quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O GRANDE PAUL SIMON COMPLETA 70 ANOS

O baixinho mais invocado da história da música pop, o grande e genial Paul Simon completa hoje 70 anos. Paul Frederic Simon nasceu no dia 13 de outubro de 1941 e se tornou verdadeiro ícone da cultura de massa americana com uma obra fabulosa.
Considerado um dos grandes interprétes da alma norte-americana, captando com sensibilidade as contradições do homem urbano, iniciou sua carreira na década de 60, ao lançar, junto com o seu parceiro Art Garfunkel, o disco “Wednesday Morning” (1964), que continha a clássica faixa “The sound of silence”, tida por muitos como a melhor de seu repertório. Esse disco não fez sucesso algum e a dupla "Simon & Garfunkel" já foi desfeita mesmo antes de começar. Paul Simon formara-se em Literatura, para por fim, dedicar-se à música e, influenciado por Bob Dylan e a onda folk que varria os EUA, interpretar suas próprias composições. Em 1965, Simon foi tentar a sorte no circuito folk de Londres e, ao retornar aos Estados Unidos, encontrou a canção "The sound of silence "no topo" das paradas, numa versão com instrumentos elétricos feita por cima da versão acústica gravada no ano anterior. Retomou a parceria com Garfunkel e gravaram um álbum às pressas, acolhido por público e crítica. Lançaram juntos, no total, seis discos, todos Disco De Ouro por record de vendas. Seu folk rock harmonioso e delicado fez enorme sucesso, disputando com The Beatles, o topo das paradas. Isso não é para qualquer um! Simon & Garfunkel fizeram um sucesso tremendo sempre nas cabeças. Canções, (quase todas compostas por Simon) como "America", "I am a rock", "The Boxer", "Bridge over troubled water", entre outras, tornaram-se hinos e não há quem não conheça. Podem não saber de que é, ou o nome complicado de quem canta: a linguagem é universal. Em 1968, ainda durante as gravações de “Bookends”, as tensões com Garfunkel começaram. Simon achava que se sentia demasiado pressionado não só por ser o cantor, como compositor de 90% do repertório, e também como já estava noivo, queria começar uma vida mais familiar. Logo, decidiram gravar apenas só mais um álbum. “Bridge Over Troubled Water”, gravado em 1969 e, lançado em 1970, que encerrava uma carreira que já durava 13 anos. Após ter rompido com Garfunkel e, ter seguido carreira solo, produziu obras de grande qualidade, com um sucesso enorme. Em 1974, realizou uma turnê acompanhado de uma banda gospel e um grupo de músicos peruanos, mostrando seu interesse pela cultura de outras nações e que só aumentou com o passar dos anos, gravando com artistas de vários países. Porém, em 1975, reaviva a amizade com Art Garfunkel e, os dois voltam a trabalhar juntos, na canção My Little Town, do álbum Still Crazy After All These Years. Não tendo produzido mais originais, os dois continuaram a trabalhar juntos ainda hoje, fazendo concertos memoráveis por toda parte.
Em 1981, junta-se de novo com Art Garfunkel e, os dois fazem um concerto memorável  no Central Park de Nova Iorque, no dia 19 de Setembro daquele ano. Além de intrepertarem os temas que compuseram juntos, intrepretaram também temas a solo de cada um. Quem quiser conferir a megapostagem do Baú do Edu sobre o inesquecível “The Concert At The Central Park”, o link é: http://obaudoedu.blogspot.com/2011/02/simon-garfunkel-concert-in-central-park.html
´Paul Simon regressa aos estúdios em 1986, após algum tempo sem gravar, com o álbum Graceland, no qual se destaca o tema "You Can Call Me Al". Neste álbum fez-se acompanhar de músicos negros sul-africanos. Ganhou vários prêmios com esse trabalho e sua carreira teve novo momento de sucesso e prestígio nos anos seguintes. No início dos anos 90, gravou um videoclipe com o grupo brasileiro Olodum. Já usou vários elementos em suas músicas, incluindo reggae. Em 1991, a 8 de Novembro, dá outro enorme concerto no Central Park, desta vez sózinho, apenas cantando temas que compôs a solo. Em 2000 apresentou-se no Olympia, em Paris. Entre seus maiores sucessos, destacam-se, além dos que gravou com Art Garfunkel, "American Tune", "Mardi Grass", "Kodakchrome", "Graceland".
Paul Simon casou-se pela primeira vez no final de 1969, com Peggy Harper, tendo-se divorciado em 1975. Tem um filho deste casamento, o músico Harper James Simon, nascido a 7 de Setembro de 1972. Ao fracasso da relação, dedicou a canção Train in the Distance, do álbum Hearts and Bones, de 1983. Em agosto de 1983, casou-se com a atriz Carrie Fisher (filha do lendário actor Eddie Fisher). A união durou apenas 11 meses. Não teve filhos. Ao fracasso deste casamento, dedicou a canção Hearts and Bones, do álbum homónimo. Casou-se pela terceira vez em maio de 1992, com a cantora Edie Brickell, 25 anos mais nova, com quem é casado ainda hoje. Deste casamento, é pai do músico Adrian Edward Simon, nascido em dezembro de 1992 e também de uma filha, Lulu Simon, nascida em abril de 1995 e, de mais um rapaz, Gabriel Simon, em maio de 1998. E para terminar a festa do aniversário do “pequeno” grande Paul Simon, a gente confere três momentos distintos de sua bela carreira de sucessos: com John Lennon, com George Harrison, e com a canção dele que é a minha preferida: "Kodakchrome". Parabéns, Paul! Você merece! Aquele abraço!

7 comentários:

Edu disse...

"Hello, darkness my frined..."

Valdir Junior disse...

Belo Post Edu !!!
Conheço bem pouco o trabalho de Paul Simon , vou começar a procurar algumas coisas dele começando por esse link do disco ao vivo no Central Park !!

Um abraço e Hare !!!!!

Edu disse...

Se ainda houvesse tempo, ficaria feliz demais em ver esses dois "Pauls" juntos, de preferência, com uma canção nova! Valeu Paul Simon, junto com os Beatles, você faz parte de tudo o que sou! My Best Wishes 4 you! Happy Birthday, My Old Friend!!!

Cacá disse...

Muito legal. Paul Simon tem musicas lindíssimas!!!! Adorei.
Um beijão da sua maninha,
Cacá

Aly disse...

Só a título de "localização", Carrei Fisher é a princesa Leia de Guerra nas Estrelas.

Anônimo disse...

Fonte não confirmada: É quase certo que esses dois "Pauls" andaram juntos em Los Angeles,e possivelmente teriam feito uma música...

Pantoja disse...

Excelente blog! Também é a minha música preferida. Parabéns!