sábado, 3 de março de 2012

OS 100 MAIORES ARTISTAS DE TODOS OS TEMPOS

Essa é daquelas postagens que já sei que vai causar polêmicas. Enfim, vamos lá: Saiu mais uma edição especial da revista Rolling Stone. Dessa vez, com a lista "OS 100 MAIORES ARTISTAS DE TODOS OS TEMPOS". The Beatles ocupam o topo da lista em 1º lugar, que é o lugar deles. Vamos conferir os 20 primeiros colocados?
Michael Jackson aparece em 35º lugar e John Lennon em 38º. Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr não aparecem. A edição especial da revista é muito bonita (como sempre) e tem uma ilustração de cada artista citado - algumas belíssimas, outras nem tanto. O texto sobre cada artista foi escrito por outro. A seguir, a gente fica com um trecho do belíssimo texto escrito por Elvis Costello sobre os Beatles:
"OUVI FALAR DOS BEATLES PELA PRIMEIRA VEZ, QUANDO EU tinha nove anos. Na época, eu passava a maior parte das minhas férias em Merseyside, e uma garota me deu uma foto deles com os nomes escritos em garranchos na parte de trás. Isso foi em 1962 ou 63, antes de eles virem para a América. A foto era mal iluminada, e eles meio que ainda não tinham acertado o visual; o cabelo do Ringo estava ligeiramente penteado para trás, como se ele ainda não tivesse comprado totalmente a ideia do cabelo tradicional dos Beatles. Eu não estava nem aí para isso. Eles eram a banda feita para mim. O engraçado é que seus pais e todos os seus amigos de Liverpool também estavam curiosos e orgulhosos do grupo da cidade. Antes disso, as pessoas do norte da Inglaterra, que faziam parte do showbusiness, haviam sido todas comediantes. Por falar nisso, os Beatles gravaram pela Parlophone, conhecida como um selo de comédia. Eu tinha a idade perfeita para ser atingido em cheio por eles. Minha experiência - colecionar cada foto, guardar dinheiro para singles e EPs, ouvir sobre eles em programas de notícias locais - foi repetida inúmeras vezes pelo mundo todo. Era a primeira vez que algo assim acontecia nessa escala. Mas o importante não eram os números. Cada disco era um choque. Comparados aos fanáticos evangelistas do R&B como os Rolling Stones, os Beatles chegaram soando diferente de tudo. Eles já haviam absorvido Buddy Holly, os Everly Brothers e Chuck Berry, mas também compunham suas próprias músicas. A banda tornou o ato de escrever seu próprio material algo esperado, ao invés de excepcional. E John Lennon e Paul McCartney eram compositores excepcionais; McCartney era, e é, um músico verdadeiramente virtuoso; George Harrison não era o tipo de guitarrista que fazia solos enlouquecidos e imprevisíveis, mas qualquer um pode cantarolar a melodia de quase todos os seus breaks. Mais importante, os solos dele sempre encaixavam no arranjo. Ringo Starr tocava bateria com um estilo único que ninguém é capaz de reproduzir, embora muitos bateristas bons tenham tentado e falhado. E mais que tudo, John e Paul eram cantores fantásticos. Estes compactos eram eventos, e não uma simples prévia de um álbum. Então eles começaram a amadurecer de verdade: de versos simples e românticos para histórias adultas como "Norwegian Wood", que falava do lado amargo do amor, e de ideias muito maiores do que o que normalmente se espera encontrar nos versos pegajosos do pop."
Infelizmente, não posso publicar o texto inteiro, que todos podem conferir na edição especial da revista que está nas bancas e custa R$ 19,90. Abração a todos! Valeu!

21 comentários:

Edu disse...

Se essa lista fosse minha, dos artistas que eu gosto mais, os seis primeiros lugares seriam: 1º - THE BEATLES; 2º - Paul McCartney, 3º - George Harrison; 4º - Badfinger; 5º - John Lennon e 6º - Ringo Starr.

Edu disse...

SUPER PROMOÇÃO RELÂMPAGO - Aquele que fizer o melhor comentário sobre essa postagem leva GRÁTIS, sem despesa alguma, um exemplar desta edição de colecionador da revista Rolling Stone com "OS 100 MAIORES ARTISTAS DE TODOS OS TEMPOS".

