quinta-feira, 14 de julho de 2011

A HISTÓRIA DE BILLY THE KID - O FORA-DA-LEI

Billy the Kid, ou William Henry Bonney, ou Henry McCarty nasceu em 23 de novembro de 1859 e teria (?) morrido em 14 de julho de 1881. Ele foi um bandido e assassino que participou da Guerra do Condado de Lincoln, no Novo México, EUA. Billy the Kid é uma lenda no Oeste Americano. Embora tivesse vivido apenas 21 anos foi um dos mais ativos e respeitados fora-da-lei da região compreendida entre o sudoeste americano e norte mexicano. A história relata seu envolvimento em dezenas de tiroteios, mais de 20 homicídios, fugas espetaculares e até na liderança de um bando de assassinos em uma guerra particular no Novo México. O certo é que este prematuro fora-da-lei teve também sua carreira encerrada muito cedo ao ser emboscado e morto no Fort Summer pelo xerife do Novo México, Pat Garrett. Nascido na cidade de New York em 24 de novembro de 1859 com o nome de Henry McCarty, perde o pai logo em seguida. A mãe Catherine muda-se com ele e o irmão para Indiana onde casa-se novamente com Bill Antrim. Mudam-se novamente, primeiro Wichita (Kansas), depois Santa Fé e finalmente Silver City (Novo México) onde também sua mãe adoece e morre. Henry, ou Billy tinha então 14 anos. Em Silver City é preso em uma lavanderia acusado de roubar roupas, mas foge da prisão e vagueia pelo deserto americano e mexicano praticando furtos de cavalos.
Aos 17 anos, no Arizona, pratica seu primeiro homicídio, matando um ferreiro. Foge para o Novo México e dedica ali sua atenção aos furtos de cavalos e mimo ás mulheres mexicanas, com quem adquire boa popularidade. No Condado de Lincoln arruma emprego na fazenda dos Tunstall onde cria forte amizade com o proprietário. Em 1878 numa disputa por posses de terras entre os Tunstall e outro fazendeiro da região, Jonh Tunstall é assassinado. Tomado por forte sentimento de lealdade e desejo de vingança Billy une-se a um grupo de pistoleiros intitulados "Os Vigilantes" e juram caça aos culpados pela morte de seu estimado patrão. Os Vigilantes espalham pânico e terror na região executando sumariamente todos os suspeitos de participação naquela disputa de terras. Billy, então, embosca o xerife Brady e seu auxiliar e juntamente com Os Vigilantes vingam-se da morte de Tunstall. A guerra continua com a participação de forças militares contra Os Vigilantes culminando num longo e sangrento episódio conhecido com a Batalha de Lincoln. Billy escapa ileso, forma novo bando e volta a roubar gado na região.
Pat Garrett, um obstinado xerife do Novo México que também era um grande amigo de Billy the Kid, vendeu a vida do fora-da-lei por dinheiro (Billy era defendido pelos amigos que sempre falaram que ele não era mau e nunca trairia um amigo). Após fracassar num primeiro confronto com Billy The Kid, finalmente surpreende-o num rancho do Fort Summer e o mata a "queima-roupa". Era 14 de julho de 1881. Terminava assim a carreira daquele jovem pistoleiro que enveredara pelo mundo do crime e viraria um misto de herói e bandido, embora tivesse vivido tão pouco - apenas 21 anos de uma atribulada vida no oeste americano.
Billy the Kid ficou conhecido por inúmeros nomes: William Boney, Kid Antrim, William Antrim, Jr. e, naturalmente Henry McCarty seu nome de batismo. Mas há os que defendem uma outra identidade para Billy: Brushy Bill Roberts. Segundo estes, Billy teria escapado às balas de Garret e fugido para o México. Depois vagueado pelo oeste e finalmente se estabelecido na cidade de Hico, Texas, onde ficara até morrer, em 1950, como Bill Brushy. Em meio a fotos, testemunhos e túmulos esta versão tem gerado ainda mais polêmica sobre a incrível e relâmpago vida deste ícone do velho oeste americano: o lendário Billy the Kid, o fora-da-lei.
Em 1880, o então governador do então Território Novo México, Lew Wallace, teria prometido perdão a Billy. A história se arrastou, e, finalmente, em 31 de dezembro de 2010, o governador do Novo México, Bill Richardson, negou o perdão a Billy.
No cinema, a vida do fora da lei também é sucesso: "O Proscrito" (1943), em que seu personagem é interpretado por Jack Buetel; The Left Handed Gun (1958) com Paul Newman; "Pat Garrett and Billy the Kid" (1973) com a trilha sonora feita por Bob Dylan; "Young Guns" (1989) Em que seu personagem é interpretado por Emilio Estevez; "Young Guns II" (1991) Continuação de "Young Guns"; "Purgatory" (1999) em que seu personagem é interpretado por Donnie Wahlberg e"BloodRayne 2" (2007) onde seu papel é interpretado por Zack Ward.
Kris Kristoffersson (Billy The Kid) e Bob Dylan (Alias)
Além da trilha especial feita por Bob Dylan, o jovem fora da lei apareceu outras vezes no mundo da música como na suite "Billy the kid" - composta pelo compositor americano Aaron Copland. O músico Charlie Daniels gravou um single em 1976, contando a história de "Billy the Kid". O cantor Jon Bon Jovi fez um álbum chamado "Blaze Of Glory" inspirado em "Young Guns II", filme que conta a história de Billy the Kid. Blaze Of Glory ganhou indicação para o Oscar de melhor trilha sonora, e a primeira música do álbum chamada "Billy Get Your Guns" foi feita diretamente para Billy the Kid. A banda de metal Running Wild também fala sobre Billy the Kid. A faixa 12 do álbum Blazon Stone, de 1991, chamada "Billy the Kid", conta brevemente a história do fora-da-lei.
DOWNLOAD:

Um comentário:

Mariana Peixoto disse...

Parabéns. Esse blog é 10!