns amigos de verdade. Por isso, a palavra GENEROSIDADE define exatamente o BAÚ DO EDU e por conseguinte, o próprio Edu. Porque apesar dos pesados e dos baldes eventualmente chutados, o carinho, o respeito à livre expressão e a simpatia sempre preponderam no seu proceder. E assim sendo, a gente sabe que O BAÚ DO EDU, mais que um blog, ou mais um blog, é de fato uma faceta, mais um produto do coração deste vovô-garoto, que qualquer outra coisa. Como seus habituais frequentadores, o BAÚ toca velhos corações, como o meu, e muitos jovens corações, como a maioria de seus fãs. Assim como os quatro cavaleiros do apóscalypso!
Nesta data, mais que o aniversariante, todos nós devemos comemorar o amigo e o irmão que Deus nos deu. Sem querer, Moraes Moreira definiu o nosso Edu, quando cantou: “chorar é bonito. E não faz vergonha. Eu só acredito em homem que chora e sonha!”.

PARABÉNS, IRMÃO! DEUS TE ABENÇOE... SEMPRE! João Carlos W. de Mendonça

FELIZ ANIVERSÁRIO, EDU! Por Valdir Junior
Neste dia em que você completa 50 anos, só posso em primeiro lugar desejar felicidades e tudo que há de bom nessa vida,  assim como muitos anos de vida . Mesmo não o conhecendo pessoalmente (mas espero que chegue o dia que isso aconteça) já o considero um grande amigo, porque alem dessa grande paixão que nos une (The Beatles / Cultura Pop) tenho uma grande admiração pelo trabalho que você faz com “O Baú do Edu”, sei que não é nada fácil arranjar assuntos, motivos e “bombas” fresquinhas para atualizar os post diários, ter um texto coerente e bem escrito, além, claro, da pesquisa incessante e séria para basear tudo isso. Às vezes acho que você deve ter feito um curso de paciência com o Dalai Lama para agüentar os problemas que tudo isso com certeza traz a você e mesmo assim mantém com firmeza e convicção esse trabalho. Nesses dois anos que acompanho o blog (e eventualmente  colaborei com alguns textinhos) todo dia fico sempre na expectativa de ver  e ler “o próximo post “, “a próxima bomba” e a surpresa sempre é bem recompensada. Infelizmente, a única coisa que lamento, e muito, é o fato de não serem mais disponibilizados os links para downloads de raridades e etc... do universo Beatle , isso era uma das coisas mais legais do blog, porque de um jeito ou outro eram compartilhados e apresentados novos sons. Entendo que isso acabou porque forças maiores assim o obrigaram e tenho certeza que você mesmo não queria isso, mas a saudade ainda bate forte desse tempo. Edu, você em vários momentos nesses anos desabafou conosco a vontade de não mais continuar com o blog, mas graças a Deus, Krishna, Buda e Maomé, isso não aconteceu. Faço coro encarecidamente para você continuar com ele, sei que os problemas que essa vida nos traz às vezes tiram nossas forças, mas se não mantermos aquilo que nos traz mais alegria e nos mantém vivos, seremos derrotados por eles (os problemas) e você sabe que pode contar com seus amigos para manter sempre vivo “O Baú do Edu”. O trabalho que você faz com nosso blog preferido é de uma importância enorme para manter viva a “chama eterna” da mitologia dos Beatles e também manter e unir pessoas separadas mundo afora, mas que graças a esse milagre chamado tecnologia podem criar laços de amizade, colaboração e união fazendo desse mundo um pouco melhor e mais cheio de amor, musica e cultura. Como os nossos dois heróis remanescentes (Paul & Ringo) continue  olhando sempre para frente (sem esquecer do passado) e faça aquilo de que mais goste e não deixe o sonho acabar nunca. Feliz Aniversario Meu Amigo! Pode contar comigo sempre nessa “The Long and Winding Road” e também para Carry The Weight For a Long Time. Um grande abraço e Hare Krishna, Badfinger Boogie e “A whop bop a lula a whop bam boom”! Valdir Junior / maio/ 2012.

