segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LENNON & McCARTNEY - A DUPLA DO SÉCULO


Quando Deus criou o mundo, criou primeiro John Lennon. Em seguida, Paul McCartney. Depois viriam os outros dois.
A dupla Lennon/McCartney tornou-se lendária com as composições mais bem sucedidas da história da música. Os dois criaram os Beatles. Juntos com George Harrison e Ringo Starr, eles formaram a maior e mais conhecida banda de todos os tempos: THE BEATLES.
A parceria artística entre John Lennon e Paul McCartney é uma das colaborações musicais e culturais mais conhecidas e mais bem sucedidas da história. Entre 1962 e 1969, escreveram e publicaram cerca de 180 canções creditadas, das quais a maioria foi gravada pelos Beatles e constitui a maior parte do seu catálogo. Ao contrário de muitas parcerias que compreendem composições separadas letrista e compositor, tanto John Lennon e Paul McCartney escreveram letra e música juntos, muitas vezes no entanto, as canções eram principalmente o trabalho de apenas um dos dois autores creditados.
"Lennon / McCartney". Esta foi a designação de assinatura mais comum das músicas gravadas pelos Beatles que foram compostas por John Lennon e Paul McCartney, juntos ou separados. Os dois fizeram um acordo quando dos primórdios da formação da identidade do que viria a ser "The Beatles". A ordem dos nomes foi proposta por John e aceita por Paul. Assim funcionou a parceria, sem nenhum trauma (visível) ou discordância até a dissolução do grupo em 1970.
A mágica dos Beatles, impressiona ainda hoje, mais de quarenta anos depois do fim da banda. “She Loves You”, “I Want To Hold Your Hand”, “A Day In The Life” e tantas outras... são apenas alguns exemplos das músicas que a dupla compôs e que fazem sucesso até hoje. O sucesso dos Beatles tornou-se atemporal.
Porém, nem sempre os gênios se entendiam e com o passar dos anos, era cada vez mais raro a dupla compor junto. Não havia espaço o suficiente para dois “egomaníacos”. Com a aparição de Yoko Ono, o grande amor da vida de John, o clima foi ficando cada vez mais tenso entre todos os integrantes da banda. Lennon se afastava cada vez mais e Paul ia tomando a frente dos Beatles, e como “novo líder” fez o álbum mais conhecido deles, o aclamado “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.
Muitos fãs acreditam que essa relação de amor e ódio era explícita em algumas músicas como em “Don’t Let Me Down”, onde John pedia a Paul para não desapontá-lo, pois ele (John) estava amando pela primeira vez e que dessa vez seria para sempre. A resposta viria em “Oh! Darling” onde Paul cantou que nunca o deixaria (“I’ll never let you down”).
Como todos bem sabem, o fim dos Beatles foi traumático para todos, com Paul processando os outros três. John Lennon estava furioso! Então, o barraco veio a público através do que sabiam fazer melhor: música. Lennon lançou o álbum “John Lennon / Plastic Ono Band” que atingiu ao oitavo lugar nos Estados Unidos e o sexto, na Inglaterra. Já Paul lançava “McCartney” que foi mais bem sucedido e chegou ao primeiro lugar nos EUA e ao segundo, na Inglaterra. Com isso, Lennon estava convicto que "sua arte era pérola jogada aos porcos" e os fãs eram uns "idiotas filhos da puta!". McCartney, por sua vez, não era santo e daria suas alfinetadas também à sua maneira: doces, mas com duas gotas de veneno como em "Too Many People", "Dear Friend" e "Let Me Roll It". Porém, nada que se comparasse ao maior petardo lançado por Lennon: "How Do You Sleep?" do álbum Imagine. Nessa música, Lennon bombardeava o ex-companheiro afirmando que sua música era "musak" (brega, música ambiente) e que a única coisa que Paul tinha feito era "Yesterday" (a música mais regravada da história!) e que seu rostinho bonito poderia durar um ano ou dois. E mais terrível ainda: tendo George Harrison como guitarrista!
Ao ser perguntado sobre a troca de farpas entre os dois, Lennon encerrou o assunto dizendo: “É o meu melhor amigo. Eu não posso brigar com um amigo meu?”.
Após a morte de John, Paul foi severamente criticado pela “frieza” com que recebera a notícia, mas em entrevista à “Playboy” em 1984, disse que ficou assistindo ao noticiário naquele dia e que chorou a noite inteira. Paul fez parte do tributo de George Harrison a John na música “All those years ago”, junto de Ringo Starr.
Já em “Here Today”, música que Paul compôs para Lennon, ele canta: “I still remember how it was before / And I am holding back the tears no more / I Love You” (Eu ainda lembro como foi antes / e eu não estou mais segurando as lágrimas / eu te amo). Em "Mind Games" John Lennon dizia que o amor era a resposta (“Love is the answer”) e em se tratando dessa dupla, dessa relação de amor e ódio, definitivamente, essa é a resposta.
De todas as músicas assinadas por Lennon/Mccartney, é óbvio que nem todas foram necessariamente compostas pelos dois. Algumas músicas ainda foram gravadas com esta assinatura em projetos individuais dos dois: "Give Peace a Chance" e "Goodbye", por exemplo. Nos dias de hoje sabe-se, através de entrevistas dadas pelos dois compositores, quem compôs o quê e em quais músicas realmente houve a participação efetiva dos dois.


