segunda-feira, 9 de abril de 2012

RICHARD LESTER - THE DIRECTOR

Dick (Richard) Lester foi uma criança prodígio, tendo ingressado na Universidade da Pensilvânia com quinze anos. Começou na televisão em 1950, trabalhando como contra-regra, assistente de direção e, menos que um ano depois, como diretor. Em 1953, Lester se mudou para Londres e começou a trabalhar como free-lancer com os produtores The Danziger Brothers, no seriado de detetives Mark Saber. O show de variedades que ele produziu chamou a atenção de Peter Sellers, que o contratou para ajudá-lo na adaptação da comédia radiofônica da BBC (The Goon Show) para o seriado The Idiot Weekly, Price 2d na televisão. Foi um sucesso, seguido dos shows A Show Called Fred e Son of Fred.
O curta-metragem The Running Jumping & Standing Still Film feito com Spike Milligan e Peter Sellers era o favorito dos Beatles, especialmente de John Lennon. Quando a banda foi contratada para fazer um filme, eles escolheram Richard Lester de uma lista de possiveis diretores em 1964. A Hard Day's Night mostrava uma versao exagerada e simplista da banda de rock e se tornou uma excelente peça de marketing. Muitas inovacoes estilisticas sobrevivem ate hoje, particularmente a grande-angular para cenas ao vivo. Lester foi considerado pela MTV como "pai do Video Clip.
Lester também dirigiu o segundo filme dos Beatles Help! em 1965. Continuou sua carreira dirigindo vários filmes, incluindo as comédias The Knack...And How to Get It (1965), que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e Petulia (1965), assim como o sombriamente surreal How I Won the War, filme anti-belicista de 1967 estrelado por John Lennon. Lester percebeu que os filmes anti-guerra opunham "guerras más" a guerras travadas por razões "nobres", como as guerras contra o nazismo ou contra o comunismo. Ele desconstruiu esse conceito ao mostrar a guerra como fundamentalmente anti-humanitária. Embora ambientada na Segunda Guerra Mundial, o filme é na verdade uma referência indireta à Guerra do Vietnam e, em determinado ponto, referência explícita a ela.
Nos anos 1970, Lester dirigiu uma ampla gama de filmes, incluindo os fracassados Juggernaut (1974), Robin and Marian (1976), com Sean Connery e Audrey Hepburn e o romance de época Cuba (1979), também com Connery. O maior sucesso comercial nesse período foram The Three Musketeers (1973) e, na sequência, The Four Musketeers (1974). Esses filmes foram alvo de controvérsias, pois os produtores Alexander Salkind e Ilya Salkind decidiram fazer as duas versões depois das filmagens realizadas. Parte da equipe processou os Salkinds, alegando que foram contratatados para apenas um filme.
Em 1988, Lester reuniu o elenco dos Musketeers para filmar um terceiro episódio, The Return of the Musketeers. No entanto, durante filmagens na Espanha, o ator Roy Kinnear, um amigo próximo, morreu ao cair de um cavalo. Lester concluiu o filme e parou de dirigir filmes. Somente voltou a trabalhar dirigindo o filme Get Back para o amigo Paul McCartney, em 1991. Em 1993, ele apresentou Hollywood UK, um seriado de cinco episódios sobre o cinema britânico nos anos 60 para a BBC. Recentemente, o diretor Steven Soderbergh tem sido um dos muitos a defender uma reavaliação do trabalho e da influência da filmografia de Richard Lester. Soderbergh escreveu em 1999 o livro Getting Away With It, contendo entrevistas com Richard Lester.

6 comentários:

Valdir Junior disse...

Edu ,O Richard Lester tambem dirigiu os filmes Superman 2 e 3 com o saudoso Christopher Reeve , infelizmente para mim , apesar de gostar muito do estilo e do trabalho do Richard Lester , acho que ele não soube ( talvez por causa dos produtores ) fazer um filme a altura e na medida para o " Homem de Aço ", pois esses filmes são praticamente uma comedia pastelão !!!
Já o filme Get Back do Paul tem algumas falhas , mas não são culpa do Richard Lester e sim do Paul !!!
Bem é minha opinião...sorry folks !!!

Edu disse...

Caro amigo, há quem diga que ele só fez "A Hard Day's Night" e "HELP!". Sorry folks too!

Edu disse...

E fez também filmes pornôs! Mas isso não importa. A HARD DAY'S NIGHT é indiscutivelmente, um clássico! No dia que me cansar de ver e ouvir, podem me internar de vez!

Edu disse...

Sobre os Beatles, Richard Lester disse: "Foi um prazer extraordinário conhecê-los e trabalhar com eles. Sinto-me honrado por fazer parte de sua história".

LUIZ ROCHA disse...

Ele já era careca na época do filme? Podia ter tirado uma foto com peruca-beatle! Gostei do blog. Abraço!

Eduardo disse...

Só por curiosidade, Richard Lester incluiu a versão de "Roll Over Beethoven" cantada pelos Beatles na trilha de Superman III, na cena do baile. No link abaixo é possível confirmar esta informação:
http://www.imdb.com/title/tt0086393/soundtrack
Penso que isso tenha sido uma homenagem do diretor aos Fab Four.