quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

THE BEATLES - YOU'VE GOT TO HIDE YOUR LOVE AWAY

"You've Got to Hide Your Love Away" é uma canção composta por John Lennon e creditada à dupla Lennon & McCartney. A música foi gravada pelos Beatles e lançada no álbum Help!, de 1965. Foi a primeira música dos Beatles desde Love Me Do em que um músico de fora participa das gravações, foi o flautista John Scott. A canção é sobre um relacionamento que deu errado e os sentimentos ocultos de John. Tony Bramwell sugere que foi escrita para Brian Epstein, um alerta para que mantivesse suas relações homossexuais (que, na época, eram ilegais na Inglaterra) longe dos olhos do público. Epstein foi responsável pelo sucesso do começo da carreira dos Beatles. Devido a uma maior proximidade que ele tinha com John Lennon surgiram rumores que os dois tiveram um breve caso quando em viagem para Espanha em abril de 1963. John em entrevista a Playboy em 1980 negou o caso dizendo que "Isto nunca foi consumado mas nós tivemos um relacionamento muito próximo". A homossexualidade de Brian não veio a público até anos após a sua morte de overdose em 1967. O título supostamente evidencia este fato: You've Got to Hide Your Love Away - Você deve esconder seu amor. Escrita em Kenwood, foi usada no filme "Help!"durante a cena em que a atriz britânica Eleanor Bron visita o grupo para recuperar o anel perdido. O amigo de infância de John, Pete Shotton, estava com ele em Kenwood e lembra que na versão original ele cantava que se sentia "two foot tall". Só que, quando John mostrou a música a Paul, cantou por engano "two foot small",41 que Paul preferiu, então a frase foi mantida. Shotton foi à gravação em 18 de fevereiro de 1965 e acres­centou alguns "heys" aos refrões. Instrumentalmente, a música segue influência do popular e folk, cantor Bob Dylan, tendo uma cadência musical muito semelhante à Blowin' in the Wind, Don't Think Twice, It's All Right, entre outras do cantor.

4 comentários:

João Carlos disse...

De uns tempos para cá,apareceram "autores" e "estudiosos" que costumam ir no 100% ,tipo TAL MÚSICA foi escrita por Paul e "atribuida" a dupla etc... Eu prefiro confiar em Paul.Ou melhor,no que está no livro MANY YEARS FROM NOW.

RafaCruz disse...

Eu meio que apaixonei por essa música desde que assisti o filme Help!, ela é muito boa, mais uma excelente composição de John.

Bjs, Rafa
http://rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com/

Edu disse...

???

David Duraes disse...

A Mulher parece um traveco de tao feia que é, coitada, rs rs