domingo, 25 de março de 2012

ELTON JOHN - CROCODILE ROCK

Don't Shoot Me I'm Only the Piano Player é o sexto álbum de estúdio (de mais de 30) do grande Elton John – sem dúvida alguma, um dos maiores artistas do século XX. O maior sucesso deste álbum é o single "Crocodile Rock" que Elton John compôs na França juntamente com Bernie Taupin no estúdio honkey cateâu.
Hoje, 25 de março, ele completa 65 anos. Nasceu em Londres em 1947, e esta é a 1ª vez que ele ganha postagem própria aqui no Baú. Parabéns, Elton John!
Reginald Kenneth Dwight começou a se interessar por música e tocar piano desde muito cedo. Reginald mostrou um virtosismo enorme com o instrumento e muitos consideravam o menino um gênio, sendo comparado com Jerry Lee Lewis por seus colegas de classe. Aos 11 anos, Elton John conseguiu uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music, até hoje uma das instituições musicais mais respeitadas do Reino Unido. Seu nome artístico advém de dois integrantes de sua antiga banda, Bluesology - Elton Dean (saxofonista) e Long John Baldry (líder da banda). A carreira de Elton John atravessa a quarta década de ininterrupto sucesso. Nos anos setenta, época que muitos consideram como sendo o auge de sua carreira (foi considerado o segundo artista mais importante dessa década, superado apenas por Paul McCartney), já podia ser considerado como um dos maiores astros de rock do planeta. Em 1967 estabeleceu parceria com o letrista Bernie Taupin, com o qual lançou grande parte de sua obra musical, mantendo-se a parceria até os dias de hoje. Dentre seus discos de maior sucesso, destacam-se Goodbye Yellow Brick Road (1973) e Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy (1975). São também os seus discos mais bem colocados no ranking de melhores discos do século XX elaborado pela revista Rolling Stone.
Elton John manteve-se em evidência na década de 1980, época em que lançou um álbum inédito por ano, levando ao público hits como I Guess That's Why They Call It The Blues, I'm Still Standing, Sacrifice, Nikita e diversos outros. Apesar de ter declarado sua bissexualidade em 1976, em entrevista à revista Rolling Stone, casou-se com a engenheira de som Renate Blauel em 1984, tendo a união se dissolvido em 1988. Em 2005 celebrou contrato de parceria civil com David Furnish, com o qual vive desde meados da década de 1990. No Natal de 2010 nasceu Zachary Jackson Levon Furnish-John, gestado por uma mãe de aluguel e filho biológico de um deles.
Embora tenha diminuído o ritmo de lançamento de novos discos, Elton John permaneceu em evidência na década de 1990, lançando canções de sucesso como Can You Feel The Love Tonight, The One, Something About The Way You Look Tonight, Blessed. É considerado um dos maiores e mais influentes artistas da atualidade, lançando novos trabalhos regularmente. Nos últimos anos compôs os musicais Billy Eliot e Lestat, que ficaram em cartaz na Broadway.
É filantropo: participou do Live Aid de 1985, ao lado de artistas como David Bowie, Sting, Phil Collins, entre outros, além de manter uma fundação para combate da Aids, tida como a maior do mundo no gênero, criada em 1992. Elton sempre teve o sonho de ser dono de um clube de futebol pelo qual torcia, o Watford FC, tendo realizado esse projeto em 1976, quando então o clube figurava na série B da Liga Inglesa. Injetou recursos para contratações, levando o clube até a primeira divisão. Vendeu-o em 1987. Também ajuda um clube de futebol da Austrália. É dono de um restaurante em Hollywood. Em 1986, foi sujeito a uma intervenção cirúrgica na garganta, em virtude de lhe ter sido diagnosticado pequenos nódulos nas suas cordas vocais, consequência da quantidade de marijuana que fumava nessa altura. Este faco veio a impor uma mudança profunda na sua voz, que se tornou mais grave e profunda, perdendo por completo o seu famoso falsete. Em 1992, Elton cantou com o Queen a música "The Show Must Go On" no Freddie Mercury Tribute Concert. Ele cantou neste mesmo concerto, em homenagem a Freddie Mercury, a música Bohemian Rhapsody, junto com Axl Rose e os integrantes restantes do Queen. Em 2007, Elton John comemorou o seu aniversário de 60 anos realizando o seu sexagésimo show no Madison Square Garden, em Nova York. O discurso de abertura do espetáculo foi feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton. Elton John era compadre de John Lennon e é padrinho de Sean Lennon. Para Lennon, Elton escreveu “Empty Garden” que ainda vai aparecer por aqui. Por enquanto, a gente fica com um dos maiores sucessos dos anos 70 e uma das músicas mais bonitas que já conheci: “Goodbye Yellow Brick Road”. Abração Elton!

4 comentários:

joao disse...

lindo post edu

o elton é um grande nome da musica pop merece estar aqui

eu nunca neguei que sou fã incondicional.


JOÃO BATISTA

Edu disse...

Pois é. Muitos podem não gostar. Eu mesmo só tenho um 20 greatest hits. Mas é inegável a importância desse artista não só na história do rock, como da própria cultura pop.

Valdir Junior disse...

Ótima Postagem !!!
Eu adoro o Elton até 1990 , depois ele parece que deixou de se preocupar em fazer verdadeiros hinos Pops e passou a aparecer por outros motivos que não musicais !!
Mas tudo bem , eu me daria por satisfeito se fisese apenas umas duas musicas igual a ele, e ele fez centenas !! Então tá perdoado !!
Sem Falar que ele faz parte da historia dos Beatles de um jeito ou outro !!

Leonardo Polaro disse...

Grande artista mesmo. Mas anda muito extravagante & excêntrico. Nunca esqueço da participação ruim dele no live 8 em 2005.
O cara poderia fazer um set list de 5 músicas e arrebentar a boca do balão,exemplo: Daniel;skyline pigeon;your song; goodbye yellow brick road & nikita.
Mas não, tocou só desconhecidas...vá entender a cabeça de um gênio.