domingo, 15 de janeiro de 2012

RINGO STARR - IT DON'T COME EASY!

Durante todo o processo da separação dos Beatles, talvez quem mais tenha sofrido na berlinda pela pressão dos outros três, da gravadora e de um empresário safado foi simplesmente o baterista que não brigou com ninguém. E ainda quase levou uns sopapos de um enfurecido Paul McCartney quando – a mando de John e George (que não tiveram coragem!) – foi lhe pedir que adiasse o lançamento do seu primeiro álbum em detrimento do “Let It Be”. Apesar dos conflitos internos que passavam os “jovens” ex-Beatles foi durante essa época que sua amizade com George Harrison mais floresceu e se consolidou. Além de George ser o maior colaborador com Ringo, depois do fim dos Beatles. A produção de Harrison para “It Don’t Come Easy” foi um presente que Ringo nunca esqueceu e que queria dividir os créditos da canção com o amigo que preferiu ficar de fora, aparecendo apenas como produtor.
"It Don’t Come Easy" é uma canção de Ringo Starr, produzida por George Harrison, lançada como single pela Apple Records em abril de 1971, atingindo o número quatro tanto nos paradas dos EUA como no Reino Unido. Foi primeiro single de Ringo no Reino Unido, mas seu segundo nos EUA (o primeiro foi " Beaucoups of Blues "), após o rompimento do Beatles .
A gravação da nova composição teve início na noite de 18 fevereiro de 1970 no estúdio 2 de Abbey Road, durante as sessões do álbum Sentimental Journey. No começo do dia, Ringo regravou os vocais para "Have I Told You Lately That I Love You" e "Let the Rest of the World Go By", canções destinados ao Sentimental Journey. Nesta fase, o que viria a ser "It Don’t Come Easy" era conhecida como "You Gotta Pay Your Dues" – Você tem que pagar suas dívidas. Na primeira sessão de gravação, inicialmente George Martin estava produzindo, com Harrison tocando violão e dirigindo os outros músicos, que eram: o próprio Ringo, Klaus Voormann (baixo) e Stephen Stills (piano). 20 tomadas foram feitas entre 19h e 12:30h. Ringo, em seguida, acrescentou um vocal principal e George acrescentou duas partes de guitarras elétricas, terminando às 4 da manhã. Outras versões foram gravadas nos dias seguintes e na gravação final participaram além dos já citados, Ron Cattermole no saxofone e trompete e dois membros da banda Badfinger: Pete Ham e Tom Evans.
"It Don’t Come Easy" foi lançada como um compacto simples (Apple 1831) e estreou na parada da Billboard americana em 1 de maio de 1971. Ele chegou ao número quatro e permaneceu no Top 40 por 11 semanas. A canção só apareceria em um álbum em 1975 na compilação dos maiores sucessos de Ringo, “Blast from Your Pass”. (http://obaudoedu.blogspot.com/2011/11/ringo-starr-blast-from-your-past-1976.html ).
Quando Ringo gravou uma nova versão de seu hit 1972 " Back Off Boogaloo "para o álbum Stop and Smell the Roses, havia uma referência de "It Don’t Come Easy", juntamente com várias músicas dos Beatles, no backing vocal (arranjado e cantada por Harry Nilsson). Em 1987, uma versão cover foi usada em um comercial para a 7-Eleven usando o slogan "Onde as coisas boas vêm fácil".Ringo incluiu a canção no set list para sua turnê americana de 1989, e uma performance desta canção abria o álbum de 1990 “Ringo Starr And His All-Starr Band”. Em 1991, "It Don’t Come Easy" foi adicionada como faixa bônus para a versão em CD do álbum “Ringo”, juntamente com "Down and Out" e "Early 1970". "It Don’t Come Easy" ganhou uma versão cover feita pela banda americana The Smithereens em seu álbum de 1991, Blow Up. A canção "Don’t Go Where the Road Don’t Go" de seu álbum de 1992 “Time Takes Time” apresenta uma homenagem à música durante a ponte com a linha "Well I said It Don't Come Easy, well I sure know how it feels", algo como "Bem, eu disse que não é seria fácil, sei como se ele se sente ". Na canção "Eye to Eye" de seu álbum de 2003 “Ringo Rama” repete-se algo parecido: "Lembra quando eu disse que não seria fácil, parece que há muito tempo". Ringo e "It Don’t Come Easy" apareceram no seriado Os Simpsons " no episódio "Brush with Greatness". A música aparece de fundo para para uma cena de Marge Simpson pintando um retrato do Sr. Burns.

11 comentários:

Valdir Junior disse...

Excelente Post !!!
Emocionante demais ver essa musica na abertura dos shows do Ringo !!
Gosto demais dessa musica ,e a produção do george é um dos grandes acertos dela , assim como o solo de slide guitar dele !!!
Acho bem legal também que bem no meio do solo de guitarra a um coro cantando " Hare Krishna ", ficou meio escondido na mixagem mas tem um versão dessa musica disponível por aí nos Bootlegs da vida com a voz solo do George onde o coro aparece bem mais !!

Um Abraço Edu e Hare !!

Andrefpaes disse...

essa música é uma das marcas registradas da carreira solo de Ringo, e há tambem uma versão de George nos vocais...

Edu disse...

aham...

Edu disse...

Eu mesmo não sabia! Em que disco ela aparece?

Valdir Junior disse...

Edu, It Don't Come Easy com o vocal do George esta no Bootleg " 12 Arnold Grove " !! Segue os LINKS:
PART 1: http://rapidshare.com/files/40076512/www.octaner.blogspot.com_-_12_Arnold_Grove.part1.rar

PART 2: http://rapidshare.com/files/40095831/www.octaner.blogspot.com_-_12_Arnold_Grove.part2.rar

Abração e Hare !!!

evelize disse...

Amei essa postagem Edu e que EMOÇÃO realmente o Ringão começar o show com ela....fui ao delírio!

Amanda disse...

Adorei esse post!! Realmente, a parceria entre Ringo e Harrison deu um ótimo resultado! Adoraria que ele voltasse o mais breve possível com sua turnê pelo Brasil :)

Edu disse...

JESUS CRISTO!

renata lennon disse...

quando tocou essa musica no show fiquei muito emocionada adorei quando vc botou o link desse album para abaixar nao paro de escuta.

andrezbeatle disse...

Valeu Valdir! Essa versão com o George eu não conhecia. Obrigado mesmo!

João Carlos disse...

Verdade EDU! Eu tenho um CD de Harrison (copiei de um amigo).Observando,a voz de George é mais uma voz-guia e o arranjo parece o original inacabado (há um trecho onde o coral grita Hare Krishna bem nítido).Se você quiser te mando por e-mail.