Paul McCartney já propôs a troca da ordem dos nomes para McCartney/Lennon nas músicas compostas por ele. Yoko Ono, disse não! Mesmo assim, as faixas dos Beatles que entraram em seu álbum "Back In The USA", aparecem dessa forma. Na contracapa e no selo de "Please Please Me" as músicas aparecem creditadas a McCartney / Lennon, em vez da forma tradicional como ficou mundialmente conhecida.
"And in the end... the love you take is equal to the love... you make". É isso! Espero que todos tenham gostado. Para fechar com chave de ouro, nada melhor que The Beatles no sensacional meddley de "A Hard Day's Night" em boa resolução. Valeu! Abração!

12 comentários:

BRUNA CAMARGO - RS disse...

Muito legal! Show! É verdade que foi Paul quem ensinou John a tocar guitarra?

RafaCruz disse...

Excelente homenagem! Está de parabéns, Edu! Os dois realmente foram uma das melhores duplas musicais de todos os tempos.

Bjs, Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com

Edu disse...

É não. Ensinou alguns truques e alguns acordes. Por falar nisso, vem aí uma supermatéria sobre Paul McCartney - Guitarrista. Aguardem!

Anônimo disse...

Radamés
John Lennon e Paul Mccartney.
A Dupla dinamica,a maior parceria que existiu.

Aly disse...

Um dos maiores casos de amor da história contemporânea.

Valdir Junior disse...

Excelente Post Edu !!!!!!!
Lennon / McCartney é sinonimo de musica MUITO BOA !!!!!!!!!
Depois desse post nem preciso dizer mais nada !!!!

Abração e Hare !!!!!!!

Leonardo Polaro disse...

Na música, não conheço parceria tão famosa,e que alcançou tanto sucesso (artístico & comercial) quanto estes dois gringos...
O que será que os dois comporiam juntos hoje em dia....?

João Carlos disse...

Há controvérsias.Segundo Paul,sempre havia a mão de um numa música do outro.Nem que fosse 5%.

Edu disse...

Tem razão! Vou corrigir!

Eduardo Sales disse...

Edu

Fico intrigado como podem nascer quatro caras tão incríveis em uma mesma cidade ! Parece que um iluminava o outro e a soma desses talentos todos, deu origem aos Beatles ! Vou curti-los pelo resto de minha vida...
Vou dormir agora, pensando nisso !
Abraços,

Bruno Borsaro disse...

http://www.youtube.com/watch?v=byz3X8nY4nQ&feature=player_embedded

FLAVIO disse...

Ambos ja disseram q a maioria das musicas foram feitas cara a cara.Na sua autobiografia, Macca diz q 90 % ele credita a dupla, mesmo q a participacao de um ou outro tenha sido minima.Lennon criou a lenda no inicio dos anos 70, q a dupla nunca existiu, desmentindo a si mesmo numa entrevista a playboy, reprisada por vc em seu blog.A ultima vez q tinha lido essa entrevista foi em 81, aos 16 anos...rss..e hj,já na flor de minha MUCHIBADA, vejo q John ainda estava muito ressentido, de qualquer forma seu blog é muito bom e vc está de parabéns.
abs
Flavio