domingo, 25 de setembro de 2011

OS LIVROS QUE FAZEM A ALEGRIA DO BAÚ

É claro, óbvio e evidente, que se contasse somente com minha memória (que considero boa!), seria impossível fazer um trabalho como “O Baú do Edu”. Por isso, conto sempre com o apoio fantástico de vários livros fundamentais sobre a carreira dos Beatles, que fui “juntando” ao longo de tantos anos de Beatlemania. Como alguns amigos sempre me perguntam sobre quais são os meus livros preferidos, e sem os quais não poderia jamais fazer o blog, escolhi entre meus livros, os dez principais que nunca deixo de consultá-los quase todos os dias. Vamos conferir?
THE BEATLES - Geoffrey Stokes - 1981
O livro “THE BEATLES” de Geoffrey Stokes, foi a primeira biografia que comprei sobre meus heróis. Ele foi lançado em meio à uma enxurrada de produtos Beatles lançados após a morte de John Lennon. Mas é sensacional. A edição é em formato tamanho A4, lombada e capas duras e fortemente ilustrado com 250 páginas em preto e branco. O prefácio foi escrito pelo maerstro Leonard Bernstein e ainda tem uma capa soberba ilustrada por Andy Warhol. Inclui texto de Maurício Kubrusly e todos os créditos fotográficos. O livrão também traz um encarte de oito páginas coloridas com Beatles Memorabilias.
The Beatles An Illustrated Diary – H.V. Fulpen – 1983
Em The Beatles: Um Diário Ilustrado, H.V. Fulpen compilou o registro mais completo já realizado sobre os Beatles até a década de 1980. O livro fornece uma cronologia precisa do seu dia-a-dia desde 1957 até 1970 com cerca de 1.000 ilustrações e fotos de cada período dos rapazes de Liverpool. The Beatles: Um Diário Ilustrado combina fatos, curiosidades, merchandising, capas de álbuns, fotografias inéditas e pôsteres. Infelizmente, nunca saiu uma edição brasileira.
A Balada De John & Yoko - Editores da Rolling Stone – 1983
Nas páginas deste livro, escritores e editores que descreveram, criticaram e apoiaram John Lennon e Yoko Ono, de 1967 até 1981, fazem um longo e apaixonante retrospecto desde suas infâncias em Liverpool e Tóquio, de suas personalidades complexas, de sua música e de sua arte. Fartamente ilustrado com fotos impressas em meio ao texto, além de 16 páginas somente com fotografias. Publicado em 1983. 318 páginas. Um tesouro valioso!
Os Anos da Beatlemania - Ricardo Pugialli e Marcelo Fróes - 1992
A história da música teve um capítulo fundamental iniciado nos anos 60, com a explosão de todo um fenômeno, resumido na expressão Beatlemania. Os diversos níveis alcançados pelo sucesso dos Beatles transcendem à sua música, e permitem sua abordagem sob os mais diferentes aspectos. Quaisquer interpretações ou estudos, por mais interessantes que possam ser, encaixam-se bem numa obra sobre o grupo, mas não neste volume, no qual aborda um traçado cronológico da carreira do quarteto, suas atividades diárias, além das influências que receberam e das que passaram aos demais componentes do cenário musical da primeira metade da década de 60. Este trabalho representa um tributo aos trinta anos do lançamento do primeiro disco creditado aos Beatles - Love Me Do/P.S. I Love You -, e também àqueles anos de incessante atividade, durante os quais o grupo acumulou experiências que semeariam toda uma evolução musical, cujos rastros muitos se dedicaram a decifrar. Inclui entrevistas com George Martin, Bill Harry e Allan Williams, bibliografia. Anexos: todos os instrumentos tocados pelos Beatles e a discografia brasileira. "Os Anos da Beatlemania", de Ricardo Pugialli e Marcelo Fróes, de 256 páginas foi publicado em 1992 pela Editora Jornal do Brasil. Sensacional!
The Beatles: Gravações Comentadas & Discografia Completa - Jeff Russel - 2005
Repleto de informações sobre todos os lançamentos oficiais, “The Beatles: Gravações Comentadas & Discografia Completa” traz todos os álbuns e suas respectivas faixas (com duração exata), datas de lançamento e créditos dos compositores, além de comentários sobre cada canção com detalhes (como quem canta ou toca cada um dos instrumentos) e curiosidades de grande interesse para os fãs da banda. “The Beatles: Gravações Comentadas & Discografia Completa” reúne também as capas dos discos lançados no Reino Unido e no mundo, além de encartes de CDs e fitas cassete.
