terça-feira, 15 de maio de 2012

THE BEATLES - PAPERBACK WRITER / RAIN

Matéria publicada originalmente em 11 de julho/2011. Repeteco especialmente em homenagem a amiga Fábia C. Menescal. Abração!
"Paperback Writer" é uma canção escrita por Lennon & McCartney e gravada pelos Beatles em 1966. Foi lançada como Lado A do single que tinha a canção "Rain" como Lado B, e alcançou o topo das paradas britânica e americana. Anos depois, foi incluída nos álbuns Hey Jude, The Beatles 1962–1966, Past Masters, Volume Two e 1.
O single foi o primeiro dos Beatles que não falava de amor, e a letra da canção foi escrita como uma carta enviada por um autor a um editor de livros pedindo para aceitar seu novo livro. A inspiração teria surgido de uma carta real enviada a Paul por um aspirante a escritor.
A composição da canção é creditada a Lennon & McCartney, embora muitos acreditem que a canção tenha sido escrita apenas por Paul. Entretanto, em entrevista na década de 90, ele disse: "Eu cheguei à casa de John e lhe falei sobre a ideia de escrever uma canção sobre um autor, como uma carta para um editor. Então, nós fomos à sala de música dele e colocamos a melodia. Posteriormente, John e eu nos sentamos e terminamos a canção, mas ela foi creditada a mim porque a ideia original era minha".



Em uma primeira leitura, a letra de "Rain" parece fazer referência as pessoas que reclamam do clima. Mas, em uma análise mais profunda, propõe a libertação dos valores morais pré-estabelecidos. Além disso, sugere um estado de consciência alterado, não somente pelos seus versos, mas também pelos vocais arrastados e nos instrumentos tocados de forma mais lenta, porém pesados.
O último verso de "Rain" inclui um trecho tocado ao contrário, tendo sido um dos primeiros usos dessa técnica em um disco. George Martin disse que a ideia foi dele, mas John Lennon, afirmou: "Após a sessão de gravação da canção - que terminou às quatro ou cinco da manhã - eu levei a fita para casa para ver o que mais eu poderia fazer. E eu estava meio cansado, não sabendo bem o que estava fazendo, e coloquei no gravador de forma incorreta, tocando-a ao contrário. E gostei. Foi o que aconteceu." "Rain" acabou se tornando uma das preferidas dos integrantes da banda e também dos fãs. Ringo Starr considera a canção um de seus melhores desempenhos como baterista, e Paul McCartney declarou várias vezes que é uma das suas preferidas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adoro essas duas.
Esses foram os primeiros clipes, não é?

Valdir Junior disse...

Duas musicas que falam por si só !!!

Jeniffer disse...

segunda chuvosa aqui no ES, cantei Rain o dia todo e comecei a pensar que essa musica tb fala que ninguém está satisfeito com nada na vida.Sei lá, fiquei pensando nisso.
E Paperback writer eu acho sensacional, eles mostram que podem contar historias "de terceiros".E depois viriam tantas outras histórias ... Eleanor Rigby, Rocky Raccon, a garota que estava deixando sua casa ... Poucos sabem fazer isso como os Beatles.

João Carlos disse...

Clássicas! RAIN foi citada no livro 33 Canções de Bruce Hornsby.