@andersf95 disse...

Achei injusto, Paul,Ringo e George não estarem na lista, por tudo que fizeram nas carreiras solos, e Michael Jackson esta mal colocado, mas fico feliz por que deixaram merecidamente os Beatles em 1° pelo legado que deixaram e por tudo que marcaram para diversas gerações

andrezbeatle disse...

The BEATLES em 1° é o óbvio do óbvio. Mas Paul, George e Ringo não estão na lista? Essa lista é dos "Melhores Artistas" de que planeta?
Welcome back Edu!
Abração!

Valdir Junior disse...

Mais uma lista da Rolling Stone !!
Acho que deveria ser feito fascículos com cada um deles , com matérias mais abrangentes e relevantes , com contextos históricos e tudo mais !!!
Os Beatles estão em 1° lugar e vão continuar em 1° por muitos anos ainda ( pelo menos pra mim )
o que falta para essa moçada nova que esta por aí é realmente " conhecer a historia " de todos (Beatles, Elvis , Dylan ,Stones , Led e etc.. )e perceber na sua própria historia essas mudanças e influencias !!
Ainda por cima pode ser que daqui a algum tempo façam outra lista e as posições mudem dependendo do que estão querendo dizer a época !!

Anônimo disse...

Merecidíssima essa colocação dos Beatles...Eles mudaram a história da música a partir do momento que começaram a tocar. Porém a falta de George, Paul e Ringo não é justa. Eles foram muito importantes também. Mas ainda assim fico feliz, afinal quem ilustra essa lista são muito feras também.
Tenho 16 anos e gosto muito de Beatles, Dylan, Led Zeppelin e tantos outros. Não pensem que a juventude de Hoje está totalmente perdida.
Edu gostei muito do Blog, está me ajudando a entender a história dos Beatles muito melhor, já que conheço relativamente pouco sobre a história deles(oque eu já conheço já prova o quento eles são míticos). Ainda assim já me considero uma beatlemaníaca!!!

João Carlos disse...

A primeira injustiça é os Beatles em 1º.Para ter graça eles seriam "hours concours" (é assim que se escreve ?).Paul e George fóra ? Mostra claramente que eles evitaram overdose dos Beatles.Por outro lado,nota-se uma preocupação em contemplar "vários" estilos e com o "nome" dos artistas (daí a ausênsia do Badfinger).Essas listas mudam de acordo com quem as faz e a época.São superficiais sim,mas não deixam de ser interessante.Tenho certeza que mesmo aqui,nossa listas seriam muito diferentes umas das outras.É feito filme de terror:às vezes divertem etc mas não se pode levar muito à sério.

Leonardo Polaro disse...

Gente,vamos ver as coisas como elas realmente são. Isso é um negócio ! Bussiness !!! Revista,listas,enfim....eles querem é vender e ganhar dinheiro, estão pouco se importando se este ou aquele artista esta bem ou mal classificado.
Nem esquento a cabeça pela aberração de McCartney/Harrison/Starr não serem citados.
Na edição de fevereiro tem a lista dos guitarristas,que já me deixou de queixo caido com algumas coisas...

Anderson disse...

legal, que quando tem um prêmio surgem diversos comentarios, agora quando é um post bem formulado, escrito com carinho, são poucos que vão la comentar

Edu disse...

Um dia, se tiver tempo e paciência - pouco provável, coloco a lista de todos os 100 da revista.

Valdemar de Souza disse...

Você é um traidor!!! Como pode deixar Lennon abaixo de Harrisson e de uma banda que ninguem sabe que é??? Absurdo! Devia ter ficado calado!!!!

Edu disse...

Traidor é o cacete! Quem devia ter ficado calado era você. Ninguém gosta mais de John Lennon do que eu! Mas junto com os Beatles. A influência daninha que Yoko Ono teve em sua carreira solo foi devastadora, deixando-a frágil e irregular, e pior ainda, em certos momentos, ainda mais fraca que a carreira de Ringo. Aliás, vou mudar minha lista: Ringo passa para 5º e John Lennon para o sexto. Só pra terminar: aqui não é seu lugar. Não volte. Senão, solto os cahorros! Não vai ser bom para ninguém.

