sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RINGO STARR - SENTIMENTAL JOURNEY

"Sentimental Journey", o primeiro álbum da carreira solo de Ringo Starr foi lançado em 27 Março de 1970 no Reino Unido e um mês depois, em abril, nos EUA. O álbum foi produzido por George Martin. Ringo começou a gravar esse projeto em outubro de 1969 durante o pior momento que os Beatles enfrentaram em sua carreira: o fim.
Em Sentimental Journey, Ringo decidiu regravar canções antigas: standards e temas jazzísticos das décadas de 1930 e 1940. Mais que isso, ele pediu para sua própria mãe e alguns parentes escolherem o repertório. Mas a intenção era dar uma roupagem diferente para as canções. Ringo solicitou que uma série de músicos se dedicasse de maneira especial criando novos arranjos para cada faixa. Entre os envolvidos que recriaram as canções estavam George Martin, Klaus Voormann, Maurice Gibb, Quincy Jones e Paul McCartney, entre outros. Na capa do álbum, uma foto do pub The Empress in Dingle (o mais próximo do local onde o baterista nasceu), com fotos dos parentes de Ringo nas janelas.
O disco acabou sendo massacrado pela crítica. Todos apontavam para o mesmo “defeito”: onde está o rock’n’roll? Entretanto, a intenção definitivamente não era fazer um disco de rock. Era um álbum conceitual, composto por canções pop do período entre guerras. Mesmo assim, o título ficou bem posicionado nas paradas.
Com o passar dos anos, olhando em retrospecto, se percebe que as críticas de Sentimental Journey foram exageradas e injustas. Realmente não é um disco de rock ou um dos trabalhos mais significativos da trajetória solo de um dos Beatles. E nem mesmo na carreira de Ringo, que possui tantos álbuns primorosos. Porém, se reconheceu que o ataque selvagem empreendido pela imprensa da época foi exagerado. De qualquer forma, em 1970 o Ringão continuava em jogo, e possuia cartas bem mais interessantes na mão. Em setembro, iria lançar seu segundo solo, o interessante Beaucoups of Blues.
DOWNLOAD:

5 comentários:

Edu disse...

Particularmente, eu adoro esse disco! Só tem classicos: "Sentimental Journey", "Night and Day", "Whispering Grass (Don't Tell the Trees)", "Bye Bye Blackbird", "Stardust" entre outras! Se eu não tivesse, baixava na hora! Abração!

Valdir Junior disse...

Realmente um disco que foi ( e ainda é)muito subestimado pelas pessoas !!!
Independente dele ter na sua carreira discos mais Rock esse em especial dever ser encarado como um projeto "sentimental " e trás muito das canções que ele ouvia quando pequeno no Radio, Cinema e etc.. !!!!
É bom lembrar que no momento o Paul esta gravando ( ou finalizando )um disco quase na mesma linha com canções dos anos 30/40 sera que vão ignorar esse disco também ??!!!
Sentimental Journey é um disco obrigatório para os fans de Ringo e de boa musica !!!!

Aly disse...

O Ringo por si só já é subestimado pelo público em geral. Novembro está chegando!!!!!

João Carlos disse...

Quando se quer malhar qualquer argumento vale.Um disco de clássicos dos anos antigamente ser cobrado como um disco de rock é a mesma coisa que esperar que REVOLVER fosse um disco de boleros.

Danielle Starkey disse...

Eu acho o Sentimental Journey um disco muito bom, porém não gosto desse estilo, então é o álbum que eu menos gosto do Ringo.
De qualquer forma, gosto de algumas músicas desse, como a faixa-título, Night And Day, Have I Told You Lately That I Love You e Bye Bye Blackbird :)