sexta-feira, 11 de maio de 2012

10 PEGUNTAS PARA O EDU DO BÁU

Então Edu, cinquentão?
Pois é. Quem diria. Parece que foi ontem que comprei meu primeiro disco dos Beatles... mas lá já vão quase 40 anos. Quando completei 20, achava que não chegaria aos 30. Aos 30, que não chegaria aos 40, e aos 40 que não completaria 50. Mas é isso! Here we go again!
E como se sente aos 50 anos?
"Still crazy after all this years". Me sinto velho, estou cansado e quase sempre stressado e com o saco completamente cheio por não ver as coisas acontecerem da forma que gostaria.
E o Baú do Edu? Como anda?
O Baú do Edu é a única coisa boa na minha vida. A única coisa que realmente me deixa feliz! O Baú do Edu balança, balança mas ainda não caiu. E não vai cair tão cedo no que depender de mim. Mas não me iludo, sei que vai chegar a hora dele. É um trabalho bem legal de fazer e absolutamente gratificante (às vezes). Gostaria de ter mais tempo... me dedicar integralmente. Mas nunca dá. Fazer "O Baú", me consome demais. Além do trabalho que tenho para não ser devorado pelos tubarões. Gostaria de ter um grande patrocinador que me bancasse como a Petrobrás ou Banco do Brasil... mas isso é muito difícil. Ainda mais se a cultura que divulgo nem é a brasiliana.
E o que precisa para que isso aconteça?
Termos no mínimo 3 mil acessos diários e mil membros (ou 'seguidores'), mas ainda estamos caminhando quase para a metade desses números.
E por que então, não vende espaços para anunciantes como fazem outros sites e blogs?
Acho que esses anúncios enfeiariam o visual do Baú do Edu, que juntamente com a qualidade do conteúdo das postagens fazem o grande diferencial do nosso blog preferido.
Quem realmente faz o Baú do Edu?
Eu. Somente eu. Um trabalhão absolutamente solitário. Eventualmente, algum amigo me ajuda com um texto, ou mesmo fazendo alguma postagem, como é o caso dos amigos Marco, Valdir e João Carlos. Mas isso é bem raro.
O que mais lhe aborrece em manter o blog ativo?
Existe muita gente na Beatlemania nacional que se acha "donos" dos Beatles e da verdade absoluta. São os tubarões que falava ainda há pouco. Outra coisa que me aborrece bastante é passar às vezes uma semana inteira (ou duas) preparando uma postagem épica, enorme, que tive de ler dois livros para fazer e não haver um comentário sequer. As pessoas são difíceis de compreender que a única forma de manter o blog no ar são os comentários. Os comentários são o alimento do blogger. E não espero só elogios não. Espero críticas sinceras e verdadeiras, desde que devidamente assinadas, não por um anônimo idiota qualquer me agredindo gratuitamente ou a qualquer um dos quatro Beatles. Coisa que aconteceu bastante durante a última passagem de Paul por essas terras.
E o que mais lhe envaidece?
Exatamente o contrário, ora. Todos os dias, quase infalivelmente abro o programa Google Analytics às 6 horas da manhã para ver quantos acessos houveram no dia anterior. Quando a setinha do gráfico sobe até quase sumir da tela, fico realmente satisfeito.
O Baú do Edu está com quase 3.000 postagens. De todas, qual deu mais audiência?
Foi perto do final do ano passado quando Paul fez o show no engenhão. Foram 2.200 acessos no dia do show.
Paul McCartney é o seu Beatle preferido, não é? Por favor, não minta...
Rsrsrs. Para não magoar ou ferir os sentimentos de ninguém, muitas vezes já tentei dissimular dizendo que ele é um dos meus quatro Beatles preferidos. Mas ele é sim! É o meu Beatle preferido, é o meu artista preferido e, para mim, é de longe o maior artista do planeta em todos os tempos, entre mortos e vivos. É também a pessoa que eu mais gostaria de conhecer, dar um abraço ou simplesmente apertar sua mão esquerda.
O que espera para os próximos 10 anos?
Sinceramente, não espero muita coisa não. Espero que consiga me aposentar daqui a dois anos da carreira de "publiciotário", porque não aguento mais. Espero que consiga completar 60 anos e nosso blog preferido ainda exista. Espero que as pessoas que gosto parassem um pouco de morrer. Queria muito que essa onda ruim que aconteceu comigo e com meu filho Davi (as mortes do meu pai, minha avó, a mãe e a avó materna dele) dessem um longo, longo tempo e pudéssemos ser um pouco mais felizes. Afinal, agora somos só nós dois. Uma das postagens que mais gostei de fazer foi a do filme "O Náufrago" que adoro, principalmente por causa da frase "nunca sabemos o que a maré nos trará amanhã". Mas, de tudo mesmo, o que mais queria agora, nesse exato momento, é que alguém me desse de presente uma coisa simples, mas que não posso falar aqui, afinal, nosso blog é acessado por crianças também, e vigiado por tantos... Por isso, vou ficar só na vontade...
Muito obrigado, Edu. Feliz 60 anos!
60? Não era 50? Valeu! Muito obrigado a cada um de vocês que está lendo isso agora. Não há dinheiro no mundo que pague isso. E já que é meu niver, chamei meus oito melhores amigos para a festa. Abração no coração de cada um! E sempre: Muito obrigado!