As muitas idades do Edu - Por Marco Miranda

Edu completa 50 anos. Uma data exata, número redondo, emblemático, cabalístico. Digno de uma grande celebração. Celebremos, então, ao cinqüentenário desse roqueiro, artista, baúsista, publicitário e, acima de tudo beatlemaníaco, ou melhor, O Beatlemaníaco. Mas, se levarmos em conta que renascemos um pouco a cada dia, fica a pergunta: quantos anos o Edu realmente tem? Se considerarmos que ele nasceu a primeira vez aos 11 de maio de 1962, lá se vão exatos cinqüenta anos. Se contabilizarmos que ele renasceu aos doze, naquela tarde em que descobriu os Beatles ao assistir o filme Help, o Edu tem apenas trinta e oito. Ou talvez a conta recomece quando ele foi pai pela primeira vez. Daí o Edu estaria hoje com trinta e um anos. Mas ele teve que renascer também após a primeira separação. Já perdi a conta. E suas idades podem ter sido renovadas com o nascimento dos outros filhos, com a descoberta do Badfinger, com o primeiro show que viu do Paul. Com aquela garota por quem ele se apaixonou. Com aquele dia de sol infinitamente lindo. Há quem diga que o primeiro gole de uma cerveja gelada depois de um intenso dia de trabalho é revigorante. E é mesmo. Por isso, provavelmente o Edu vai renascer hoje às 18 horas. Ele pode ter renascido também com aquela nova amizade. Sim, os amigos de verdade nos renovam. Mas, finalmente, chego ao seu renascimento mais esplêndido, o último grande que presenciei. Aquele que se deu no dia em que O Baú do Edu foi ao ar pela primeira vez. E isso é recente. Faz com que o Edu tenha menos de quatro anos. E se continuarmos nessa matemática ilógica para descobrir as muitas idades do Edu, ouso dizer que, levando em conta todo o conhecimento que ele destila sobre os Beatles, o rock e a cultura pop, podemos dizer que o Edu tem a idade do Raul, aquele que nasceu há dez mil anos atrás. Sabem de uma coisa, é tolice ficar tentando contar as muitas idades do Edu. Deixemos isso pra lá. Não importa se ele tem dois, dez, cinqüenta ou cem anos. O que importa é que ele está aqui com a gente nesse exato momento. E por isso, celebremos a nova idade do Edu. Façamos cinqüenta declarações de amizade, admiração e agradecimento para postar no baú. Feliz aniversário, meu amigo de longas datas. Que todos os seus celebrem com você e que nos próximos cinqüenta anos tenhamos muitas razões para celebrar suas idades. Vida longa ao Baú, vida longa ao Edu.


15 comentários:

Jeniffer disse...

Parabéns Edu, mais 50 anos de Beatles e da boa música. Faço aniversário no domingo.Adorei a foto do topo, vc e nossos amigos, seus amigos íntimos de 36 anos. Parabéns por prestar tb um serviço à beatlemania brasileira e abrir seu baú todos os dias com os mais diferentes temas e musicos sempre ligados aos Beatles. Parabéns!!

Cacá disse...

"Parabéns pra você, nessa data querida..." trá lá lá
A foto ficou LINDA!
Te amo!
Beijos de sua irmã,
Cacá

Anônimo disse...

Parabéns Edu!!
Aqui, pra mim é a central da Beatlemania brasileira.Os Beatles pra mim são mais que uma banda. Eles alteraram o meu modo de pensar, de ver as coisas. Esse blog me fez aprender muito mais coisas sobre eles.
E parece que desde que comecei a seguir ao Baú, virou rotina eu sempre olhar a lista de leitura do blogger e procurar alguma nova postagem daqui. É, sem dúvida o meu blog favorito.
Obrigada por fazer a minha lista de leitura do blogger ficar mais completa :)
IT'S GETTING BETTER ALL THE TIME!
Um abraço e feliz aniversario, Edu!

Michellen disse...

Que lindo! Feliz Aniversário Duduzinho de Amor! Que seu dia seja lindo. Bjinhos. :*

Danielle Starkey disse...

Eduuuuu, feliz aniversário! :D
Muitas muitas muitas felicidades e vida longa ao Baú!
Beijos!

Júlio disse...

Meus parabéns e feliz aniversário Edu, e mais uma vez obrigado por manter este Baú cada vez melhor!
Desejo a você muitos anos de vida com saúde e paz!

wallisson disse...

Parabens
e que vc continue com esse blog
por mais 50 anos

joao disse...

Parabens edu e obrigado por nos trazer um blog taão completo relacionado aos Beatles valeu
Vc sempre muito gentil com todos aqui

Juca Livre disse...

Grande Edu ! Feliz Aniversário. Felicidades pra vc e pra todos nós. E parabéns por esse blog que é uma verdadeira dádiva ! Isso mostra que nem tudo está perdido nesse mundo.

Paz !

Edu disse...

Muito obrigado, meus amigos! Sinto-me envaidecido de verdade!

Anônimo disse...

Parabéns Edu!
Mesmo sem te conhecer pessoalmente, adimiro muito seu trabalho com este blog e tenho muito respeito por você e seu conhecimento, sempre aprendo mais e me surpreendo aqui!
Tudo de bom e muitos anos de vida! (:

Matheus Felizari disse...

O ultimo comentario, falando sobre o respeito e conhecimento é meu. Mas eu apertei enter antes de preencher meus dados xP Desculpe xP

Laví disse...

Parabens Edu!!

Anônimo disse...

EDU não é atoa que vc. faz 50 com saúde e criatividade. É porque vc. merecê.grande abraço do seu vizinho
Roberto Castello

Fábio Simão disse...

Edu,
Sou um visitante assíduo do seu blog, mas como você mesmo critica com razão, não um grande comentarista dos posts, mas me senti na obrigação de desejar-lhe feliz 50 anos e que sim, independente dos comentários, você é importantíssimo para todos nós leitores do grande blog.
Continue, porque nós somos seus fiéis seguidores, comentando ou não.
Abraços!!!