sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SHOW DE BRIAN RAY EM SAMPA - SENSACIONAL!!!

Por Valdir Bernardo Junior
Nesta ultima terça-feira, tive a oportunidade ímpar de poder assistir ao único show que Brian Ray (guitarrista / baixista e fiel escudeiro de Paul McCartney) fez no Brasil.
A apresentação ocorreu no “Na Mata Café”, um Bar e Restaurante muito bom localizado no bairro do Itaim Bibi da cidade de São Paulo.
Já na entrada, pude sentir a vibração das pessoas presentes que ali aguardavam ao show enquanto jantavam ou mesmo apenas tomavam alguma bebida, tentando segurar a ansiosidade para ver o Brian Ray. Por meio da internet, o pessoal se organizou e preparouuma homenagem ao guitarrista que seria feita durante o show com bexigas amarelas e pequenos cartazes com a palavra “HEY” a serem levantados no momento em ele tocasse duas faixas de seu ultimo CD “This Way Up” (já disponibilizado aqui no Baú para download). A Banda que o acompanha nessa noite e nessa pequena tour que começou no Panamá no dia 11/10 e passou pela Argentina para mais apresentações na semana passada, se chama “Nube 9” e é uma banda argentina que toca covers dos Beatles (não conhecia absolutamente nada deles, mas li vários depoimentos do Brian pela internet elogiando-os), e por volta das 22:30h, apenas eles começaram a apresentação tocando uma seleção de clássicos imortais dos Beatles: “Drive My Car”, “Day Tripper”, “AllMy Loving”, “Help!”, “Can’t Buy Me Love”, “Taxman”, “Sgt. Peppers”, “With A Little Help From My Friends”, “Here Comes The Sun”, “Back In The U.S.S.R” e “Get Back”. Fantástico!
Posso dizer que eles não decepcionaram, ao contrário: tocaram e cantaram muito, muito bem mesmo se focando naquilo que mais importa: a musica! E não em copiar trejeitos e as imagens míticas dos Beatles. Destaque para a beleza e garra da guitarrista Lucrecia.
Depois de esquentar a platéia presente de mais ou menos 150 pessoas, Brian Ray foi chamado ao palco e gritos empolgados de todos e principalmente de um grupo de garotas a frente ao palco, o guitarrista passou por entre o publico para poder chegar ao palco (visto que o camarim dele ficava na parte de trás da pista num mezanino) e chegou com uma guitarra Gibson Les Paul DC amarela, já à tira-colo e agradecendo a recepção, já começou a tocar sua primeira canção. O repertório se concentrou no seu mais novo álbum “This Way Up” e também tocou duas musicas do seu primeiro,“Mondo Magneto” e uma musica “Tears of The Clown” que ele disponibilizou para baixar diretamente e de seu site oficial.
Brian Ray tocou muito bem, apresentando as canções com vontade e soltando bem a voz, eu estava bem na frente dele, quase na fila do gargarejo e pude notar a fidelidade dele aos tons e sons de guitarra e vocal das músicas, visto que eu já tinha ouvido o CD, graças aquele link do Baú do Edu, o pessoal da Nube 9 se mostrou uma ótima banda de apoio e parecia até que foram eles que gravaram junto de Brian as faixas do “This Way Up” .Brian tem em seu som uma ótima pegada de Hard Rock, mas sem cair na pauleira, contrastando momentos pesados com mais suaves e sempre com uma boa direção Pop, mesmo quem não soubesse as letras, com certeza, as melodias, riffs e arpegios de guitarra e as harmonias vocais das musicas colam no ouvido e não tem como não se envolver com elas! Parecem canções que sempre conhecemos, ao vivo tudo isso é elevado a um nível ainda maior devido a proximidade com elas e também a performance dos músicos no palco, principalmente de Brian, que reagia com alegria, animação e emoção a cada reação dos presentes.
Durante a apresentação, todos enchemos bexigas e soltávamos ao ar, mas um dos momentos mais legais foi quando ele tocou “Hey Miranda” e “This Way Up” e dezenas de pessoas levantaram pequenos cartazes com a palavra “Hey” que aparece várias vezes nos refrões dessas musicas.
Brian se emocionou muito com isso e várias vezes bateu a mão no coração. Apesar de tocar com a mesma guitarra todas as musicas (às vezes afinado-a de acordo com a musica a ser tocada), não economizou solos com improvisações (com citação de “My Generation” do The Who no meio de uma das musicas) e fez a guitarra literalmente gritar e quase pegar fogo. Duas das minhas músicas preferidas “Tears of The Clown” e “This Way Up” foram bons exemplos disso tudo.
No final ele voltou, depois de muitos chamados para um Bis, tocando mais três musicas que não estavam no Set List: “Cinnamon Girl” de Neil Young; “You Really Got Me”, clássico dos Kinks, e a matadora “Revolution”, dos Beatles, para delírio total dos sortudos que estavam lá! Assistindo a este show, tive certeza de uma coisa: Brian é um ótimo musico e compositor e tem muita garra. Toca a favor da musica e só para ela. E não é qualquer um que consigue isto! É por isso que ele ele é fixo e toca na banda de Paul McCartney! Na minha opinião um excelente show que merecia mais datas e locais pelo Brasil afora para que todos pudessem conhecer e prestigiar o trabalho desse brilhante guitarrista. Após o show, nos avisaram que Brian estaria no Hall do restaurante para receber cumprimentos, tirar fotos, dar autógrafos e tudo mais, e que também estariam vendendo seus CDs e camisetas para os interessados. Corri para finalmente poder colocar as minhas mãos nesse maravilhoso ultimo CD dele e também no 1° “Mondo Magneto”, mas infelizmente o último desse foi vendido para uma menina bem na minha frente e tive me contentar apenas com o “This Way Up”, mas tudo bem, próximo passo, aguardar o Brian e pedir para autografar o Set List que eu havia pegado do palco, meu CD e TIRAR UMA FOTO COM O CARA !!! Para surpresa de todos, Brian logo chegou ao Hall e foi muito, mas muito atencioso com todos ali presentes autografando e tirando fotos com uma paciência impressionante.
Já vi muitos artistas nacionais e de não tão grande notoriedade, perder a calma por qualquer coisa e destratar seus fãs sem o menor remorso. Finalmente chegou a minha vez e pude trocar meia dúzia de palavras com ele, dizendo o quanto havia gostado do show e que ele tinha tocado guitarra pra caramba e que esperava vê-lo novamente tocando por aqui sozinho, ou “Com o Paul”. Ele deu risada, agradeceu tudo e disse que também esperava por isso.
Brian autografando meu CD e depois o Set List
Brian and Me!
Fernando, baixista do Nube 9 and Me
Agradeci ao Brian e desejei ele uma boa noite e ele foi muito bacana mesmo comigo e depois encontrei o Fernando Baixista da Nube 9 e também troquei algumas palavras com ele que apesar de ser Argentino conversou com todos em “Inglês". Achei que ele fosse falar conosco num portunhol mas não foi tudo na base do Inglês, o cara também é bem bacana. Tentei achar a guitarrista, Lucrecia, para também tirar uma foto e trocar algumas palavras, mas inexplicavelmente não a encontrei, uma pena porque achei ela bem bonita e tocava muito, mas tudo bem. Fui embora feliz da vida por ter visto uma das melhores apresentações da minha vida. Espero que eu tenha passado toda a emoção que senti nessa noite regada a muito Rock and Roll e que posso dizer com certeza: não vou esquecer jamais! Agora é só esperar o Ringo. Abraço a todos e... HARE!!! Valdir Junior - SBC- São Paulo
Para terminar, nada melhor do que "um gostinho" do show para quem perdeu!
Edu disse: "Passou sim, Valdir! Fiquei morrendo de inveja, mas feliz, admirado e orgulhoso por você ter conseguido! Sua matéria ficou demais! Abração e... HARE! Até a próxima! Aquele abraço! Muito obrigado por fazer parte dessa turma maravilhosa! Você merece!

