terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NEVERMIND - SGT. PEPPER DOS ANOS 90?

Nevermind, quem diria, completou 20 anos. É o suficiente para qualquer balzaquiano sentir o peso da idade - principal­mente aqueles que vivenciaram o impacto causado por aquele disco de capa azul com bem gravados 50 minutos de abstrações melodiosas. Em 1991, o mundo pop era diferente - paradas de sucesso importavam muito (Michael Jackson e Bryan Adams estavam no topo), rock ainda era coisa de homens maquiados e constrangedoras fagulhas dos anos 80 insistiam em se manter acesas. Sem pretensão de combater o status quo - pelo menos não assumidamente -, o Nirvana cometeu o produto que alterou essas estruturas. Mais importante disco das últimas duas décadas? Sem dúvida. Icônico da embalagem ao miolo - da foto do bebé nu à irretocável ordem das faixas (qual disco não gostaria de abrir com "Smells Like Teen Spirit"?) -, escutá-lo hoje não é só exercício de nostalgia, porque, como toda obra-prima, Nevermind sobrevive bem sem soar anacrónico ou inadequado (a produção polida demais de Butch Vig talvez colabore para manter esse estado de conservação). A edição comemorativa lançada no Brasil traz dois discos - o álbum em si (mais o bónus "Endless Nameless", limado da versão nacional da época), além de lados B, faixas ao vivo e demos, totalizando 40 faixas. Ao mesmo tempo, chega ao mercado o não menos necessário DVD Live at the Paramount, que retrata o momento em que o Nirvana deixava de ser um trio de nome esquisito para ser arrebatado como a grande salvação de tudo e de todos. E então o mundo mudou - felizmente, para melhor. Pablo Miyazawa
Maiores informações no link:

14 comentários:

Valdir Junior disse...

Bem !!, Concordo sem sombra de duvida que esse disco do Nirvana foi importantíssimo para o Rock naquela época 1991/1992 , tem musicas muito boas e tal , mas na minha opinião o " Sgt Peppers dos 90'S " é o Achtung Baby do U2 ,no sentido de uma banda mudar e inovar o seu som e se transformar em algo diferente do que era e isso passar a fazer parte de seu som , como os Beatles nos 60's !!!

Um Abraço a todos e Hare !!

renata lennon disse...

esse albun do nirvana faz me lembra minha adolecensia tudo de bom

Edgar Dutra disse...

Nirvana? U2? Sgt. Pepper? Faça-me o favor!

Eduardo disse...

Baita clássico, Edu!
Colocou as bandas posers da época no chinelo. Desbancou até o Michael "papa criancinhas" Jackson do primeiro lugar em 1992.
Não sei se dá pra chamar este disco de "Sgt. Peppers dos anos 90", mas que revolucionou e colocou o mundo do rock de cabeça pra baixo, isso sem dúvida nenhuma.
A gurizada da época se identificou de cara com aquele som pesado porém melodioso e com aqueles 3 caras que não usavam calças coladas nem laquê no cabelo.
Eram caras despretensiosos que poderiam ser colegas de escola ou vizinhos.
Assistam ao documentário "Classic Album - The Making of Nevermind". O DVD tinha pra vender baratinho nas Americanas. Ali tem informações preciosas sobre as gravações deste clássico.
Pra quem não conhece o documentário, segue o link no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=03rAj3VgfiU
Grande abraço!

andrezbeatle disse...

Grande álbum! Mas "Sgt. Pepper's dos anos 90"? Acho que aí é forçar um pouco a barra...

Eduardo (de novo... rs) disse...

Só pra complementar meu comentário anterior, o Nirvana, sobretudo Kurt Cobain, eram grandes fãs dos Beatles.
No próprio documentário "Classic Album - Nevermind", o produtor Butch Vig faz um comentário muito interessante sobre isso. ele explica que, para convencer Kurt a utilizar vocal dobrado nas gravações (overdub), ele disse ao vocalista do Nirvana que John Lennon utilizava muito este recurso na época dos Beatles. Kurt topou na hora.
Segue um link do clipe da música "In Bloom", segunda faixa do Nevermind. Aqui podemos ver a banda prestando uma homenagem, em tom de paródia, aos Beatles e aos programas de TV dos anos 60:
http://www.youtube.com/watch?v=PbgKEjNBHqM&ob=av2n
Rock pesado mas com uma puta melodia...
Abração.

joao disse...

detesto comparações, ambos os discos foram importantes cada um em sua época e pro seu estilo de musica e foram inovadores tambem

Carlos Cesar Maia disse...

Concordo: baita clássico. Porém, a comparação com o Sgt.Pepper's só pode ser brincadeira. Os Beatles mudaram a música. Aliás, eles fizeram isso tanto em 1962, quanto em 66-67, sem contar que depois também sugeriram uma volta às raízes, a partir de 68 até o fim do grupo. O Nirvana...aliás, não apenas o Nirvana, já que não podemos esquecer do Soundgarden e do Pearl Jam, contemporâneos do grupo do Cobain. Esses grupos não existiriam sem que antes houvesse os Stooges e os punks dos anos 70. Mas, para resumir: nada disso, grunge incluído, teria existido sem o advento chamado "Beatles". Que o Nirvana (assim como o Soundgarden), foi importante, claro, para sair do limbo que foram os anos 80, mas eles não criaram nada de novo, a não ser rock de boa qualidade. Abraço.

Marco disse...

Acho o Nirvana fantástico. Considero, na minha humilde opinião, a redenção do rock. Depois de quase vinte anos de overdose de glitter e firulas pirotecnicas, o Nirvana chegou para nos mostrar que ainda havia escuridão no fim do túnel. Três caras completamente sintonizados, fazendo rock com a simplicidade e a força que o rock precisa ter. Nem demais, nem de menos. Simplesmente rock'n'roll como havia até os meados dos anos setenta. E pronto.

João Carlos disse...

Nirvana Sgt, Pepper ? Tão de brincadeira!

Andrefpaes disse...

Importante....mas Sgt. Pepers dos anos 90???

David Duraes disse...

O Melhor album do Nirvana, Obrigado Bau do Edu rs rs.... :D

henrique disse...

Nada a ver, foram revoluções diferentes...pelo menos eu acho que o Nevermind foi uma revolução no mercado fonográfico enquanto que o Pepper tá mais pra uma revolução nas técnicas de gravação. Dois Clássicos, de qualquer forma.

henrique disse...

O Pepper dos anos 90 estaria mais para o Ok Computer do Raiohead.