segunda-feira, 26 de setembro de 2011

THE BEATLES LIVE AT BBC - 1994

Durante os anos áureos da Beatlemania, entre 1963 e 1965, a BBC – British Broadcast Television – parecia existir por causa dos Beatles. E os Beatles retribuiam dando o melhor de sí nessas apresentações.
O álbum “Live at the BBC” dos Beatles, foi lançado oficialmente em 30 novembro de 1994 na Inglaterra e nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, chegou com duas semanas de atraso. Nada mal se compararmos aos anos em que essa espera podia durar mais de um ano, ou dois, ou dez! Para chegar aqui em Brasília, demorou mais outra semana. Um Eduardo completamente ancioso, quase 20 anos mais novo, estava louco para colocar suas mãos nessa valiosa caixinha com tantas músicas “novas”.
“Live at the BBC” foi o primeiro álbum dos Beatles com músicas inéditas desde Let it Be de 1970. Eu sabia o dia certinho que o bichão chegaria aqui em Brasília. Eu era amigo de um gerente da saudosa discoteca 2001 e ele me dava o serviço todinho. Igualzinho ao depoimento de Jerry Levitan, em seu livro “Eu conheci Lennon”, por isso me identifiquei tanto, e, no dia 20 de dezembro de 1994 (um sábado), eu e meu amigo Marco Miranda estávamos lá, no estacionamento do Conjunto Nacional onde o caminhão trazendo os discos iria chegar. Na hora, fiquei amigo da galera e eu mesmo escolhi os que queria da caixa. Peguei dois. Um para mim e um para meu compadre Marco, que espero que ele ainda tenha até hoje e nunca esqueça esse dia fantástico! Abração!
O “BBC” trazia dezenas de gravações totalmente inéditas, feitas pelos Beatles para os programas de rádio da BBC entre 1963 e 1965. Tanto os Beatles, como Brian, sabiam muito bem o que queriam e onde queriam chegar. Por isso, nessas apresentações para a British Broadcasting Corporation, a rádio mais importante do Reino Unido, os Beatles fizeram o que sabiam melhor: tocar, cantar e encantar públicos cada vez maiores. Afinal. As apresentações na BBC não eram tão ruins e estressantes como as intermináveis turnês e concertos que se tornavam cada vez maiores.
Reunidas no primeiro álbum lançado pelo selo Apple em mais de duas décadas, estas 56 faixas foram gravadas em apresentações dos Beatles para a BBC Radio, muitas delas em seu próprio programa, Pop Go The Beatles, transmitido todas às terças-feiras às 17 horas ao longo do verão europeu de 1963. Outros programas da BBC em que eles apareceram, também representados no CD duplo, são Easy Beat, Top Gear e o saudoso Saturday Club. O grosso do material vem de um vasto repertório de interpretações de músicas de outros artistas, frequentes nas longas apresentações de Hamburgo e Liverpool, e do qual apenas uma parcela minúscula foi rgistrada em estúdio nos anos 1960. A foto da capa foi tirada no exterior do BBC Paris Theatre, na Lower Regent Steet, em Londres. A contacapa é, na verdade, uma colagem que utiliza o mesmo fundo, mas com uma foto diferente dos Beatles. À época do lançamento, em 1994, a americana Capitol Records não produzia mais discos de vinil, portanto cedeu esses direitos para a Speciality Records. Apenas 250 mil cópias foram prensadas nesse formato, o que faz o lançamento americano em vinil um item valioso de colecionadores.
O dois discões mostram o conjunto de rock mais popular da história em seus primeiros anos e além de conter velhos clássicos da banda como I Saw her Standing There , Things We Said Today, A Hard Day´s Night, I Feel Fine, possui diversos covers de artistas que os Beatles admiravam como Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Carl Perkins entre outros. Entre as músicas de outros artistas tocadas pelos Beatles estão Johnny B. Goode de Chuck Berry, A Shot of Rithyim and Blues de Arthur Alexander, Long Tall Sally de Little Richard, entre tantos outros. Além disso, o álbum traz também alguns curiosos diálogos entre a banda e diversos apresentadores como Brian Matthew e mostra vários momentos de descontração. São 69 faixas dispostas em dois cd's que trezem o que de melhor a música pop do quarteto pode oferecer: guitarras perfeitas e afiadas, baixo contagiante, bateria elevada e os melhores vocais da história do rock. Aqui os Beatles mostram toda a sua garra e atitude que, por vezes, destoa daquela que conhecemos através da produção perfeita de George Martin. Aliás, Martin foi o responsável pela masterização digital dessas pérolas.“THE BEATLES – LIVE AT BBC” é um álbum absolutamente fantástico, excelente e que não pode faltar em nenhuma coleção.
DISCO 1 – DOWNLOAD:
DISCO 2 – DOWNLOAD:


6 comentários:

Anônimo disse...

Radamés
Valeu Edu
Baixandoooooooooo

Matheus Teixeira disse...

É uma pena que eu seja um menino de apenas 15 anos e não posso comprar muitas coisas do que eu quero, principalmente sobre os Beatles, o que me resta é baixar. Tenho apenas 2 cd's que eu mesmo comprei, meu pai tem 2 (incluindo o Lennon Legend) mas quando crescer, poderei fazer o que quiser com o meu dinheiro e pretendo ser um grande colecionador, como você. Seria um sonho visitar sua casa, deve ser toda à lá Beatles. Muito obrigado por disponibilizar, parece ser muito interessante. Baixarei com toda certeza. :)

João Carlos disse...

Belez Matheus.Benvindo ao bom gosto! E você chega lá!
EDU,meu caso foi bem parecido mas deu-se ao acaso.Naquele dezembro entrei num grande magazine e estava olhando os CDs.De repente um funcionário abriu 2 caixas e lá estavam eles.Peguei na hora.

Valdir Junior disse...

Fiquei desesperado para comprar o meu quando saiu ,não era todo lugar que tinha ou estavam aguardando chegar sabe-se lá quando de tanto que estava sendo procurado , lembro que fui na Galeria do Rock em São Paulo procurar e a unica loja que tinha era a Baratos Afins, quando peguei o meu na mão deu um sensação de alegria e alivio tão grande que nem perguntei quanto era o valor !!
Um discaso de Rock and Roll !!!!

O fantástico mundo de Maycon disse...

Olá Edu! Tudo bem? Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog. Você faz um excelente trabalho. Estou numa fase da vida em que estou descobrindo os Beatles e cada vez fico mais encantado com as canções. Não só as clássicas, mas também as desconhecidas. Preciso de sua (imensa) ajuda. Será que você poderia disponibilizar links para download dos seguintes álbuns: "1994 - Live at The BBC", "1995 - Anthology 1, 2 e 3" e "1999 - Yellow submarine songtrack"? Desde já eu agradeço imensamente e entendo caso não seja possível. Forte abraço, Maycon.

Renato Lima disse...

Parabéns pela matéria, após 15 nos do lançamento, ainda tinha coisa informações que eu ainda não sabia apesar de pesquisar muito. Por sinal, eu to procurando a reportagem do Fantástico da Rede Globo que exibiu na época, falando sobre o lançamento do LIVE AT BBC, mas não consigo rever. EU JURO QUE JA VI NO YOUTUBE, alguém pode me ajudar? Eu sai correndo pra gravar na época em VHS, mas a fita mofou sem uso. Obrigado!