terça-feira, 10 de abril de 2012

BACKBEAT - OS 5 RAPAZES DE LIVERPOOL

Liverpool, 1960. John Lennon (Ian Hart) e Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff) organizam uma viagem a Hamburgo para tocar com Paul McCartney (Gary Bakewell), George Harrison (Chris O’Neill) e Ringo Starr (Paul Duckworth) em bares. Após o músico e artista plástico Klaus Voormann (Kai Wiesinger) assistir uma de suas apresentações ele fica entusiasmado com a banda, já batizada de The Beatles, e convence sua namorada, Astrid (Sheryl Lee), a apresentá-los para o circuito alternativo da cidade. Aos poucos Sutcliffe se aproxima de Astrid e se afasta cada vez mais da banda, que acaba recebendo um convite para gravar seu primeiro disco.

A trilha sonora é um arraso: praticamente os rocks da época dos primeiros discos dos Beatles (quando eles só tocavam covers), tocados por uma superbanda que existiu somente para esta trilha sonora: A Backbeat Band. Dave Grohl (Nirvana/ Foo Fighters) na bateria, Mike Mills (REM) no baixo e vocal, Thurston Moore (Sonic Youth) na guitarra, Greg Dulli (Afghan Whigs) e Dave Pirner (Soul Asylum) nos vocais. O repertório tem só clássicos. “Long Tall Sally” e “Good Golly Miss Molly” de Little Richard, “C’mon Everybody” de Eddie Cochran e “Rock And Roll Music” de Chuck Berry e a indefectível “Twist And Shout”, entre outras. 27 minutos e meio de rock n’roll pra animar qualquer festa.”

Backbeat tem grandes méritos: um é o de resgatar uma trilha sonora fabulosa que foi sucesso na virada dos anos 50 pros 60 e que muita gente nem conheceu. Outro mérito são as interpretações convincentes tanto de um elenco comprometido e empolgado, quanto dos verdadeiros intérpretes da trilha que incendeiam rockabillys antigos com uma verve de arrepiar os cabelos. Os Beatlemaníacos já são familiarizados com a história de Stuart Stucliff, mas essa versão cinematográfica vai além de qualquer biografia e desnuda relações de amizades para as quais muita gente nem estava se tocando, como é o caso do baixista Klaus Vorman. Esse filme é obrigatório para qualquer pessoa que se interesse por música e arte.

7 comentários:

andrezbeatle disse...

Altamente recomendado para Beatlemaniacos ou para apreciadores de boa música!

Valdir Junior disse...

Para mim esse filme é o "Menos Pior " dos filmes feito sobre os Beatles !!
As atuações dos atores que interpretam o John , o Stuart e a Astrid são muito boas , o mesmo não posso dizer do resto do elenco !!
Fora isso e alguns erros históricos aqui e lá , dá para sentir um pouquinho de como foi mais ou menos essa época para eles !!

Edu disse...

Ringo Starr disse na época: "Ô, filmezinho bom!".

Edu disse...

Curioso é que esse Gary Bakewell (Paul McCartney) voltaria a interpretar Paul no filme "A História de Linda McCartney". Ian Hart (John Lennon)também foi Lennon no filme "The Hours and Times" de 1991. Backbeat é ótimo! Nunca canso de assistir!

Milla Magalães disse...

Muito bom! Nunca tinha visto. Só PEASE MR. POSTMAN ne natou de vontade... Edu: desculpe qualquer coisa, é TUDO demais!!! TUDO de bom!!!

Edu disse...

Thanks!

Leonardo Polaro disse...

Filme muito bom, dos melhores sobre os beatles, junto com ´´febre de juventude´´.
Tenho meu dvdzinho do filme...