quarta-feira, 2 de maio de 2012

THE BEATLES - DIG IT - 2012

"Dig It" é uma canção dos Beatles do álbum “Let It Be”. A música é creditada a Lennon, McCartney, Harrison e Starkey. É uma das poucas canções creditadas a todos os Beatles. As outras são "Flying" (do Magical Mystery Tour), "Suzy Parker" (do filme Let It Be), "12-Bar Original" (do Anthology 2), "Los Paranoias" (do Anthology 3) e a versão de "Free as a Bird". Esta canção e "Maggie Mae" aparecem no álbum Let It Be, mas não estão incluídas no “Let It Be ... Naked”. Foram substituídas por "Don't Let Me Down". Em Maio de 1969 a versão de Glyn Johns do álbum, intitulado Get Back, teve um trecho de 3:59 de "Dig It", que foi posteriormente reduzida para a versão muito mais curta do álbum final. Algumas versões foram gravadas durante as sessões do projeto Get Back/Let It Be, em 24,26,27,28 e 29 de janeiro de 1969. A versão de 51 segundos é uma parte da gravação de 26 de janeiro,que era uma sessão de doze minutos que envolvia a canção "Twist and Shout". No começo da sessão, Lennon canta a letra principal com intervenção de Harrison, enquanto Heather ficava no vocal de fundo.
Como a performance piorou, Lennon estimulou os outros a continuar. Paul adicionou um vocal barítono de "dig it up, dig it up, dig it up" ("desenterre, desenterre, desenterre") e variantes e Lennon começou a repetir "Like a rolling stone" ("Como um rolling stone"), pessoa sem estabelecimento fixo), então vai para a parte das "pessoas famosas", mencionando "o FBI, a CIA, a BBC, B.B. King, Doris Day e Matt Busby". Entra com fade in e acaba com a frase “That was Can You Dig It? by Georgie Wood, now we’d like to do Hark The Angels Come” e emenda com “Let It Be”. A expressão “Dig it?” (Sacou?) era muito usada na época. Georgie Wood era um anão inglês de vaudeville que se apresentava caracterizado de criança, daí a voz fina que John usa. “Hark the angels come” parece se referir à canção natalina “Hark the Herald angels sing/ (…) Come all ye faithful.” (Atenção, os anjos anunciadores cantam / Venham todos os fiéis). Matt Busby era o destemido empresário do Manchester United que apareceu no noticiário 12 dias antes da gravação anunciando sua aposentadoria.

3 comentários:

henrique disse...

Só resta uma pergunta...: COMO NÃO GOSTAR DESSES CARAS????????

Valdir Junior disse...

Podiam lançar uma versão editada dessa de 12 minutos !!!Ela é bem legal e descontraída.
Se eu não me engano naquele disco bônus da Let it Be..Naked também tem um pedaço dela ( ??!! ).
Agora essa frase final do John antes da faixa Let it Be , no " Many Years From Now " o Barry Miles diz que era um gozação do John em cima da musica do Paul ! , conhecendo um pouco como o John era sarcástico dá até para acreditar !!

João Carlos disse...

Valdir,quem viu o filme percebe que as tiradas de Lennon foram noutros contextos.Na edição do disco,Phil Spector,para dá um clima de "ao vivo" colocou-as onde achou conveniente,transformou Dig It numa vinheta etc,etc. Portanto,com relação à John, Barry viu pelo em ovo!
PS: Edu,infelizmente só posso ver/ouvir os vídeos em casa.Aqui não passa.