sábado, 16 de julho de 2011

TIMOTHY LEARY - O MESTRE DOS MAGOS

Timothy Francis Leary nasceu em 22 de outubro de 1920 e morreu em 31 de maio de 1996. Foi Professor (em Harvard), psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, um dos ícones dos anos 60 e do hedonismo. Mas ficou famoso mesmo foi como defensor incansável dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD. Amigo pessoal de John Lennon - a música "Come Together" dos Beatles foi inspirada nele, e no vídeo de "Give Peace A Chance" podemos ver o professor e a sua mulher de toda a vida, Barbara, junto à cama onde John Lennon protagonizou este hino de liberdade. Na letra, pode-se ouvir, na 3ª estrofe: "Everybody is talking about John and Yoko, Timmy Leary…", tal era a notoriedade deste eminente académico naquela época.
Leary foi expulso de Harvard depois de ter promovido uma experiência psicotrópica com uma turma inteira de estudantes de psicologia. Mais tarde, a administração de Nixon fez do Prof. Leary um bode expiatório na sua luta reacionária e conservadora contra a contracultura que abundava nesta época, enviando-o para a prisão pela sua veemente posição contra a proibição do LSD.
Nos anos 80, fascinado pelos computadores, Leary dedicou-se a este novo mundo, e teve imenso sucesso. Criou softwares de design, continuou a escrever livros e a fazer conferências. Embora o seu tópico principal fosse agora a tecnologia, ele ainda era reconhecido como o guru do LSD dos anos 60. Nos meses que antecederam sua morte (câncer da próstata), escreveu um livro chamado Design for Dying (Projeto para morrer), uma tentativa de mostrar às pessoas uma nova perpectiva da morte e do morrer. As suas últimas palavras foram "Why not?".
Timothy Leary faleceu a 31 de maio de 1996, aos 75 anos, na sua própria cama, rodeado por amigos. Logo em seguida, de acordo com o seu desejo, a sua cabeça foi retirada do corpo e congelada. Seu corpo foi cremado e, em outubro de 1996, as suas cinzas foram transportadas pela nave espacial Pegasus e libertadas no espaço com o auxílio de um satélite, juntamente com as de Gene Roddenberry, criador de Jornada nas Estrelas, e de outros cientistas e pioneiros em estudos aero-espaciais.

Um comentário:

Valdir Junior disse...

Apesar de controverso , sempre achei Timothy Leary um cara antenado com as novas possibilidades do ser humano desenvolver seu potencial de conhecimento e crescimento em pró si proprio e da humanidade !!!!
Na minha adolecencia li sua auto biografia ´´ Flashbacks `` e gostei demais ,ele fala muito sobre os anos 60, Flower Power, Drogas e principalmente conhecimento , recomendo esse livro !!
Mas como quase tudo dos 60´s uma hora o sonho acabou e o que não pode se realizar vai ficar pro Futuro rever !!!