segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SMILE - O DISCO PERDIDO DOS BEACH BOYS

Smile foi um álbum idealizado, e não-realizado pelos “The Beach Boys (Brian Wilson), em 1967, (apenas 5 anos depois dos Beatles tomarem aquelas bolinhas e virarem o mundo de pernas pra cima. O que era para ser um dos mais aguardados álbuns da história, foi abortado na fase em que estaria-se montando as gravações do disco. Agora, finalmente após 44 anos, o álbum foi lançado em 1 de novembro de 2011 pela Capitol Records, intitulado como “The Smile Sessions”, apenas com as gravações da época. Segundo Alan Boyd e Mark Linett, o disco foi finalizado e reconstruído da forma mais próxima como idealizado na época por Brian Wilson. Este lançamento é parte da comemoração de 50 anos de fundação do grupo, que completa em 2011.
Em 1966, perto de terminar album Pet Sounds, Brian Wilson compôs a canção Good Vibrations e trabalhou nela por seis meses (de março a setembro de 66), enquanto os outros Beach Boys saíam em turnê. Para as gravações, Brian utilizou uma técnica conhecida como "gravação modular", que consiste em gravar vários trechos curtos, para montá-los depois ao seu gosto, o que oferece várias possibilidades para a estrutura começo-meio-fim de uma canção. Brian estava em pleno auge criativo como produtor, arranjador e compositor. Pet Sounds, album lançado durante as gravações de Good Vibrations, já era uma indicação clara dos avanços do artista, que agora começava a planejar sua obra máxima: Smile.
Trabalhando com o letrista Van Dyke Parks e gravando com músicos de Los Angeles no mesmo "esquema modular" enquanto a banda saía em turnê, Brian Wilson se empenhou em fazer o disco definitivo do Rock Psicodélico, que apenas começava a despontar na época. Instrumentos exóticos para o rock foram empregados, tais como theremin e xilofone, além de orquestras e sons de animais, e até de incêndios.
No final do ano, os Beach Boys retornaram da estrada para gravar os vocais em SMiLE, e os problemas começaram. Mike Love, o principal vocalista e letrista da banda, foi quem mais desaprovou as novas músicas, considerando-as ousadas demais e muito diferentes do que o público estava acostumado a ouvir. Nesse momento, a gravadora Capitol Records começou a pressionar para que o album ficasse pronto para o lançamento, o que ainda estava longe de acontecer. Brian Wilson, perfeccionista, não conseguia se satisfazer com o resultado das gravações, querendo aperfeiçoá-las sempre mais, e essa sua postura atrapalhou o lançamento do single seguinte: Heroes and Villains, música que teve inúmeras versões até ser finalmente lançada. Abusando do LSD e desgastado pelas tensões envolvendo seu trabalho, o artista começou a dar sinais de distúrbios mentais, o que comprometeu ainda mais o progresso da obra.
Em março de 1967, cansado de explicar suas letras metafóricas para Mike Love, Van Dyke Parks simplesmente abandonou o projeto que agora já se estendia por quase um ano sem previsão de ser concluído. As gravações eram confusas, gerando inúmeros trechos de músicas em diferentes versões, o que para muitos era um quebra-cabeça musical e só na cabeça de Brian fazia sentido.
Nesse mesmo mês, Brian Wilson escutou no rádio uma nova música dos Beatles: “Strawberry Fields Forever”, e sentiu que eles já haviam "chegado lá", na "disputa" pela super-producão do rock. Só que “Srawberry Fields” (lançada como compacto junto com “Penny Lane” era só a ponta de um iceberg que iria acabar com Wilson e praticamente definiria o futuro dos “Garotos da Praia”. No dia 1º de junho de 1967, foi lançada uma bomba atômica! O álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, também dos Beatles. Também de Paul McCartney. Os Beatles (Paul), fizeram o dever de casa direitinho e trabalharam inspirados em Pet Sounds, considerado por Paul McCartney o melhor album de todos os tempos.
Depois desse episódio, mais dois meses se seguiram com gravações cada vez mais esporádicas, até que no final de 1967 o projeto foi abortado de vez. Algumas das músicas que já estavam prontas, ou quase prontas, como "Cabin Essence", "Our Prayer", e "Surf's Up" foram incluídas nos albuns posteriores da banda, no período de 1968 a 1971. E vários lançamentos não-oficiais desse disco se seguiram desde então. Brian Wilson (sempre doidão), durante muitos anos evitou o assunto SMiLE, até que em 2004 resolveu superar seus fantasmas e completou sua obra.
Smile foi apresentado ao vivo para uma platéia entusiasmada que incluía fãs famosos como Paul McCartney e George Martin. O album foi lançado pela primeira vez no final de 2004 como um trabalho solo de Brian Wilson, (Smile de Brian Wilson), sendo sucesso de público e crítica.
Este “novo álbum original” - “The Smile Sessions”, assinado como “The Beach Boys” foi lançado oficialmente no dia 1º de novembro de 2011 em comemoração aos 50 anos de fundação dos Beach Boys. Pena não poder colocar o download. Um beijo para a querida amiga Lara Selem. Valeu!Abração!

3 comentários:

Gabriel disse...

Eu acabei de saber q PaulMcCartney vai lançar um CD. Kisses On The Bottom. olha lá no site dele!

João Carlos disse...

Brian Wilson é um gênio. Gostaria muito de ouvir esse disco.Mas é preciso estar com a cabeça em 67.

Unknown disse...

Com a cabeça em 67?? Pet Sound e Smile são atemporais ... Sempre atuais. Creio que em 67, que não era a época de se ouvir. Estava bem afrente da época. Muita música! Tanto é que são duas obras primas que inspirou até os próprios Beatles, para fazer o maior álbum de todos os tempos. Ouço hoje e percebo que ainda não é desse tempo... Sempre a frente! ;)