sexta-feira, 24 de junho de 2011

RINGO STARR & BUCK OWENS - ACT NATURALLY

Buck Owens e Ringo Starr em 1989 logo após ganharem o Grammy com Act Naturally
Act Naturally é uma canção escrita por Johnny Russell e Voni Morrison, originalmente gravada por Buck Owens e The Buckaroos, cuja versão chegou a número 1 no Billboard Country Singles em 1963, sua primeira canção de sucesso. Naquele ano, Russell estava escrevendo com uma mulher chamada Voni Morrison, que também trabalhou com um cantor de Bakersfield, Califórnia chamado Buck Owens. Depois que Russell tocou "Act Naturally" para Morrison, ela pensou que seria ideal para Owens, e Russell disse que ela poderia conseguir que ele a gravasse. Uma vez que ninguém ainda a tinha gravado, e Russell tinha um acordo com Morrison para dividir os créditos de autoria, deu-lhe um crédito parcial, embora o único papel que tivesse na música foi tê-la submetido a Owens. Buck Owens não gostou de "Act Naturally" de imediato. Mas o integrante da banda Buckaroos, Don Rich, ouviu a versão demo de Russell e gostou, e eventualmente, a canção cresceu em Owens. Uma noite, Russell recebeu um telefonema de Owens perguntando se ele poderia gravar a canção, e ele disse que sim. "Mais tarde eu descobri que ele já havia gravado a canção naquele dia e só queria os direitos de publicação", disse Russell. "Eu tive mais do que prazer em dar-lhe os direitos, a fim de obter a canção gravada".Owens gravou "Act Naturally" na Capitol Studios, em Hollywood em 12 de fevereiro de 1963, e o single foi lançado em 11 de março. Entrou nas paradas nacionais da Billboard em 13 de abril de 1963. Em 15 de junho, a versão de Owens passou a primeira de quatro semanas não-consecutivas em primeiro lugar. Ao todo, ele passou 28 semanas nas paradas do país. A música ajudou a fazer dele uma estrela; antes de acabarem os anos de 1960, Owens tinha colocado 19 singles no topo das paradas da Billboard pelo país. A música também ajudou a estabelecer Russell como compositor, e em 1970 ele foi modestamente bem sucedido também como cantor.
Em 2002, Shelly Fabian, do site About.com classificou a canção no número 169 em sua lista Top 500 Country Music Songs. A canção foi regravada por muitos outros artistas, incluindo Loretta Lynn e The Beatles. Os Beatles gravaram canção em 1965 para o álbum Help! e como o lado B do single "Yesterday". A versão dos Beatles é cantada por Ringo Starr. Eles executaram a canção durante uma aparição no Ed Sullivan Show, que foi gravada em 14 de agosto de 1965 e transmitida em 12 de setembro de 1965. Também foi tocada no famoso concerto dos Beatles no Shea Stadium, no dia 15 de agosto de 1965, e foi tocada em alguns shows durante toda a excursão dos Beatles pelos Estados Unidos em 1965, alternando o outro hit de Ringo, "I Wanna Be Your Man". A gravação dos Beatles em estúdio foi no dia17 de junho de 1965, em 13 takes. Act Naturally tem Ringo Starr na bateria, vocais principais e percussão, Paul McCartney o acompanha nos vocais e guitarra baixo, John Lennon na guitarra acústica, e George Harrison na guitarra, que foi gravada duas vezes, dando a impressão de um efeito de coro.
Em 1989, Buck Owens e Ringo Starr, os dois mais famosos cantores de "Act Naturally", uniram-se para criar uma nova versão, criando também um vídeo da música, com eles imitando versões bobas de si mesmos, como se fossem cowboys em um faroeste sendo filmado. Lançada pela Capitol Records, o duo alcançou o número 27 e passou 11 semanas na parada nacional da Billboard, no verão de 1989. A gravação foi nomeada para o prêmio "Vocal Event of the Year" em 1989 do Country Music Association, e ao Grammy de 1990 como "Best Country Vocal Collaboration", mas perdeu as duas vezes para ""There's a Tear in My Beer", gravada por Hank Williams e Hank Williams Jr.

Um comentário:

João Carlos disse...

So nos EUA uma música chamada "Há uma lágrima em minha cerveja!" ganha alguma coisa.Nem dupla sertaneja brazuca "dormindo na praça".KKKKK