sexta-feira, 29 de julho de 2011

THE BEATLES - UM DIA NA VIDA


O dia 28 de julho de 1968 (domingo) entrou para a história como “MAD DAY OUT”, um dia em que os Beatles saíram completamente da rotina (as gravações do álbum branco) para passarem o dia sendo fotografados por alguns fotógrafos comandados pelo experiente Don McCullin em em St Pancras Gardens, em Londres.
Precisavam fazer essas fotos porque sabiam que seu material de divulgação para o novo disco da Apple estavam velhas, e mostravam uma imagem “ultrapassada”. Várias dessas fotos foram usadas para a promoção de novos singles e o próximo álbum, o “Branco”.
Naquele dia, eles fizeram o que tinham de fazer: relaxaram, e aceitaram bem às sessões com tantos fotógrafos. Todos se comportaram bem e a imagem que passavam era a de que estavam felizes. Os Beatles escolheram Don McCullin (veterano de guerras) como fotógrafo oficial. Mas também havia mais outro grupo de fotógrafos: Tom Murray, Tony Bramwell, Ronald Fitzgibbon e Stephen Goldblatt.
Com seu estilo característico, McCullin usou cerca de 15 rolos de filme para registrar a banda da Old Street até a área de Limehouse, voltando até a casa de Paul no bairro St. John’s Wood. Embora a existência das fotos fosse conhecida por muitos, quase todas essas imagens permaneceram inéditas. Para a geração que viveu aqueles anos, elas despertam lembranças comoventes de uma antiga juventude. Para os mais jovens, apresentam o vislumbre da história concentrado em um único dia.
No dia 12 de novembro de 2010 foi lançado o livro “Mad Day Out”, repleto de fotografias dos Beatles naquele dia. Muitas delas inéditas! A edição é limitadíssima. Foram apenas cem cópias acondicionadas dentro de uma embalagem especial que imita uma caixa de bombons, produzida em cetim estampado. Os livros são numerados e assinados a mão pelo autor, o renomado fotógrafo e cineasta Stephen Goldblatt. “Mad Day Out” tem 110 páginas, e custa a bagatela de U$ 495.

5 comentários:

evelize disse...

Edu...eu tenho a edição em português, não com uma caixa e com autografo como está, mas linda do mesmo jeito!

Edu disse...

Fiz, Barbudão!

João Carlos disse...

Bela sessão.Eles estavam felizes mas escolheram um fotógrafo "de guerras".Hum...

João Carlos disse...

Hey Bulldog é tudo de bom.Porrada total! Vixe Maria!

Lidiane Pessoa disse...

Evelize ou alguém que também tenha o livro, pode me informar: ele tem apenas fotos? sem textos entre as fotos e sem legendas?