The Beatles – A Biografia – Bob Spitz - 2007
"THE BEATLES – A BIOGRAFIA”, de Bob Spitz, é o mais completo relato sobre a maior banda de todos os tempos. Além de desmitificar todas as biografias, oficiais e oficiosas, já publicadas sobre o grupo, depois de ter realizado sete anos de pesquisas e entrevistas com as principais pessoas que conviveram com os Beatles desde a sua infância, o autor desvenda também os bastidores da construção de sua arte inigualável. A cada vez que a música dos Beatles é ouvida, que sua carreira é recontada - em especial com o vigor com que Spitz o faz nesta obra -, o sonho revive. "THE BEATLES – A BIOGRAFIA” é um mergulho profundo, sério e muito bem realizado na história da banda mais importante do mundo.
Paul McCartney: Todos os Segredos da Carreira Solo - Claudio D. Dirani (2006)
A carreira de Paul McCartney. Os discos, as canções, e tudo o que acontecia durante cada etapa, cada turnê e cada projeto. Entrevistas exclusivas com fãs, amigos especiais e colaboradores. A carreira de Linda McCartney. Set Lists de cada apresentação, datas e detalhes. Sua vinda ao Brasil e os bastidores das apresentações. Tudo aqui. Paul McCartney. Todos os segredos da carreira solo.
John Lennon: A Vida - Philip Norman - 2009
Com acesso a documentos inéditos e testemunhos diretos de Yoko Ono, Sean Lennon e Paul McCartney, entre outros, Philip Norman começa por descrever em detalhes a infância e a adolescência de John Lennon, e logo traz à tona episódios e personagens cruciais para o entendimento de uma figura tão unanimemente admirada quanto controvertida. Norman dedicou-se durante três anos a uma cuidadosa pesquisa sobre a vida de John. Tanto que este relato é o mais completo sobre o cantor. A obra também traz os episódios jamais divulgados da vida do ex-Beatle. O livro “John Lennon – A Vida” de Philip Norman apresenta uma visão pouco açucarada de Lennon. Yoko Ono rejeitou o livro, o que é um ótimo sinal.
The Beatles - A História por trás de todas as canções – Steve Turner - 2009
São 208 músicas gravadas pelos Beatles. São 208 histórias explicando a mágica de cada uma delas. Com mais de 100 ilustrações em cores, esta edição reúne a gênese das canções do grupo inglês. O que o jornalista, biógrafo e poeta inglês Steve Turner faz em 'The Beatles - a história por trás de todas as canções' não é apenas explicar os significados ou os bastidores técnicos das composições da banda. Sua proposta é mostrar como elas nasceram e quais episódios as inspiraram - de frases do dia a dia até notícias de canto de uma página de jornal.
O Diário Dos Beatles - Barry Miles (2010)
Paul McCartney reconhece que foi Barry Miles que o introduziu à cena avant-garde londrina. Foi também em seu apartamento em Londres que McCartney teve o primeiro contato com o escritor William Burroughs, com os poetas beat e com a música experimental. A coleção de discos de jazz de Miles, que continha o que havia de mais atual na época, teve grande influência no desenvolvimento musical dos Beatles. Quando Barry abriu a Indica Books and Gallery e decidiu ser um dos fundadores do jornal underground International Times, McCartney o apoiou. Além disso, foi na Indica Gallery que John Lennon e Yoko Ono se encontraram pela primeira vez. Miles foi diretor da Zapple, selo de música experimental da Apple, e contribuiu com a revista NME e várias publicações underground. Suas anotações e arquivos mantidos durante os turbulentos anos de 1960 são a base de O Diário dos Beatles - a mais completa história dos bastidores do rocknroll. Eis algumas opiniões a respeito desta obra: ... o cotidiano da banda nos estúdios de TV, shows, estúdios de gravação e a vida sob os holofotes. Uma pesquisa meticulosa... - Daily Mirror ...O Diário dos Beatles é extremamente detalhado, mas irresistível... - Q Magazine ...ilustrações magníficas... uma história detalhada escrita por Barry Miles, antigo guru da Apple e biógrafo de McCartney... - Time Out Barry Miles é também o autor de Pink Floyd - Primórdios, publicado em língua portuguesa pela Madras Editora.
É isso! Para terminar, a gente fica com The Beatles e o show completo no Budokan em 1966. Um grande abraço a todos!

