terça-feira, 10 de abril de 2012

50 ANOS DA MORTE DE STUART SUTCLIFFE

Quem seria o 5º Beatle afinal... George Martin? Brian Epstein? BillyPreston? Pete Best? Essa questão é discutida há quase 50 anos entre os fãs do quarteto de Liverpool. No entanto, tecnicamente, o “quinto beatle” autêntico foi mesmo o escocês Stu Sutcliffe, que, se vivo estivesse, completaria 72 anos em 2012.
Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, nasceu na Escócia, na cidade de Edimburgo em 23 de junho de 1940. Cresceu na pequena cidade de Huyton, próxima a Liverpool. Stuart Sutcliffe foi o primeiro baixista dos Beatles. Sua entrada na banda deu-se pela amizade que tinha John Lennon. Stu e John se conheceram no Liverpool College of Art. Stu era um jovem interessado em pintura e, ao ganhar um dinheiro com a venda de uma de suas obras, foi convencido por Lennon a comprar um contrabaixo elétrico e entrar para os Beatles. Seu estilo musical era limitado e, sendo algo que o incomodava, era comum vê-lo tocando de costas para o público.
Antes da explosão, os Beatles fizeram várias temporadas em Hamburgo, e foi lá que Stuart acabou conhecendo Astrid Kirchherr, que tornou-se sua namorada e teria sido ela quem deu a idéia do estilo de cabelo Mop Top dos Beatles (franjas penteadas para frente).
Pouco tempo depois, Stu Sutcliffe deixou a banda para ficar com a namorada em Hamburgo e dedicar-se completamente à pintura. Alguns meses depois, no dia 10 de abril de 1962, ele morreu de hemorragia cerebral aos 21 anos de idade. Como artista, Stu mostrava em suas obras influências britânicas e européias de artistas abstratos misturada com influência do movimento abstrato expressionista americano. Hoje algumas de suas obras encontram-se em galerias de Liverpool e Londres.
 Em 1994, foi lançado o filme Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool - cujo foco é sobre o tempo de Stuart Sutcliffe com os Beatles em Hamburgo, sua amizade com John Lennon e seu relacionamento com Astrid Kirchherr. Stephen Dorff faz o papel de Stu no filme cuja trilha sonora tem músicas que ficaram famosas em gravações dos Beatles, porém, nenhuma delas é de autoria dos rapazes de Liverpool, mas no filme são interpretadas por outros músicos.

5 comentários:

Eduardo disse...

Há quem diga que Paul McCartney morria de ciúmes da amizade de Lennon e Sutcliffe.
Inclusive no filme Backbeat, tem uma passagem na qual o jovem Macca "bota uma pilha" no John contra o Stu, dizendo que o cara estava sendo irresponsável, faltando aos shows e tal.
Na real o negócio dele não era o rocknroll e sim as artes plásticas.
Pena ter morrido tão novo.

Valdir Junior disse...

Pra mim ele sempre sera o verdadeiro 5° Beatle !!!
Foi fundamental ( mesmo não tocando nada )na formula inicial da banda !!

João Carlod disse...

Apesar de Backbeat exagerar um pouco na dose, a trágica e comovente história de Stu é sim,um capítulo fundamental da história dos Beatles.Sempre me comove não savber notícias dela e de seu relacionamento com os Beatles desde a morte de Stu até nossos dias.

Edu disse...

??????

João Carlos disse...

Eita! o "dela" ai Edu, diz respeito à Astrid.