terça-feira, 27 de setembro de 2011

JIMMY McCULLOCH - O MENINO PRODÍGIO

Jimmy McCulloch era o que se pode chamar de "guitarrista prodígio". James 'Jimmy' McCulloch nasceu em 4 de junho de 1953. Era um músico galês e foi o guitarrista solo dos Wings de Paul McCartney entre 1974 e 77. Antes disso ele tocou na banda psicodélica One in a Million, Thunderclap Newman e Stone the Crows, além de participações em álbuns como Whistle Rhymes, de John Entwistle em 72, onde tocou em duas faixas com Peter Frampton.
McCulloch era amigo do pessoal do The Who e sua banda, a Thunderclap Newman, foi criada e produzida por Pete Townshend e chegou a fazer sucesso com a música "Something in the Air". Em 1972, com 18 anos, James (Jimmy) McCulloch entrou para a banda de blues rock Stone the Crows, onde substituiu o guitarrista Les Harvey (eletrocutado no palco dia 2 de maio de 72) e tocou no álbum "Ontinuous Performance".
Com o fim dos Stones the Crows em 1973, McCulloch passou pela banda de Brian Joseph Friel com quem gravou o primeiro álbum com o pseudônimo "the Phantom", por questões contratuais. Depois, uniu-se ao Wings em abril de 1974 e a primeira música que gravou com a nova banda foi "Junior's Farm".
Em setembro de 1977 McCulloch foi despedido dos Wings por indisciplina para tocar com o Small Faces que havia se reformulado, mas não esquentou lugar e logo que saiu formou uma banda chamada Wild Horses com Brian Robertson, Jimmy Bain and Kenney Jones. A última banda de McCulloch foi The Dukes e a última canção gravada foi Heartbreaker, lançada no único álbum da banda.
McCulloch morreu em 27 de setembro de 1979, aos 26 anos, devido a uma overdose de heroína, em seu apartamento em Maida Valley, em West London. Anteriormente ele havia composto uma música anti-drogas chamada Medicine Jar, publicada no álbum dos Wings "Venus and Mars" e também "Wino Junko" do álbum "Wings at the Speed of Sound". Uma grande perda, sem dúvidas. Jimmy foi um dos melhores guitarristas de sua geração.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Na minha opinião um dos 3 melhores guitarristas que fizeram parte da banda do Paul !(os outros dois são os atuais Brian Ray e Rusty Anderson )
O Som de guitarra de Junior's Farm é de matar !!!
Infelizmente mais um grande talento que sucumbiu a loucura das drogas !!

Edu disse...

Certa vez, durante a mega excursão Wings Over America de 1976, no meio de um dos shows, McCulloch surtou, rebelou-se e saiu do palco dizendo que não iria continuar. Atrás do palco, um transfigurado Paul McCartney agarrou-o pelo colarinho e disse: "Você vai voltar lá agora e vai tocar o melhor que já tocou na vida!". E assim, foi. A partir daquele episódio, já estava decretado o fim da carreira do jovem Jimmy como um dos Wings.

Danielle Starkey disse...

Vale lembrar que a música "Something In The Air" fez parte do filme The Magic Christian, com o Ringo *-*