sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

THE BEATLES - PRIMEIRO LUGAR NOS ESTADOS UNIDOS

Na noite de 17 de janeiro, na França, os Beatles receberam um telefonema de Brian informando-os de que o compacto com “I Wanna Hold Your Hand” chegara ao topo das paradas americanas, apenas três semanas após seu lançamento. O grande Mal Evans contou que os rapazes enlouqueceram: “Eles sempre agem assim quando algo muito bom acontece – parecem um bando de crianças, pulando de satisfação. Paul subiu nas minhas costas para fazer ‘cavalinho’. Era a melhor coisa que podia ter acontecido. E quem poderia dizer o contrário? Aos poucos, eles foram se acalmando, pediram mais bebidas e sentaram-se para desfrutar o momento. Foi uma noite fantástica para todos. Fiquei maravilhado e me senti orgulhoso de estar participando daquele momento.” Os Beatles comemoraram até às 5 da madrugada.
Naquela época, o Reino Unido era considerado uma terra improdutiva em termos musicais pelo mercado norte-americano, mas os Beatles mudaram esse cenário, abrindo espaço para uma avalanche de bandas britânicas; estas transformaram para sempre a música popular americana, acabando com a tradição das composições do velho Brill-Building e do Tin-Pan-Alley, mostrando que o pop pode ser mais que mero “entretenimento”. Mesmo assim, até hoje, apenas alguns grupos britânicos conseguiram entrar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Junto com a crescente onda da beatlemania, vieram os processos legais, que sempre envolve o show business. De acordo com a revista Billboard: “Os Beatles, atualmente a mais importante propriedade das gravadoras do país, estão se tornando o foco de uma enxurrada de processos. O grupo de rock inglês possuiu vários álbuns e compactos lançados por três gravadoras – a Capitol, a Vee Jay e a Swan, que estão entrando com ações umas contra as outras.” Distibuidoras de todo o país recebiam telegramas das gravadoras ameaçando processá-las caso continuassem a vender discos das concorrentes.
Enquanto isso, o fã-clube dos Beatles, WABC, recebia entre 2 a 3 mil cartas por dia e a revista Cashbox previa: “Não demorará muito para que qualquer banda, cujos músicos tenham cabelo comprido, seja procurada pelas gravadoras americanas”. Fonte: “O Diário dos Beatles” – Barry Miles

Um comentário:

Matheus Felizari disse...

Fiquei imaginando o paul subindo nas costas do Mal Evans =']