sexta-feira, 7 de outubro de 2011

THE BEATLES - I FEEL FINE E SEU RIFF MATADOR

"I Feel Fine" é uma canção dos Beatles, lançada em 1964. Foi escrita por John Lennon, mas creditada a Lennon/McCartney. Chegou ao topo das paradas britânicas em 12 de dezembro do mesmo ano, desbancando o single "Little Red Rooster" dos Rolling Stones, e ali permaneceu por cinco semanas. Também chegou ao topo das paradas americanas onde ficou por seis semanas na Billboard Hot 100.

Com pedidos antecipados de 750 mil cópias, o compacto com "I Feel Fine" / "Kansas City" foi lançado em 27 de novembro de 1964, em seguida a "A Hard Day's Night". Esse foi o oitavo compacto dos Beatles, e sexto Número 1 consecutivo. A gravação, concluída em nove tomadas, se inicia com uma nota de feedback que emenda com o riff que é a base da canção. Esse foi o primeiro uso do feedback em uma gravação, e isso inspirou muitos músicos (incluindo Jimi Hendrix), que depois empregaram o recurso como nota musical, e não como ruído. Entre as teorias da época para explicar esse som inicial estava a idéia de que fosse um zumbido amplificado de uma abelha, mas na verdade, os Beatles só passaram a usar sons pré-gravados a partir de 1966. O vocal é comandado pro John, com Paul e George juntando-se a ele nos refrões a três vozes.

7 comentários:

João Carlos disse...

Outra grande sacada na época foi o rítmo dessa música.Meio latino a la What'd I Say do Ray Charles.

Valdir Junior disse...

Uma das musicas que mais adoro !!!
Só esse Feedback da introdução já mostra a garra da musica.Li numa entrevista do George que a guitarra dessa musica foi baseada numa canção chamada " Watch Your Step " de Bobby Parker !!!!

Abraço a todos e Hare !!!!

Edu disse...

Ok. Só que, acrescentando e lembrando: Quando a música foi mostrada para os outros Beatles, ela já tinha ESSE riff matador, que não foi criação de George, e sim do autor, o velho John Lennon em sua melhor fase! Fonte: Mark Lewisohn - The Complete Abbey Road Sessions. "À César, o que é de césar". Abração, Val! Abração, JC! É muito bom falarmos sobre detalhes dessas coisas aqui, de forma democrática. Fico imaginando o dia que ganhar na megasena e o superencontro de todos nós... "Ah, Se Deus Me ouvisse"!

Milla Magalhães disse...

Acho simplesmente "demais!" a forma como Ringo fica à vontade diante das câmeras. Os outros Beatles parecem tímidos e envergonhados... Bjos a todos!

Edu disse...

WELCOME, MILLA! Rsrsrs... Desculpe! Nunca consigo resistir! Acho que é a primeira vez que aparece aqui, certo? Bem vinda ao Baú dos Beatles e da Cultura Pop! Abração!

Matheus Teixeira disse...

Ótima música :)

LSelem disse...

Adoro essa!!! Tks Edu!!