sábado, 3 de março de 2012

GILES MARTIN - TAL PAI, TAL FILHO

Em alguns casos, o ditado popular "filho de peixe, peixe é", se aplica de forma absolutamente certeira. É o caso de Giles Martin, filho do lendário George Martin, o produtor dos Beatles. Giles Martin nasceu no dia 9 de outubro de 1969, em Londres. É produtor musical, compositor e multi-instrumentista. Giles Martin cresceu sem muita consciência dos Beatles, e desde cedo foi desencorajado pelo pai em perseguir uma carreira na música para evitar as comparações entre seus trabalhos. Giles ignorou o conselho, primeiro produzindo Velvet Jones (aclamado pela crítica, mas um fracasso comercial), em seguida, escrevendo jingles na faculdade. Em 1995, foi nomeado co-diretor musical para a televisão e para o programa de rádio "The Great Music Experience". Foi produtor musical do concerto "Party at the Palace" para celebrar o Jubileu de Ouro da rainha Elizabeth II. Também produziu o álbum e DVD.
O primeiro grande sucesso de vendas de Martin no Reino Unido foi como produtor da banda Kula Shaker. A partir daí começou a ser cada vez mais requisitado no mundo pop e trabalhou com Jeff Beck, Elvis Costello, INXS e Kate Bush. Em 2004 produziu o álbum Pure da soprano neozelandesa Hayley Westenra e alcançou o 1º lugar nas paradas britânicas de clássicos.
Giles Martin trabalhou em parceria com seu pai na produção musical da trilha sonora para o espetáculo “Love” do Cirque Du Soleil, em homenagem à obra dos Beatles. O espetáculo foi aclamado pelo público e critica na estréia, em 2006, no cassino The Mirage, em las Vegas. O domínio absoluto de Giles Martin com a linguagem digital foi fundamental para que seu pai alcançasse a alta qualidade musical demonstrada no álbum “Love”.
Seu trabalho também ganhou destaque em diversas produções para a Broadway como no musical Rent. Também trabalhou com Martin Scorsese no fantástico documentário sobre George Harrison, “Living in the Material World”. Em 2009 voltou a trabalhar com o catálogo dos Beatles, só que desta vez para o game The Beatles Rock Band, que permite aos jogadores “tocarem” as músicas dos Beatle (http://obaudoedu.blogspot.com/2012/02/beatles-rock-band-gabriel-favero.html). O papel de Giles foi adaptar os áudios para a linguagem do jogo sem descaracterizar ou perder a qualidade sonora que faz parte de toda trajetória Beatles. Giles já conquistou dois prêmios Grammy em sua carreira. Certamente é um exemplo sonoro de que um grande talento pode, sim, passar de pai para filho.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Com ele o grande legado de Sir George Martin continuara Vivo e sempre atual olhando para o futuro e com total respeito ao passado histórico !!
Conto com ele para ver "novos " lançamentos nos anos que virão !!!!

Anônimo disse...

Falou tudo Valdir!

João Carlos disse...

Como diria o matuto: exactualmente Valdir!