domingo, 3 de julho de 2011

PAUL McCARTNEY - Todos os segredos da carreira solo - CLÁUDIO DIRANI

O MEU LIVRO DE CABECEIRA
Outro dia, alguém me perguntou qual, entre todos os livros que tenho sobre os Beatles, qual eu gosto mais, acho fundamental e imprescindível. Pois bem, é o livro “Paul McCartney – Todos os segredos da carreira solo” (Editora Lira, 2006 - 400 páginas) de Cláudio D. Dirani. É um livro que demorou três anos para ser finalizado por seu autor, mas sua “gestação” foi ainda mais longa. Fã dos Beatles desde os 11 anos de idade, e pesquisador incansável da carreira solo de Paul McCartney desde os 19, o jornalista paulistano Claudio D. Dirani, hoje com 33 anos, se empenhou em investigar os detalhes mais obscuros da vida e obra do ex-Beatle.
No total, mais de centenas de revistas e artigos de jornais, além de dezenas de livros, serviram como fonte de estudo para a criação de “Paul McCartney - Todos os Segredos da carreira solo”. Mas o trabalho de composição deste livro não se limitou às incansáveis leituras para a elaboração de seus capítulos. Dezenas de pessoas que trabalharam e conviveram com Paul McCartney foram entrevistadas e revelaram informações jamais publicadas até o lançamento de “Paul McCartney – Todos os Segredos da carreira solo”. Entre elas, o baterista Denny Seiwell, que gravou seu segundo álbum “Ram”, e fez parte do grupo Wings entre 1971 e 1973, Rusty Anderson, guitarrista de Paul McCartney desde 2001, Steve Holly, baterista do Wings entre 1978 e 1980, Tony Clarke, engenheiro de gravação do álbum “Wild Life e “Thrillington”, que também trabalhou com os Beatles em diversos álbums, Eric Stewart, compositor e guitarrista da banda 10cc, parceiro de McCartney em diversas músicas no álbum “Press To Play”, Eirik Wangberg, engenheiro e produtor, responsável pela mixagem em diversas canções do álbum “Ram”, Mark Lewisohn, pesquisador e historiador dos Beatles e de Paul McCartney, Robert Kippen, professor de música canadense que tocou tabla no álbum “Pipes of Peace”, e muitos outros.
Muitas obras publicadas sobre os Beatles e seus membros em carreira individual preferem explorar o lado sensacionalista e pessoal. Já “Paul McCartney – Todos os Segredos da carreira solo” caminha do lado contrário. O objetivo desta publicação é apresentar ao público uma infinidade de dados desconhecidos de sua carreira profissional, muitas vezes ofuscada e deturpada nesses tantos anos desde a separação dos Beatles.
Este livro (nota 10) apresenta, desde a origem de cada composição de Paul McCartney, local onde foi escrita cada música, instrumentação usada nas gravações – quem tocou o que – até uma relação completa de shows ao vivo, especiais de rádio e TV, participações de McCartney em trabalhos de outros artistas, músicas compostas e gravadas, mas jamais lançadas comercialmente, e uma diversidade de detalhes nunca revelados, ou pouco explorados anteriormente. Esta verdadeira pérola, infelizmente não pode ser encontrada nas livrarias, apenas em sebos e sites de venda pela internet(http://www.estantevirtual.com.br/q/dirani-paul-mccartney-todos-os-segredos-da-carreira-solo). Recentemente, o autor me falou que está preparando uma nova edição atualizada e melhor organizada. Vamos esperar e torcer. Parabéns, Dirani! Abração!

9 comentários:

Valdir Junior disse...

Esse livro é muito bom mesmo !!!
Tambem é um dos livros que sempre estou consultando ( principalmente por causa desses lançamentos Remasters do Paul ).Vou esperar essa nova edição atualizada .
Alías bem que poderia sair um livro assim para o John , George & Ringo!
são discografias menores 9 em tamanho ) que do Paul mais com muitos segredos tambem !!!

Leonardo Polaro disse...

O meu adquiri pelo submarino.com
A quem interessar...
É uma obra que merece todos os elogios mesmo, pois o autor fez um trabalho de pesquisa muito interessante. Nota 10 !

evelize disse...

Caro Edu...eu adquiri esse livro há algum tempo por recomendação sua aqui no blog e gostei muito (guardo nos meus livros de cabeceira)
ótimo!!!!

João Carlos disse...

Não é a primeira vez que o EDU comenta sobre este livro,embora dessa vez o texto foi mais detalhado.Pense numa ontade de ler!
Seria possível adquirir uma cópia por este site citado mestre ?

LSelem disse...

Eu queroooo!!

Alysson Vitorino disse...

Eu não tenho... Ainda.

Claudio Dirani disse...

Edu, amigos, obrigado pelas palavras.
Eu amei fazer o livro, mas infelizmente a divulgação, trabalho de promoção, edição do livro foi abaixo das expectativas. Hoje ele está em sebos. Nada profissional!
Mas estou trabalhando em mais coisas legais para vocês.
Obrigado mais uma vez pelo voto de confiança!
Grande abraço

PS: esse pessoal é como Allen Klein..

Edu disse...

Grande Claudio Dirani: obrigado por aparecer por aqui! Espero que volte mais vezes! Então... quem quiser comprar o livro hoje, consegue comprar pela internet? Quanto à nova edição, eu mesmo gostaria muito de fazer o projeto gráfico. Aquele abraço!!!

Sofia Giongo disse...

Como é ótimo conhecer novos livros sobre os Beatles. Gosto do muito do Paul e quero conhecer mais sobre sua carreira.
Obrigada!