Anderson disse...

To junto com o Edu, yoko influenciou e muito john, se yoko não existisse tudo poderia ter sido diferente.

Edu disse...

Talvez, mais da metade desses vinte primeiros já tenham andado por aqui...

João Carlos disse...

Valdemar,a palavra "traidor" é um pouco forte não ? Você não quis dizer "incoerente" por ex ? Mesmo assim discordo.Acho que Lennon foi prejudicado por Yoko e por produções fracas (seus discos soavam feito rádio de pilha até o ano passado quando ganhou mixagem decente que desembolou o som e ganhou "PESO").Mas era tão phoda que as canções sobressaiam.Lembro do Stevie Wonder dos 80 prá cá,que se deslumbrou com os teclados eletrônicos e baterias etc.Infelizmente,mesmo os especialistas,desconhecem o Badfinger.Se ouvissem...

Leonardo Polaro disse...

Cacete ! Phoda com PH é do tempo da PHarmácia.....rs
Metendo meu bedelho,acho que a indústria da música é muito madrasta com alguns artistas,as vezes.
Tem gente por aí gozando de status extraterreno por algo que realmente não sei o que é .
O descaso com a super banda Badfinger é uma das maiores injustiças que tenho notícia desse meio. Agradeço ao blog pelo maravilhoso mundo de músicas que descobri deles.
Quanto à carreiras solo dos fab four,pra mim,a mais fraca é a do George,apesar de ter o ´´all things must pass´´ como o melhor solo de um deles...
Sou um traidor ? Paciencia....
abraço a todos !

Lidia Alvares disse...

Não concordo que beatles são os melhores, minha lista seria 1°michael jackson,2°stevie wonder,3°bob marley,4°james brown,5°u2,6° rolling stones,7° jimi hendrix,8° chuck berry,9°bob sylan,10° beatles/elvis presley.

Renato Cunha disse...

como sempre os Beatles no topo, não sou um conhecedor de música daqueles mas as pra mim deveria ta no top 20. o pinik floyd afinal eles sao os ditos "dinossauros do rock" não e tbm o catálogo deles é muito bom, e tbm teria obrigatoriamente o grande Sir Paul McCartney e tbm meu hare krishna preferido assim como o johnn, não sei é até ruim comentar isso mas as veses tenho a impressao que o johnn tem uma projeçao diferente dos outros beatles por seila ele ter se tornado o mártir da banda, seila mas pra mim é 1-Paul ate justificando pois me identificar com o seu estilo musical e meus albuns favoritos ele meio que liderou a banda no periodo, ele foi o cabeça, 2-Jhonn mais pela sua contribuiçao dentro dos beatles(mas de maneia nenhuma desmerecendo sua genialidade) 3-George por ser o George e 4- Ringo por ser o bom e velho bom moço a tambem baterista da maior bando do mundo e de todos os tempos, ou seja logo o maior baterista do mundo, mesmo eu sendo fãnzasso do grande keith moon

DR. PEPPER disse...

Acho que vocês estão enganados. Eles dois, e somente (J,L&Y) - foram os únicos responsáveis pelas “produções fracas” do casal. Não adianta saber quem foi o produtor do disco tal, podia ser Spector, ou outro, mas a coisa era de ‘John & Yoko’. Drogas, brother! Heroína mata gente! E tomou tudo ele tinha. Apesar de querer forçar aparentar que estava bem em 1980, ele já estava só o caco!

Willians disse...

Bem, o único lugar que está certo é o PRIMEIRO com THE BEATLES, o resto está tudo trocado ou incluído errôneamente, Aretha Franklin em 9(?), Sam Cooke(?) quequéisso? É um absurdo.Dylan,Presley,Stones,Hendrix,Marley,Zeppelin, beleza. Na verdade os 10 primeiros lugares deviam ser os THE BEATLES e a partir de 11 viriam os outros. Abraços.

Anônimo disse...

Fico muito feliz de ver Bob Marley em 11° lugar, Ele merece, ele que transformou a música em paz, em amor, em justiça, em igualdade entre branco e negro. Uma verdadeira lenda viva.