16 comentários:

Leonardo Polaro disse...

Que entrevista bacana e reveladora. Não desanime, e relaxe caro amigo. Pelo que eu entendi,esse seu ´´presente´´ eu não posso te dar....rs
Uma hora chega,vais ver...
Abraços !!!

Georgina Gomes disse...

Parabéns!!! Visito o blog todos os dias e sempre encontro informações bacanas :D

João Carlos disse...

Parabéns irmão.
Fique tranquilo. Tudo tem seu tempo!Deixe apenas a vida seguir seu curso e viva cada dia de uma vez e da melhor maneira. "A vida é o que está acontecendo agora,enquanto você faz planos!". Quem foi mesmo que disse isso (ou algo parecido) ?

henrique disse...

Há alguns meses tornei-me "seguidor" do Baú...passei um período de tempo visitando Blogs variados até que chegou o momento em que visito (em termos de Beatles)apenas essa querida página. Atualmente meus acessos à net compreendem pouquíssimas coisas e uma dessas é o Baú. Edu, não lhe conheço pessoalmente mas isso não impediu que se desenvolvesse em mim um sentimento fraterno por você e seu Blog. Estou muito feliz por seu aniversário, compartilho virtualmente esse momento seu,esse número tão simbólico (meio século meu amigo!). Vida longa ao Baú...e ao Edu! Beatle-abraço!

henrique disse...

Ahhhh e ficou muito bacana a sua foto de "quinto beatle" !

Marco Miranda disse...

Falou, meu amigo. Que aos sessenta ainda estejamos nos divertindo com os tesouros do Baú. Desejo a você, hoje, aquilo que desejo todos os dias. Muita paz, alegria e saúde. E muito Beatles, é claro.

Anônimo disse...

Parabéns Edu!
Espero que ,assim como tu, esse Baú ainda viva por muitos anos. É claro que espero isso, é o meu blog favorito...
E que nesse dia ninguém se atreva a cantar "parabéns pra você". por que temos uma música bem melhor... (Birthday - The Beatles)
Feliz Aniversario!

Michellen disse...

Dudu, espero que vc ganhe o seu presente hoje. Daqui para às 23h59 tem muito chão pela frente. Bjs

Eduardo Farias disse...

Parabéns pelo aniversário, xará.
Gosto muito do seu blog e ele está entre os poucos que classifico como favoritos.
Embora não te conheça pessoalmente, te desejo força, saúde e sucesso. Que continues com este excelente trabalho de divulgação do que existe de melhor no mundo da música e da cultura pop.
A vida é uma "long and winding road" onde, se hoje tu estás meio pra baixo, amanhã pode ter certeza que as coisas vão melhorar.
E se te achas velho, mire-se no exemplo de energia e vitalidade do nosso querido tio Macca. Com 70 anos o cara ainda parece um guri, sempre nos surpreendendo com seus inúmeros projetos e turnês. Grande abraço e vida longa ao Baú!

andrezbeatle disse...

Parabéns Edu!!!
Feliz Aniversário Mesmo Cara!!!
Vida Longa à Voce a ao Baú!!!
Abração!!!

Luiz FernandoVieira disse...

PARABÉNS EDU! Que você permaneça mais 50 anos na terra. A cultura POP de anos atrás precisa muito de sua divulgação, tendo em vista o que está sendo passado hoje para os novos!!!! VALEU PELO BLOG E NOVAMENTE PARABÉNS! Segue um link no youtube em sua homenagem! http://www.youtube.com/watch?v=ICaEP68Rt5w&feature=related

Valdir Junior disse...

Feliz Aniversario Edu !!!
Com certeza tudo vai dar certo e tommorow never knows !!!

Abração e pode tomar uma gelada por minha conta !!!!

EVELIZE VOLPI disse...

Adorei esta entrevista!Muito bacana! Valeu!
Parabéns Edu!

Edu disse...

Valeu, pessoal. Aquele abraço do fundo do meu coração! Forever!

Felipe Morato disse...

Parabéns atrassado(rsrsrs)!
Vlw Edu! Por compartilhar esse seu conhecimento sobre os Beatles!...Não te conheço pessoalmente,...mas tenho uma otima impressão sobre você.
E que o nosso amado blog continue nos fornecendo informações sobre os quatro garotos de Liverpool ou devo dizer os cinco garotos!? uhsuhsauhsauhsahuas

Felicidades,tudo de bom hoje e sempre! e relaxe um dia o seu "presente" chega! Abraços!

Lidiane Pessoa disse...

Será que esse comentário ainda vale? pelo menos é desse ano... rsrsrs. Parabéns pelo aniversário e pelo blog Edu... tudo de bom pra você.. da sua nova fiel leitora.