9 comentários:

Edu disse...

Muitos podem achar que poderia ter colocado "Many Yesrs From Now" de Barry Miles, mas a verdade, é que esse livro é muito grande e de difícil manipulação. Por isso, raramente o consulto.

Aly disse...

Meu velho, preciso de outra fonte de renda! Tem tanta coisa que eu quero ainda comprar que vou levar uma vida... Livros, uma dessas coisas. Não pude deixar de notar três livros, cada um com um nome: John, Paul, George - não consegui encontrar o Ringo. De que se trata?

Valdir Junior disse...

Tem coisa nessa pilha de livros que é pra deixar a gente doido de vontade de ler !!!!
Principalmente o do Mark Lewisohn !!

Parabéns Edu !!!

Abraço e Hare

Edu disse...

Aly, esses três livros são, de fato, muito legais e recheados de fotos e informações inéditas. Pertencem a uma coleção feita em 1996, por Geoffrey Giuliano, jornalista americano. Ringo não ganhou sua edição. Uma injustiça. O autor também fez para a mesma coleção, um sobre Clapton, outro dos Stones. Abração a todos!!!

Aly disse...

Po... que injustiça! Ficam mais esses pra lista.

João Carlos disse...

Ainda vou ter os dos autores brasileiros.O de Barry Miles é maravilhoso como objeto de pesquisa mas a leitura é um tanto maçante.
PS: EDU,como faço para adquirir os livros dos autores brasileiros ?

Anônimo disse...

Caramba, Edu, todos esses livros são demais, tenho quase todos, mas os preferidos são os do Bob Spitz (ele é incrível, já estou lendo pela segunda vez), o do Jeff Russel (gravações comentadas) e o do Steve Turner (a história por tras das canções), não tem como postar os: The Beatles An Illustrated Diary – H.V. Fulpen,Os Anos da Beatlemania - Ricardo Pugialli e Marcelo Fróes, seria demais, né? Um abraço e obrigado pelas excelentes postagens.

Danielle Starkey disse...

Eu tenho trauma desse livro do Geoffrey Stokes: no fim do ano de 2007 eu o achei num Sebo e quis muuuuito! Estava barato, 60 reais, mas eu não trabalhava ainda, daí não tinha como comprar... Pedi pro meu pai de Natal, disse que eu preferia ele do que um celular. Mesmo assim, ele me deu um celular :(
Ainda espero ter esse livro um dia!

MAS! Tenho o do Bob Spitz, é o meu preferido!

poderosas rainhas disse...

OLÁ, POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ PODERIA ME DOAR LIVROS DE (ROMANCES OU ESPÍRITAS) ENTRE OUTROS.POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES DE COMPRAR MORO EM SÃO PAULO - SP