sábado, 30 de julho de 2011

HERE COMES THE SUN - GEORGE HARRISON

A belíssima "Here Comes the Sun" é uma das músicas dos Beatles que todos mais se lembram e também uma das mais otimistas que celebram um “novo dia”. Composta por George Harrison, foi lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação teve início em 7 de julho de 1969 e foi concluída em 19 de agosto. "Here Comes the Sun" dura exatos 3’05". George Harrison canta, toca violão, guitarra, sintetizador moog, e bate palmas. Paul McCartney faz o coro, toca baixo, e bate palmas. Ringo Starr toca bateria e bate palmas. Por estar se recuperando de um acidente de carro, John Lennon não participou da gravação dessa música. Houve também a participação de instrumentos de orquestra: quatro violas, quatro violoncelos, um baixo, dois pícolos, duas flautas, duas flautas alto e duas clarinetas.
Para escapar da pressão do trabalho em um dos primeiros dias da primavera inglesa, George tirou um dia de folga das sessões de gravação e se refugiou no jardim da casa de Eric Clapton, onde compôs a música.
Em sua segunda contribuição para o futuro (bem próximo) “Abbey Road”, George assumiu os solos vocais e a maior parte da instrumentação - com a óbvia exceção da orquestra gravada em cima da faixa básica, do baixo e da bateria. A canção, gravada em 15 tomadas com acréscimos, começa no canal esquerdo com o violão e o sintetizador, que flutuam para o canal direito quando George entra com o vocal. Essa gravação tem um dedilhado de guitarra semelhante ao de "Badge", composta por George e Eric Clapton e gravada pelo Cream, também composta na casa de Clapton.
Confira aqui, alguns artistas que já regravaram "Here Comes The Sun": Joe Brown, Peter Tosh, Richie Havens, Steve Harley, Nina Simone, James Last, Linda Eder, Bill Laswell, Gary Glitter, Nick Cave and the Bad Seeds, Paul Simon, Eric Idle, Belle & Sebastian, Les Fradkin, Voodoo Glow Skulls, Yo-Yo Ma, Acen, The Punkles, Bob Khaleel, Sheryl Crow, Mark Reale, Rockapella, Sarah Bettens, Travis, Tommy Emmanuel, John Pizzarelli, Groove Armada, Sandy Farina, Denny Doherty, U2, Bon Jovi, Lulu Santos, Massive Attack, Mikal Blue and Colbie Caillat, Phil Keaggy, Coldplay, The Bastard Sons of Dioniso, Dave Edmunds, Debbie Gibson and Raffi, e Ghost.
Uma curiosidade: o astrônomo, cientista, pesquisador e divulgador da ciência Carl Sagan queria que "Here Comes the Sun" fosse incluída no disco de ouro “Voyager”, cujas cópias seriam anexadas em ambas as sondas do programa Voyager para fornecer qualquer identidade para quem as recuperasse, como uma amostra representativa do que era a civilização humana. Apesar de todos gostarem da idéia, a EMI se recusou a liberar os direitos e, quando as sondas foram lançadas em 1977 a canção não foi incluída.

5 comentários:

RafadeOliveira disse...

Here comes the sun é mesmo uma música que deve ter tocado todos os beatlemaníacos, pelo menos me tocou bastante, ainda em meus primeiros dias de beatlemania escutava here comes the sun e me emocionava com a voz de George naquele ritmo calmo e bonito. Realmente uma belíssima música.

Bjs
Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com

LSelem disse...

Hare hare!!!

João Carlos disse...

Certamente a EMI esperava que os ETs pagassem os direitos.
Here Comes The Sun tem uma das mais bens urdidas harmonias do rock.Harrison estava afiadíssimo.

Valdir Junior disse...

Uma das mais belas composições do George !!!!
O arranjo dessa musica é uma coisa impressionante , o som dos violões estão nem se fala .
Uma coisa que reparei é que apesar da falta de intusiasmo de John e Paul para com as musicas do George, o Paul era o unico que realmente participava na hora de grava-las , o John no periodo final dos Beatles quase não tocava mais nas musicas do George.

henrique disse...

Essa música, hoje em dia, tem para mim um valor mais sentimental, porque quando comecei a ouvir Beatles foi uma das que mais ouvia (acho que devido ao seu caráter de "mais-fácil-acesso", vamos combinar que para um iniciante I'm the walrus é mais difícil de gostar). É a segunda pérola de Harrison em Abbey Road.