7 comentários:

Lucy Diamond disse...

Muito legal! Parabéns, Valdir!

Aly disse...

Valdir, que inveja boa camarada. Muito emocionante mesmo. Oxalá eu tenha uma chance dessa! Muito obrigado por compartilhar esse momento tão legal com a gente. Valeu!!!

João Carlos disse...

Esse Valdir está me saindo um competentíssimo correspondente do Baú em Sampa.Primeiríssima matéria.Já por aqui na cidade maurícea,um prefeito mané inventou de insistir com um lixo chamado PE FOLIA.Ou seja muito axé,brigas,assaltos,transtornos e muito material pros programas policiais.

Leonardo Polaro disse...

Sem palavras,muito legal a matéria. Engraçado chamar de ´´correspondente do Baú´´....rs .
Precisamos cada vez mais difundir a boa música !

Valdir Junior disse...

Obrigado Pessoal !!!
Saibam que quando eu estava lá pensava em todos aqui do Baú !!!!
Teria sido muito bom se todos estivéssemos juntos Lá vendo esse excelente show !!!!!

Mais uma vez , obrigado Edu por me deixar compartilhar com todos essa experiencia !!!

Um Abraço a Todos !!!

joao disse...

o disco dele que tem aqui no baú é execelente, ele é um grande musico, paul tem muita sorte de te-lo em sua banda

Willians disse...

Você conseguiu, Valdir... conseguiu deixar um monte de gente com inveja. Agora, sem brincadeira, você conseguiu passar com suas palavras escritas muita energia do show. Parabéns.