segunda-feira, 28 de maio de 2012

THE BEATLES - BECAUSE - GENIAL

"Because" é uma canção dos Beatles composta por John Lennon, creditada a dupla Lennon & McCartney, e lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação ocorreu no dia 1 de agosto de 1969, e foi concluída em 5 de agosto de 1969. John Lennon, certo dia, estava ouvindo Yoko Ono, que havia estudado piano clássico na juventude, tocar a sonata para piano n° 14, opus 27, de Beethoven, conhecida como "Sonata ao Luar". Ao ouvi-la, ele teve uma idéia: pediu para Yoko tocar os acordes invertidos, do fim para o começo. John inspirou-se na harmona resultante e compôs "Because". Na música, John Lennon, Paul McCartney e George Harrison cantam em coro harmônico, tal como fizeram em Yes It Is e This Boy. Para o resultado final, as vozes foram três vezes sobrepostas (overdub), criando um efeito de nove vozes. John Lennon canta e toca guitarra. George Harrison canta e toca sintetizador moog, Paul McCartney canta e toca baixo. Ringo Starr estava presente durante as gravações, mas a sua participação, que se limitou a fazer a marcação do andamento, não foi registrada. George Martin participou tocando um modelo de espineta (espécie de cravo). No CD Anthology 3 lançado em 1996, a música é apresentada só com as vozes, sem nenhum instrumento. O mesmo se dá na abertura do CD Love, lançado em 2006.

7 comentários:

Anônimo disse...

Essa música dá arrepios. É sensacional mesmo! Amo amo amo amo.

Jeniffer disse...

Nossa, essa música é linda demais, uma das mais linda que já ouvi.O clipe com O grande Ditador ficou ótimo

henrique disse...

Linda! Vocal a la Everly Brothers. E pensar que o pedante do Noel Gallagher disse que no Abbey Road as únicas coisas decentes eram Come Together e Something.

Valdir Junior disse...

Só os vocais são uma das maiores características dos Beatles e Because é o maior exemplo disso !!
os 3 parecem " anjos " cantando e harmonizando !!
Lindo de morrer !!!

Hélio Couto disse...

a la Everly Brothers? Nada a ver

João Carlos disse...

Realmente é celestial! Tem gente ainda hoje que acha que não são os Bestles!

henrique disse...

Quis dizer que os Everly Brothers tinham arranjos vocais sofisticados,com harmonias etc... mas claro que os Beatles "potencializaram", digamos assim, os arranjos vocais.